Avatar

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Reflexão: A Construção do Eu


"A boca fala do que o coração está cheio" Lucas,6.45

É importante mantermos uma postura de observação de nós mesmos; os atos, sentimentos e ações dizem muito sobre nós e se observarmos como lidamos com os fatos da vida poderemos perceber quem de fato somos.

A tendência natural é a do progresso, mas recordemos que a estagnação faz parte de nossas próprias escolhas,  o lado positivo é que está em nós a possibilidade de mudarmos, de progredirmos, de compreendermos e sobrepormos nossos próprios limites.

As possibilidades estão encerradas em nós mesmos e assim construimos o chamado EU, a construção do eu se dá desde a infância, mas é um eterno aprendizado.

Reflexões são o meio de analisarmos  situações , podemos refletir sempre diante de nossos conflitos, sejam quais forem, desde que sejam sinceras as análises e sem pré julgamentos. Cobramos muito de nós mesmos algumas vezes, então uma boa reflexão deve ser tranquila, calma e objetiva.

Quantos bloqueios,ansiedades,medos e doenças podem ser contornados com a observação das causas e  podemos partir dos sintomas - observe-os para então chegar as causas e das causas busque refletir como solucionar.

Porque vivermos uma jornada conflitante? Porque não iniciarmos nossas mudanças? Quais são as partes a serem trabalhadas e refletidas para nossa melhora? Nós que escolhemos sempre entre seguir ou estagnar.

Conhecer a si mesmo é proveitosa lição, alias urgente lição, para que alcancemos a paz interior, a serenidade e uma visão positiva diante da vida, do aqui e do agora.

Os problemas irão surgir, a injustiça ainda fará vítimas,os pesares idem - mas e nós em meio a tudo isso? Quais serão nossas escolhas? É uma questão pessoal. É uma decisão que cabe a nós e nunca ao outro,como é de costume pensarmos, pensar assim, na realidade, faz com que criemos expectativas ilusórias.

Nem todos estão prontos para um processo consciente de construção do eu, então a responsabilidade jamais caberá ao outro, mas a nós.

Sabe aquela tristeza, angústia,mágoa? Aquela vontade de dizer, de rever alguém,de amar? Ou aquele medo,vergonha ou culpa? Podem servir de lição, pois de fato estão aí para serem analisados, e melhor, conquistados ou dominados.

Não são prisões, a prisão é apenas ilusão mental,criada por nós mesmos, e tão antigo que encontramos até mesmo na bíblia, no evangelho, entre outras obras - tomemos como imagem Jesus, que afirmou ser possível com fé (ou seja acreditando) mover montanhas - está aí, quais são as montanhas?

E se observarmos bem veremos que nada tem de vingança divina, como vemos alguns pregarem ...mas de oportunidade, de progresso pessoal. Não desejamos melhorias? É preciso ação! E isso sim é divino.

Não nos falam de céu e inferno como se todos os nossos atos fossem fatores a nos julgar perpetuamente? Ilusão!Somos nós quem os criamos ou os aceitamos em nossas vidas. O perpétuo são as experiências, havendo muito de justiça divina em novas jornadas reencarnatórias e assim, voltando mais lúcidos triunfamos cada vez mais. O processo se inicia com a nossa iniciativa e há beleza e há mérito e há conscientização que nos aguardam sempre.

Que a paz que buscamos se inicie em nós, sem criações fantasiosas, sem medos e sem ilusões.A conscientização é libertadora.

8 comentários:

  1. Tenho observado as postagens, senti uma grande necessidade de agradecer pela bela reflexão e posts variados.Concordo com suas palavras e imagino que és uma pessoa especial: felizes os que fazem parte de seu convívio.
    Desejo em troca pela reflexão ótimas vibrações e luz
    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens, como vai?
      Fico feliz que tenha gostado, primordial que façamos reflexões acerca de nós mesmos, para que possamos empregar melhorias, estando conscientes de nossos sentimentos e ações.
      Uma vez que estabelecemos essas análises poderemos escolher como atuaremos nessa jornada, estabelecendo boas influências e um vida bem vivida.
      Paz e luz

      Excluir
  2. Gosto muito de seus textos! São claros, suaves e cheios de verdade e melhor,são mensagens de esperança que levam aos corações conforto e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Águeda,como vai amiga?
      Agradeço pelas palavras de carinho! Esse texto refleti e postei após uma série de reuniões mediúnicas das quais pude participar, nas quais amigos espirituais nos relembraram da importância de observarmos os sentimentos, nossas reações e ações. Muitos processos doentios decorrem da não observação de nós mesmos; nestas reuniões foi falado sobre sentimentos nobres e maléficos, como o amor, a caridade, o bom pensamento, a inveja,ódio,rancor, entre outros sentimentos que vezes se enraizam de modo a causar depressões, angústias, medos...cabendo a nós a parte de analisarmos para que não nos demoremos no egoismo, na vaidade, na busca pelo poder, em nos acharmos donos da verdade, no ciúmes exagerado ou na psique de nos acharmos inferiores ou superiores, fracos ou impotentes.
      As montanhas quando ultrapassadas, nossos próprios obstáculos vencidos nos permitem uma vida sadia não apenas para nós mas aos que nos cercam.
      Obrigada pelo carinho, sei que também trilha no espiritismo e acompanho seus textos igualmente, sementes de amor que presenteia a seus leitores.
      Beijos,
      Flávia

      Excluir
  3. Faço das palavras dos amigos as minhas, muito reconfortador o texto, mesmo porque não acredito nas penitências como mencionou, também as acho criações humanas, é a forma como o homem vê a Deus.Concordo com o amigo quando diz que você é especial ou ainda com os comentarios que li em posts passados, além da colega acima, pois não escreve nunca julgando,mas sempre de modo doce e carismático.
    Abraços aos colegas leitores como eu, desejo a todos paz e renovações e a você também, que deixa a doutrina suave,onde o entendimento se faz.
    Élcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Élcio, compartilho do que escreveu, o homem tem de Deus uma imagem equivocada se acreditar que Ele é falho como somos.
      Agradeço pelo carinho para com todos nós, eu e os leitores! Espero de fato corresponder aos os comentários feitos, nestas reflexões e postagens compartilhadas com vocês.

      Abraços,Flávia

      Excluir
  4. Linda por dentro,linda por fora (não deveria ter tirado sua foto pois os blogueiros usam e élegal para conhecermos mais sobre quem escreve), ótimo texto!
    Abs,
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, que bom que gostou do texto, para saber mais sobre o blog é só acessar o menu Sobre Luzes do Bem, a foto é desnecessária, mas agradeço sua sugestão.
      Abraço

      Excluir