Avatar

quinta-feira, 13 de março de 2014

Diferença entre Espiritismo e Espiritualismo


- Espiritualismo 

Doutrina filosófica que admite a existência de Deus e da alma. Contrapõe-se ao Materialismo, que só admite a matéria. Segundo o Materialismo no ser humano só haveria o corpo físico. 

Até as funções superiores como a memória, o raciocínio, as emoções, os sentimentos poderiam ser reduzidos a simples reações físico-químicas do sistema nervoso, do sangue, das glândulas internas. O Universo seria formado por acaso e seria explicado dentro das leis das ciências exatas (Matemática, Física, Química, Astronomia etc.). 

Esta é a tese do Materialismo Filosófico, que não deve ser confundido com o Materialismo Pragmático e Hedonista adotado por aquele que, embora se diga até mesmo religioso, só quer mesmo é gozar os prazeres da vida terrena, nem que seja em cima da miséria alheia. Todos os religiosos, como aceitam a Alma e Deus, são, por isto mesmo, espiritualistas. 

Assim, a pala espiritualista tem significado muito vasto, abrangendo o católico, o protestante, o umbandista, o candomblecista, o israelita ou judeu, o islâmico ou maometano etc.

- Espiritismo

 Doutrina filosófica também espiritualista, mas que se diferencia das outras correntes filosóficas por Ter características bem definidas, a saber: 
 – concepção tríplice do homem: Espírito – Perispírito – Corpo Físico; 

 – sobrevivência do Espírito como individualidade; 

 – continuidade da responsabilidade individual; 

 – progressividade do Espírito dentro do processo evolutivo em todos os níveis da natureza; 

 – comunicação mediúnica disciplinada voltada para o esclarecimento e a consolação de encarnados e desencarnados; 

 – volta do Espírito à matéria (reencarnação) tantas vezes quantas necessárias para alcançar a perfeição relativa a que se destina, não admitindo, no entanto, a metempsicose, ou seja, a volta do Espírito no corpo de animal para pagar dívidas, como aceita o Hinduísmo. 

Conforme o Espiritismo, o Espírito não retroage; 

 – ausência total de hierarquia sacerdotal; 

 – abnegação na prática do bem, ou seja, não se cobra nada por esta ou aquela atividade espírita, logo não há consultas com cartomantes, jogadores de búzios, leitores de mão e etc.

 – terminologia própria, como por exemplo, perispírito, Lei de Causa e Efeito, médium, Centro Espírita, e não corpo astral, karma, Exu, Orixá, "cavalo", "aparelho", "terreiro", "encosto", vocábulos utilizados por outras escolas espiritualistas, o que, não obstante, possuem,algumas vezes, significados próximos às definições espíritas citadas anteriormente.

 – total ausência de culto material (imagens, altares, roupas especiais, oferendas, velas etc.); 

 – na prática espírita não há batismo nem culto ou cerimônia para oficializar casamento; 

 – respeito a todas as demais religiões, embora não incorpore a seu corpo doutrinário os princípios e rituais delas; 

 – a moral espírita é a moral cristã: "Fazer ao próximo aquilo que dele se deseje"curso de photoshop

Resumindo: todo Espírita é Espiritualista, mas nem todo Espiritualista é Espírita.

3 comentários:

  1. Minha querida orientadora espiritual,

    Imprimi o seu texto para ler de forma tranquila e sem a frieza da tela.

    Ao final, consegui perceber e compreender coisa que sempre me incomodaram. Destaco alguns trechos que me chamou a atenção, apenas para ilustrar o meu pensamento:

    1- .... “só quer mesmo é gozar os prazeres da vida terrena, nem que seja em cima da miséria alheia”
    -Não me vejo, em hipótese alguma nesta condição de miséria espiritual.

    2... “ausência total de hierarquia sacerdotal e abnegação da prática do bem”.
    -Nunca gostei de rituais e/ou cerimoniais engessados por dogmas, escritos, juramentados e sacramentados, como ocorre nas igrejas (católicas e evangélicas), e centros espíritas de independente do matiz africana.
    -Não me agrada a idéia de se misturar fé e bens materiais. Muito menos o culto a imagens.
    -Não suporto que hierarquizem a minha fé.

    3-Algumas manifestações popularmente conhecidas como religiosas, a mim me parece serem de cunho mais cultural que religioso. Desculpe-me se cometo aqui uma heresia.

    Por fim, chego à conclusão que já me rodeava, não apenas pelo seu texto. Há antecedentes: sou uma pessoa espiritualizada sem necessariamente me intitular espírita. Em que pese a grande identificação com a doutrina.

    Será que me fiz entender?

    Se não, sem problema.

    O caminho é aprender, aprender, aprender...

    Beijo Flavia.

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida Beth! Feliz com seu comentário e sim, a compreendi.
      Na realidade concordo com suas palavras pois o espiritismo para mim é a doutrina que melhor me faz compreender questões como "quem somos", " por que aqui estamos", "qual o propósito da existência", devido a lógica que há, somados aos diversos estudos científicos e reflexões sobre o que nos cerca.

      O espiritismo assemelha-se com algumas religiões, porém, em minha humilde opinião, permite uma elucidação maior e sem necessidade de cultos, imagens ou rituais.

      Creio que as religiões e filosofias espirituais são meios diversos, voltados ao mesmo fim, assim, não há uma mais correta - cada indivíduo se encaixa em uma, de acordo com seu modo de pensar, e são válidas, desde que, de novo, minha opinião, não haja subordinação, exclusão, fé embasada em ganhos ou condicionadas a qualquer situação meramente mundana.

      Concordo também que há ainda o cunho cultural, muito do que temos como preceito é aprendido sem uma adequada análise (dos ensinamentos propostos, das causas e efeitos e de si mesmos).

      A busca é que nos permite aprendermos cada vez mais. Como você, também me identifico com o espiritismo, embora, jamais o veja sem analisar qualquer consideração proposta, pois não se trata de uma religião (embora seja tido como tal). Creio que devemos refletir sobre todas as questões e, nesse sentido, observo que os pontos de aproximação com o espiritualismo existe, mudando, vezes apenas os nomes dados as causas e efeitos.

      Obrigada por permitir uma análise mais aprofundada da questão, como sempre o faz Beth, enriquecendo a reflexão, tão importante!

      Agradeço também pelo carinho, que é reciproco, e que possamos aprender cada dia um pouco mais - conquista essa que deveria ser primordial a todos nós. Gd beijo, com carinho,
      Flávia

      Excluir