Avatar

sábado, 25 de outubro de 2014

Expectativas e Frustrações: Uma Reflexão

Boa noite queridos amigos!

Vamos falar sobre expectativas?

Expectativas...é um tema bem abrangente, geralmente vinculado às nossas emoções, visão de mundo e ainda se passa em meio a tantas coisas que aprendemos ao longo da vida. Nada fácil.

Cada um de nós enxergará a partir de um prisma, conta para tanto tudo o que já passamos , nossas experiências vividas e também o que buscamos (ser, ter, realizar ou compartilhar).

Primeiramente, podemos pensar melhor sobre o que de fato esperamos, observar nossos objetivos e desejos. Quando clareamos nossas emoções fica mais fácil compreender o que aguardamos e assim traçarmos um caminho para que possamos atingir a meta.

O impasse acontece quando a expectativa está no outro ou em um objeto que depende de certas circunstâncias e não apenas de nós mesmos.

Pensemos nas expectativas que dependem de nós, de início. Podemos refletir se estamos sendo honestos com nossos sentimentos, evitando culpas ou vitimização durante o processo. Limitam muito nossas inúmeras potências, estressando sem resolver.
Se algo depende de nós, estudemos a fundo a questão, sabem a famosa situação de que de “longe” ou “de cima” podemos ver melhor? Bem isso, olhar meio distante uma situação pode nos auxiliar melhor.
Mas e as pressões sofridas no nosso dia-a-dia? Trabalho, filhos, casamento (ou divórcio), família, emprego que pretendemos, mudanças que aguardamos, relacionamentos e por aí segue a lista..
Importante lembrarmos que ao nos conhecermos melhor, o modo como somos e agimos, evitamos a chamada frustração, de onde pode decorrer mágoas e ressentimentos. A grande relevância da questão acerca das expectativas é exatamente como terminam e como lidamos quando não nos deparamos com a situação ideal (ou idealizada por nós).
Muitas vezes somos nós quem as idealizamos, mesmo quando depende ou envolve uma outra ou outras pessoas e personalidades diferentes.


Esquecemo-nos facilmente que cada indivíduo é único, assim surgem comparações desnecessárias , que aumentam a sensação de frustração. Esquecemo-nos que cada um tem uma visão de mundo diferente ou não da nossa e passamos a aguardar de outro indivíduo aquilo que acreditamos que merecemos.

Merecemos sim a atenção das pessoas, o amor, a compreensão e o cuidado; mas nem sempre encontramos. Pode ser que haja desgaste num relacionamento, falta de diálogo ou busca excessiva de atenção. Pode ser que algo mudou, ou é apenas uma fase ou que exigimos além das possibilidades do momento. Pode ser que aquilo que imaginamos era apenas uma fantasia ou ainda que acabamos por experimentar forte decepção e teremos que lidar com ela.
Lidemos com nós, com nossos sentimentos. Pausas às vezes são necessárias sim, para que possamos refletir, repensar, assimilar e compreender. É um processo individual, mas podemos recorrer à ajuda se caso for.
Gerenciar todas as expectativas, nossos conflitos e as pressões não é fácil, mas é possível, se nos desvencilharmos de parte dela. Como? Através do diálogo aberto e sincero por exemplo, da análise da situação e da análise de si mesmo.

E para que? Para que possamos seguir adiante, simplesmente isso e é o que mais importa, que sigamos.
Quem pode dizer que é fácil? Não é a questão na realidade, pois todos sabemos que não é, principalmente quando mais profunda é a expectativa não atendida. Como pode ser fácil o término de um relacionamento, a compreensão de uma traição (seja qual for) ou de uma falência por exemplo?
Não são fáceis, as encare assim de início, não devemos nos iludir. Aceitar é um processo a ser elaborado, pensando ainda não apenas no momento presente, mas no futuro.
Lembremos que as oportunidades surgem, que as reviravoltas acontecem, que nossas potências continuam latentes e assim, podemos nos permitir a seguirmos adiante.

Mas vamos com calma, um dia de cada vez, refletindo e nos conhecendo melhor.

Nenhum de nós gosta de se sentir frustrado, então se o caso for o contrário, pense duas vezes antes de frustrar alguém. Somos responsáveis por nossos atos e nada como a sinceridade para evitar grandes enganos.

Amigos, no cenário da vida, um momento ou outro podemos estar sem perceber cheios de expectativas. A expectativa tem seu lado saudável, nos impulsiona, nos faz sonhar, desejamos que dê certo. Sim e pode dar sim, por que não?
Apenas não se deixe abater no contexto das possibilidades de êxito ou não, mas faça, vá adiante, progrida e inspire outros.
Mesmo após a frustração, não deixe que nada abale você tão profundamente, deixe que o tempo te auxilie e que a semente produza.
Nada é em vão, lembremo-nos desta verdade.
...

Ótimo final de semana a todos, com o carinho e gratidão de sempre!


Paz, luz e que possamos seguir, Deus nos ampara sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário