Avatar

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Caridade é Ação: ideias de como podemos ajudar o próximo

Como estão queridos leitores? Esperamos que todos bem!

Nosso post de hoje envolve ação beneficente, além de estudarmos a doutrina espírita em conjunto e mantermos amizade trocando conhecimentos, também podemos auxiliar ao próximo carente de várias maneiras.

Fizemos uma pesquisa e indicamos aos interessados, infelizmente não são todas que envolvem todos os estados.

Quem desejar ajudar mas não dispõe de muito tempo pode ser voluntário, a opção encontra-se disponível neste link: http://www.voluntariosonline.org.br/

Não é necessário ter uma empresa, mas também possibilita cadastro de empresas, nós já participamos deste canal e há opções variadas, podendo ser feita até pelo computador, conforme a habilidade que tiverem.Bom não?

Uma opção aceita pelo voluntários online é de ajudar fazendo parte das redes sociais e colaborando como um infoativista ao divulgar em seus perfis informações sobre boas práticas e exercício da cidadania e voluntariado transformador.Todas as informações estão no link que deixamos acima.

Uma outra opção é a de juntar lacres de latinhas que são doadas e revertidas em cadeiras de rodas à entidades diversas.Não custa nada e auxilia muito.

Eis o link para doações: http://aneissolidarios.org/postosdearrecadacao/

Também há a possibilidade de você ou um grupo ou entidade passarem a ser um posto de coleta dos lacres, informações no mesmo link.

Algumas informações : As pessoas ou entidades beneficiadas com as cadeiras de rodas são determinadas de acordo com pesquisa realizada pela Comissão da Campanha que apontou as quais possuem maior necessidade atualmente, ou por meio de indicação para uma lista de espera.
Hoje, são necessários aproximadamente 380.000 anéis para a compra de uma cadeira. É por isso que cada contribuição é muito importante e bem-vinda ao projeto.


Lembramos que há em todas os estados outras opções de auxílio mais direto como abrigos destinados ao amparo de mendigos por exemplo - os abrigos fornecem um local seguro à essas pessoas, e também as ajudam a conseguir um emprego.

Muitos são os tipos de auxílio presencial, uma busca pela internet local promove os endereços e demais informações relevantes.

Uma amostra do que podemos fazer montando um grupo e utilizando as possibilidades de auxílio é a que dividimos com vocês, não temos nenhum vínculo com nenhuma das entidades citadas, mas as indicamos por conhecermos os trabalhos.

Assim, com este intuito de auxiliar nasceu o grupo Fazer o Bem Transforma, vísivel através desta página no Facebook: https://www.facebook.com/fazerobemtransforma?ref=profile

A responsável pelo trabalho chama-se Cristina e neste perfil há fotos do trabalho que realizam.Fizemos uma breve entrevista com o Grupo Fazer o Bem Transforma, que abaixo postamos as respostas obtidas:

Nosso grupo é formado por 11 pessoas, todas da família, nos reunimos um final de semana na minha casa para organizarmos os lacres que nos chegam de todas as formas acondicionados, sendo a forma ideal em garrafas pets de 2 litros.

A ideia surgiu após ter visto numa festa junina uma propaganda de arrecadação de lacres, após algumas pesquisas, abraçamos a causa. Os lacres podem ser revertidos não apenas em cadeiras de rodas, mas perucas para pessoas com câncer, muletas, artefatos pós cirúrgicos... a análise das pessoas carentes é feita pela própria Cristina. "São 140 garrafas pets de 2 litros, equivalente a 80 kilos para uma cadeira de rodas simples/adulto/hospitalar..quanto as mechas de cabelos estamos iniciando, sou voluntária no GRAACC  e pretendo atender crianças de lá. Recebo as mechas e envio para meu parceiro Atelier Viva, que faz perucas - como iniciamos a pouco fizemos uma entrega e temos mais uma pessoa aguardando".


Na página do Facebook as pessoas podem acompanhar as entregas e há um álbum de produtos ortopédicos para doação."O que mais me emociona é o envolvimento das pessoas e credibilidade que tem pelas minhas loucuras, recentemente fiz um bazar para fazer uma rampa..pedi para amigas roupas usadas e arrecadamos 600 peças, foram vendidas a 3,00, 5,00 e 10,00, foi sensacional, quem comprou sabia do objetivo e teve gente que comprou apenas para ajudar e isso me motiva,um ajudando ao outro...corrente de solidariedade e amor ao próximo. Um recado aos leitores do blog é este: fazer o bem..transforma, quando começamos a olhar para o nosso próximo com um pouco mais de preocupação, de amor, com um sincero sentimento de querer ajudar, nós vamos aos poucos sentindo esta transformação. Muito gratificante ouvir "como é bom fazer  o bem e como é verdadeiro que transforma mesmo" - com um simples gesto podemos ajudar e somos os primeiros a sermos ajudados, nos tornando pessoas melhores".
Imagens da ação do Bazar e coleta de lacres