Avatar

sábado, 10 de agosto de 2013

A Paternidade vista pelo Espiritismo

A Paternidade - um feliz Dia dos Pais!!

Em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 10 - "Ocupações e missões dos espíritos", encontramos a seguinte explicação sobre a paternidade:

582 - Pode se considerar como missão a paternidade?

"É, sem dúvida, uma missão, e é ao mesmo tempo um dever muito grande que obriga, mais que o homem pensa, sua responsabilidade diante do futuro. Deus colocou a criança sob a tutela de seus pais para que esses a dirijam no caminho do bem, e facilitou a tarefa, dando à criança um organismo frágil e delicado que a torna acessível a todas as influências. Mas há os que se ocupam mais em endireitar as árvores de seu pomar e as fazer produzir bons frutos do que endireitar o caráter de seu filho. Se esse fracassa por erro deles, carregarão a pena e os sofrimentos do filho na vida futura, que recairão sobre eles, porque não fizeram o que deles dependia para seu adiantamento no caminho do bem".

Segundo o livro “Nos Domínios da Mediunidade”, André Luiz , através da psicografia do médium Chico Xavier a paternidade vai além da missão de educador; é abordada com enfoque maior ao progresso moral, como evidencia o trecho a seguir [...] "A paternidade e a maternidade, dignamente vividas no mundo, constituem sacerdócio dos mais altos para o Espírito reencarnado na Terra, pois através dela a regeneração e o progresso se efetuam com segurança e clareza" [...]

A paternidade, segundo o espiritismo, significa receber preciosos talentos, que conforme o ensino da Parábola dos Talentos encontrada em O Evangelho de Mateus (25:14-29), devem ser movimentados com inteligência para que produzam os juros devidos, ou seja, o adiantamento daqueles por cuja educação nós tenhamos sido responsáveis, é o momento de transição em que o homem deixa de ser filho para ser pai, com responsabilidades com um outro ser.

José Herculano Pires aborda a questão da paternidade num enfoque maior à responsabilidade de educar em bases cristãs:


“A Educação Cristã reformou o mundo, mas os homens a complicaram e deturparam. A consciência do pecado pesou mais nas almas do que a consciência da libertação em Cristo. Tomás de Aquino ensinou: ´...Mães, os vossos filhos são cavalos!´ Educar transformou-se em domar, domesticar, subjugar. A repressão gerou a revolta e reconduziu o mundo ao ateísmo e ao materialismo, à loucura do sensualismo. 

A Educação Espírita é a Renascença da Pedagogia Cristã. É nela que o exemplo e o ensino do Cristo renascem na Terra em sua pureza primitiva. Precisamos reformar os nossos conceitos de educação à luz dos princípios espíritas e dos grandes exemplos históricos. Dizia uma grande figura espiritualista inglesa, Annie Besant , que cada criança e cada adolescente representam planos de Deus encarnados na Terra e endereçados ao futuro. Aprendemos a respeitar essas mensagens divinas. Lembremo-nos de nossa própria infância e se por acaso verificamos que nossa mensagem se perdeu ao longo da existência, que nosso plano divino foi prejudicado pelos homens, pelos maus exemplos e pelos ensinos falsos, juremos perante o nosso coração que havemos de evitar esse prejuízo para as novas gerações. Pais, sejamos mestres! Mestres, sejamos pais! 

Que cada rostinho de criança aberto à nossa frente, como uma flor que desabrocha, nos desperte no coração o melhor de nós mesmos, o impulso do amor. Que cada adolescente, na sua inquietude e na sua irreverência - jovem ego que se afirma pela oposição ao mundo - não provoque a nossa compreensão e a nossa ternura. Para domar o potro precisamos de sela e das esporas, mas para educar o jovem só necessitamos de amor. A educação espírita como no lar como uma fonte oculta e deve ganhar a planície como um rio tranqüilo em busca do mar” (PIRES, J. Herculano - Pedagogia Espírita, Edicel, 1985


Fonte:marcoaureliorocha.blogspot.com.br

8 comentários:

  1. Olá Luzes do Bem, tudo bem?

    Muito bom o post.
    O melhor é saber que ainda existem pessoas dispostas a cumprir sua missão, abertas aos ensinamentos da espiritualidade.
    Abraço Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mari, td bem? Obrigada pelo comentário!
      Filhos são grandes responsabilidades, a família sempre será a base de tudo, o porto seguro.
      Presente em todas as religiões.
      Abraços,Flávia.

      Excluir
  2. Oi Luzes, ser pai é ter consciência que também é educador. Na educação formal a escola tem seu papel, porém, a educação moral, essa é dada por aquele que tomou para si a tutela de um ser que lhe chega pequeno em tamanho mas, com grande bagagem pretérita. Nessa bagagem, estarão coisas boas e outras equivocadas, que pedem, atenção, paciência, dedicação , abnegação e o elemento indispensável, O AMOR!
    Parabéns pelo post.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Sim, na grande maioria das famílias reside neste pretérito a causa
      primeira da relação entre pais e filhos, como bem lembrou.
      Guiar nem sempre é tarefa fácil por esta razão necessário é dedicação, permitir acesso e troca, estabelecer uma relação saudável e de respeito.Colocar limites, sem no entanto limitar...
      Obrigada pelo comentário! bjs, Flávia.

      Excluir
  3. Prezada Flávia.
    Alguém já disse que, para um homem ser completo, deve ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore.
    Observo que muitos pais não estão ensinando seus filhos, pelo exemplo de vida, a plantarem uma árvore (Amar a Natureza, de verdade), e, com base nessa vivência, escreverem um livro (transmitirem suas experiências de vida no Bem, sem querer dinheiro em troca).
    Quanto a ter um filho, todos os pais que conheço incentivam seus filhos nesse sentido, mas, pelo egoísmo vivenciado, transmitem o egoísmo ao filho, que considera a família como o único foco de interesse, esquecendo-se do Amor Universal, que Jesus ensinou; pelo orgulho familiar, passam a falsa ideia de que alguém é melhor do que outrem; e, pela vaidade, esquecem-se das coisas simples, que Jesus também ensinou a valorizar.
    Minha querida Flávia, temos muito mais exemplos de pais puramente biológicos do que de educadores, infelizmente.
    Mas isso não deve nos desanimar, pois temos de continuar trabalhando para mostrar que vale a pena ser bom a cada minuto da nossa vida, pois, afinal, somos trabalhadores da última hora, ou melhor, do último minuto.
    Um afetuoso abraço e votos de muita paz.
    Luiz Guilherme Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz!
      Necessário vivenciar e ensinar através de exemplos a importância da fé, creio ser essencial pois também é a base do ser humano, talvez a maior delas, principalmente se considerarmos as mudanças que observamos hoje - tanto de valores quanto comportamentais.
      Abraços amigo,obrigada pelo comentário!
      Flávia.

      Excluir
  4. Sou pai também e amo meu filho de maneira incondicional, procuro sempre amar assim, é um aprendizado diário.

    Sou grato a Deus por ter me dado a missão de ser pai, e ajudar meu filho a evoluir, e enxergar só o amor por onde passar.

    Belo texto!
    Abraços,
    Cheferson Amaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cheferson!
      Lindo comentário o seu! Os filhos são presentes de Deus, nos ensinam muito e nos surpreendem sempre não apenas pela fragilidade, quanto pela doçura.
      Amor incondicional, com toda certeza!
      Abraços e obrigada,
      Flávia.

      Excluir