Avatar

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Maria de Nazaré e o Espiritismo


A Pieta (em português Piedade) de Michelangelo é uma das mais famosas esculturas feitas pelo artista.Representa o corpo de Jesus nos braços de Maria. 
Bom dia amigos! Todos bem? Esperamos que sim e com saúde!

Maria de Nazaré, mãe caridosa,  é um post que há tempos gostaríamos de publicar. Recebeu nomes distintos conforme suas aparições mundo afora, sendo a nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida, e assim temos no país uma Basílica erguida em sua homenagem, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo - a qual, já que fizemos posts anteriores de rotas turísticas, igualmente caberia. A Basílica é linda, a energia do ambiente e os propósitos emanados formam um campo energético e psicosfera que traz paz e serenidade.

Já fomos e em muito nos afinizamos com Maria, mas estes detalhes já fogem da matéria.

Impossível falar de Maria sem emoção, cremos que sua figura fala diretamente aos nossos corações, como a de Jesus igualmente.

Falaremos sobre obras espíritas que nos dão informações de seu trabalho bendito e terno na terra e também, num segundo post , na sequência, das aparições de Maria.

É com muito carinho e imenso prazer que então dedicamos este post aos nossos amigos leitores, desejando que nossa Mãe Maria derrame suas bênçãos divinas e de intercessão a todos nós, em todas as nossas jornadas, sejam aqui como encarnados ou nos planos espirituais.

Obras Espíritas -  Maria e Santos

Chico sempre se dirigiu a Maria com muito respeito, carinho, afeto e devoção. 

Para o Espiritismo, alguns dos denominados santos pela Igreja Católica são espíritos iluminados a serviço do bem maior.


A imagem de Maria ao lado (clique para ampliar) foi ditada por Emmanuel ao pintor Vicente Avela através da mediunidade de Chico Xavier. 

Em uma rápida entrevista, Chico frisou que a fisionomia de Maria é tal qual esta. Ela é conhecida quando suas visitas às esferas espirituais mais próximas e perturbadas da crosta terrestre; como a Legião dos Servos de Maria que agem na instituição em amparo aos suicidas que está detalhado no livro Memórias de um suicida.



Memórias de Um Suicida

Esta obra, ditada pelo espírito Camilo Cândido Botelho[Camilo Castelo Branco], psicografada pela médium Ivonne A. Pereira trata-se de um dos maiores clássicos da literatura espírita. 

Na obra, temos a narrativa do renomado escritor português  as conseqüências vividas por ele tão logo passe à vida espiritual, depois de abreviar o período de passagem na Terra.

Deixamos aos interessados o link para download ou leitura em tela da obra, no entanto, vale a pena mencionarmos que o suicídio sendo um desencarne forçado no qual as energias fluidicas (vitais) ainda estão atuantes até o derradeiro e violento impacto da ação, o espírito narrará não apenas o local em que estagiou em detalhes como igualmente seus instantes após ter retirado a própria vida. Assim, não são todos que conseguem ler a obra até o fim. 

Lembremos ainda que há a questão fluidica em todo o desenlace que se segue sendo observado na obra, assim, como já mencionamos em posts anteriores de modo mais aprofundado, apenas mencionamos neste post que o ato do suicídio pode ser visto de modo comparativo muito simplista, e, apenas para maior compreensão, como um trem que em alta velocidade venha a frear e sofre assim as causas do efeito, portanto não se trata aqui de julgamentos, mas de consequência do prematuro ato quando não natural, mas cometido.

Link : http://www.alemdoarcoiris.com/DOWNLOADS/MemoriasDeUmSuicida.pdf

Alguns dos santos canonizados pela Igreja Católica participaram da elaboração da Codificação Kardecista. 

Na obra O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, Santo Agostinho[Agostinho e Hipona] fala sobre os diferentes tipos de planetas que existem no universo, e as condições da humanidade que os habita.

Maria de Nazaré

Uma obra espírita psicografada a mencionarmos é a de João Nunes Maia através do espírito de Miramez (para maiores informações sobre Miramez vide marcações no blog) de título "Maria de Nazaré", que nos narra a trajetória de Maria além de lições e reflexões sobre trabalho, solidariedade, disciplina e temas correlatos.O livro não está disponível para download, mas pode ser adquirido em livrarias.

Compartilhamos um link com outras informações relevantes para quem desejar se aprofundar no tema. Encontrarão no link as passagens de Maria no plano espiritual, com citações de algumas obras, incluindo trecho da obra Ação e Reação, psicografado por Chico Xavier através de André Luiz.

Além destas passagens o link nos traz o hospital no plano espiritual que recebe o nome de Maria de Nazaré, assim como a Mansão da Esperança onde trabalhos são realizados afinizados como bem maior. Outro interessante relato nos mostra mais sobre a chamada e tão conhecida "Hora de Maria", que nas igrejas católicas, como sabemos, é difundido.

Como a espiritualidade objetiva nosso progresso e auxílio, onde quer que estejamos, encarnados ou desencarnados, há oportuna ação dos benfeitores nas preces em conjunto (vide marcações sobre preces) não excluindo, claro, o valor das orações individuais. Mas havendo uma corrente formada, temos como na Física a explicação- quanto maior a intensidade e energia, maior a força e abrangência. Confiram clicando abaixo:
http://www.rcespiritismo.com.br/conteudo_site/pdf_anteriores/Rce23/materia1.pdf


Por fim, encontramos no blog grupo Allan Kardec o seguinte texto:

O QUE É SANTO NA VISÃO ESPÍRITA? André Luiz responde: “É um atributo dirigido a determinadas pessoas que aparentemente atenderam, na Terra, à execução do próprio dever.” Os santos são chamados pela Doutrina Espírita de socorristas, e estes trabalham e não querem outro pagamento a não ser adquirir vontade de serem bons e servos de Jesus. Trabalham por toda parte, nos umbrais, nos postos de socorro e também ajudam os encarnados e muitas vezes, atendem os chamados de fé em nome das diversas entidades conhecidas na Terra (Maria, Jesus, Expedito, etc.). Há grande concentração de socorristas em lugares de romaria onde muitos oram e fazem pedidos. Estes abnegados trabalhadores atendem em nome de Nossa Senhora, dos diversos santos, de Jesus, etc. Os bons acodem sempre. Se os pedidos são mais complexos, são encaminhados a ministérios próprios e analisados pelos que lá trabalham. Para serem atendidos, são levados em conta alguns critérios como: “O que pede é bom para ele?” As vezes, pede-se uma graça que seria um bem no momento, e causa de dor no futuro; pedem fim de sofrimentos, doenças e às vezes não se pode interromper o curso de seu resgate; também é levado em conta, se ao receber a graça, a pessoa melhora se voltando mais ao “Pai”. Se aprovado, vão os socorristas e ajudam a pessoa, não importando a eles para quem foi feito o pedido, embora, há equipes que trabalham atendendo os pedido à Nossa Senhora, santos do lugar, etc . . . Podemos também ser atendidos pelos próprios santos, que nada são que servos de Jesus. 

OS ESPÍRITAS ACREDITAM EM MILAGRE? As curas realizadas por Jesus, por exemplo, foram consideradas pelo povo como milagres, no sentido que a palavra tinha na época: o de coisa admirável, prodígio. Atualmente, o Espiritismo esclarece que os fenômenos de curas se dão pela ação fluídica, transmissão de energias, intervenção no perispírito, e permite examinar e compreender as curas realizadas por médiuns (espíritas ou não); por pessoas dotadas de excelente magnetismo; ou direto pelos socorristas (santos) desencarnados. 

Essa explicação não diminui nem invalida as curas admiráveis, feitas por Jesus; pelo contrário, leva-nos a reconhecer que Jesus tinha alto grau de sabedoria e ação, para poder acionar assim as leis divinas e produzir tais fenômenos. Os fatos como milagres nada mais são do que fenômenos; fenômenos que estão dentro das leis naturais; são efeitos cuja causa escapa à razão do homem comum. Podem ocorrer sempre que se conjuguem os fatores necessários para isso. 


Esperamos que tenham gostado da publicação, haverá a segunda e última parte sobre as aparições de Maria.

Reflexões e Convite de Discussão

Todos os espíritos elevados que encarnaram na Terra com propósitos maiores, nos trouxeram lições dignas de nossa observação, o que não significa apenas seguir cultos pois está acima destes, de todo e qualquer crédulo. Sabemos que muitas vezes passagens bíblicas foram adulteradas, não as trouxemos neste post em razão deste conhecimento que todos temos.Mas mencionamos apenas uma breve reflexão a qual compartilhamos com carinho, utilizando duas passagens para melhor compreenderem. Poderíamos inclusive debate-la, fica o convite amigo, enriquecendo certamente o post e nossa avaliação pessoal, somando conhecimento.Vamos a reflexão, então:

Assim como Jesus muito nos ensinou e ensina quando nos pomos a refletir sobre sua passagem, Maria igualmente nos deixa ensinamentos. Está portanto além de uma adoração simplesmente, o que em nada diminui o amor para com nossa querida alma benfeitora.

Temos mais rico material sobre Jesus ,e, uma das passagens que mais nos toca que consta da Bíblia e Evangelho é a de Jesus quando em prece recorre à Deus em seu questionamento íntimo, no qual diz: "sendo possível, afaste este cálice Pai, mas se for de Tua vontade que se faça a Sua antes".

Observamos em discussões íntimas anteriores tal frase, observamos a humildade, mas além desta máxima o próprio estado de sofrimento de Jesus. Vejam bem, e se concordam conosco..."afaste sendo possível o cálice" - assim Jesus, mostra-nos não apenas seu lado elevado de espírito como também o lado humano, como encarnado.Como nós todos aqui, entre sofrimentos e alegrias.Claro que não há como nos compararmos a Jesus e não é disso que falamos, mas sim que Jesus também não apenas sofreu, mas sofreu como humano e não divindade absurdamente distante de nós, como por vezes parece surgir em alguns cenários.

Outra passagem semelhante está na crucificação, onde questiona "até quando meu Pai"? Quantas vezes nós mesmos não questionamos o mesmo?

Onde queremos chegar com tais apontamentos? Lhes digo, pensamos que este nosso irmão conheceu o sofrimento e estando encarnado também teve momentos como os apontados. Cremos que tal só nos aproxima ainda mais dele, assim como de Maria e outros; ou não refletiram se Maria em algum momento também não se entristeceu ou não teve o peito constrangido de angústias como nós também?

Assim os vemos, não de modo endeusado e livre de angústias, mas sim mais próximos,embora superiores, verdadeiros irmãos que conhecem bem nossos pesares íntimos e que nos socorrem por amor quando nos colocamos em prece, quando solicitamos auxílio, quando mencionamos nossas angústias e, conhecedores das injustiças cometidas por abusos do livre arbítrio, conhecedores dos degraus a nos impulsionar ao progresso, nos ofertam suas mãos e bênçãos.Os motivos do sofrimento de Jesus ou Maria sim estão distantes, pelo menos da grande maioria de nós, pois vieram com objetivos e grau evolutivo já superior. Nós ainda estamos seguindo os passos, explorando através de estudos, revendo conceitos.Nestes pontos há uma imensa diferença sim, impossível negar, não ousaríamos.

E não podem operar retirando o livre arbítrio de nenhum de nós, sendo lei divina, somente em alguns casos de exceção que o fazem, mas operam incessantemente em nosso favor.

Refletimos se deveríamos ou não inserir nosso pensamento, já que é pessoal, mas, como há sinceridade de nossa parte, não fugimos em nenhum dos posts de compartilharmos nossas reflexões, não fugimos também da possibilidade de não agradarmos a todos, porém corremos o risco, pois observamos que melhor é nos expressarmos abertamente e promovermos debates com novas e contrárias opiniões.Tudo soma e não queremos ser donos de nenhuma verdade.

É muito mais confortável nos silenciarmos e repostarmos matérias simples... sim rsss, mas não perdemos a oportunidade de levantarmos a questão, que pensam amigos? Deixamos a questão no ar já tendo apresentado a nossa :)

Sim queremos compartilhar,mas também queremos aprender e trocar pensamentos através de opiniões como a sua ;)

Em tempo - Agradecemos a todos mais uma vez pelo carinho que recebemos e muito respeitamos, embora somente dois assinem os posts, na realidade, como muitos outros blogues e sites, acabam sendo apenas elaborados pelos que escrevem, mas escritos por muitas mãos, através dos comentários e somos sinceramente gratos pelas nossas trocas constantes nessa jornada de estudos.

Desejamos a todos uma ótima quarta-feira, com luz e paz.Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário