Avatar

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Rota Turística Chico Xavier - Uberaba e Pedro Leopoldo

Fachada do Memorial (projeto)
Boa tarde amigos!

Com a chegada das férias pensamos em elaborar um post com informações sobre a chamada Rota Chico Xavier.




Embora não nascido  em Uberaba, Chico laborou nesta cidade por anos, como bem sabemos.Trazemos neste post duas cidades e seus roteiros turísticos como indicações para estas férias ou futuras.

Informamos que faremos um post quando percorrermos a rota de Uberaba inda em dezembro, com imagens que não estão disponíveis na internet e filmagens também, será nosso post natalino em agradecimento a cada um dos nosso amigos, que nos acompanham neste espaço.

Uberaba recebe em média 40 mil pessoas ao mês, e são turistas interessados em conhecer mais da história de Chico Xavier.

Abaixo transcrevemos matéria sobre a cidade e informações atuais aos interessados nas novidades, retiradas do portal G1:


"Uberaba se estrutura com objetivo de se tornar um polo do turismo religioso espírita ainda neste primeiro semestre de 2014. A obra de um memorial, localizado no Bairro Parque das Américas, onde vivia o médium, foi iniciada há quase três anos e, segundo o presidente do Instituto Chico Xavier, Adalberto Pagliaro Júnior, 82% está concluído, restando agora o término da última etapa, que já foi iniciada.

O projeto, elaborado pela Prefeitura da cidade em parceria com as entidades de classe e sociedade constituída, e coordenado pela Secretaria de Turismo do município, traz também espaço para a prática e estudo da doutrina, a construção de um hotel e a implantação de um cartão de crédito. “Temos outros estabelecimentos de diversas religiões que são participantes ativos desse projeto e atraem turismo e geram renda ao município. O que precisamos é reordenar e criar um formato profissional para conquistarmos resultados desse movimento”, ressaltou Adalberto.O presidente adiantou ainda que uma estruturação para agregar outros estabelecimentos que resguardam a memória do Chico já ocorre, e outras novidades estão a caminho. “É preciso entender que o Chico tem vários estabelecimentos desses esparramados pelo Brasil afora e no exterior. Temos outros projetos, mas ainda são embrionários”, adiantou".
Outra matéria publicada pelo site otempo.com.br nos traz as seguintes informações, no tocante ao Memorial Chico Xavier, previsto para ser concluido em 2015:
“A ideia começou em 2007, quando entidades como o Lions, o Rotary e lojas maçônicas começaram a desenvolver o projeto para levar a obra do Chico para as pessoas e dar continuidade aos seus trabalhos sociais”, explica o presidente do Instituto Chico Xavier, que administra o memorial, Adalberto Pagliaro.
Na obra de 42 mil m², cuja primeira etapa já está na fase final, estão sendo investidos R$ 8,8 milhões – sendo 5% da prefeitura e o restante do Ministério do Turismo. A intenção da organização é que o espaço se torne um grande museu, composto por toda a obra de Chico Xavier e ainda por materiais audiovisuais, teatro, biblioteca e espaço para o trabalho dos centros espíritas, entre eles a psicografia.
Para dar mais conforto ao turista, um grande hotel ainda está sendo planejado. O Nosso Lar terá 142 quartos e seu projeto já está sendo licitado. “O que nós precisamos é ordenar esse turismo para fazer com que isso gere riqueza. O turismo religioso não movimenta só a religiosidade, mas os pontos turísticos e o comércio. Nosso memorial terá sustentabilidade e outras fontes de renda para sobreviver”, diz Pagliaro.

Dentre os locais que destacamos para visita estão:

Casa da Prece
Avenida: João XXIII, 1469 Bairro: Parque das Américas
Nesse local, Chico Xavier costumava atender, as sextas e aos sábados, mais de 500 pessoas por semana. O Grupo Espírita da Prece continua promovendo os cultos, aos sábados.


Reuniões:
Terças – 19:30 - Estudo
Quartas – 7:00 as 9:00 - Passe
Quintas – 19:30 - Atendimento Fraterno e Passe
Sextas – 19:30 –Palestra e Passe
Sábados – 14:00 - Culto do Evangelho e Passe
Sábados –  15:00 as 16:30 - Mocidade Espírita Chico Xavier
Sábados – 19:30 - Reunião pública e passe

Página na internet da Casa da Prece : http://www.chicoxavieruberaba.com.br/

Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier (Museu)

Rua: Dom Pedro I, 165 Bairro: Parque das Américas
De Segunda à sexta-feira 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:30hs
Sábado 08:00 às 12:00 hs
Tel: (34) 3336-5967 e-mail – livrariafcx@terra.com.br

Refeitório  Amigos Anônimos de Chico XavierAvenida João XXIII, 2258  Bairro: Parque das Américas. (34) 3336-5967.
No local, refeições são servida à pessoas carentes, seguindo o projeto de ajuda aos mais necessitados que Chico Xavier comandava. O lugar pode ser visitado todas as quintas-feiras, a partir das 18h.

Livraria FCX Rua Dom Pedro I, 165. Bairro Parque das Américas. (34) 3336-5967.
A livraria, cujo nome é formado pelas iniciais de Francisco Cândido Xavier, tem em seu acervo todas as obras do médium.

Sepultura - Cemitério São João Batista

Av. Dona Maria Santana Borges, 01
Quadra- O nº 623

Onde ficar:


Além da cidade de Uberaba a rota dos visitantes também inclui a cidade de natal de Chico Xavier, Pedro Leopoldo. Confiram algumas das atrações turísticas:
Casa de Chico XavierRua Pedro J. Silva, 64
Aberta ao público no dia 2 de abril de 2006, data em que o médium completaria 96 anos, essa foi a casa em que ele morou com a família até se mudar para Uberaba, no final dos anos 1950. A visita pode ser feita de segunda a sábado, das 8 às 12h, e das 14 às 18h.

Memorial do Centro Espírita Luiz GonzagaRua São Sebastião, 96
O Centro espírita funciona na casa em que o médium nasceu, erguido no mesmo terreno onde ficava a casa onde Chico Xavier viveu por quase 50 anos. 
O memorial tem 32 quadros em óleo sobre tela contando sua trajetória. No local funciona o Centro Espírita Luiz Gonzaga. No quarto em que Chico Xavier nasceu fica a sala de passes.

Fazenda ModeloAvenida Dr. Rômulo Joviano, s/n
Divulga��o


Na Fazenda Modelo, Chico Xavier iniciou a carreira de escriturário.
Instalada em 1918, pelo Governo Federal, a Fazenda Modelo nasceu com o objetivo de fomentar a agropecuária da região. Chico Xavier trabalhou ali como escritório entre 1930 até o final dos anos 1950. Um projeto da Universidade Federal de Minas Gerais prevê a revitalização da fazenda, incluindo a casa de Chico Xavier e a criação de um museu para preservar sua memória. 


Escola Estadual São José 
Rua Herbster, 160
Divulga��o


Escola São José, onde Chico Xavier estudou até a quarta série.
Chico Xavier estudou nessa escola, entre 1919 e 1923, quando ela se chamava Grupo Escolar de Pedro Leopoldo. 

Onde ficar:
- Castilho Hotel: (31) 3661-1149.
- Tupyguá Palace Hotel: (31) 3662-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário