Avatar

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Que é a Alma? Um Estudo sobre o Livro dos Espíritos



O pentateuco de Allan Kardec,codificador da doutrina Espírita é leitura obrigatória aos que desejam compreender o espiritismo, os fenômenos, a existência, Leis...

Os centros espíritas através de cursos promovem o debate e estudo de obras como as de Allan Kardec, visando esclarecer dúvidas que sempre surgem; pensando neste mesmo sentido de estudo em conjunto e debate coloco alguns trechos sobre a discussão dos capítulos I e II do Livro dos Espíritos que está disponível no fórum Delfos - Endereço do debate no fórum:

http://delfos.allalla.com/forumbb/estudo-do-livro-dos-espiritos-itens-1-e-2-t128.html?sid=6e3cc681836f8d04421cf118c369cda1



Algumas análises para reflexão:

"...Outro ponto discutido aqui é o princípio vital, ou seja, a origem da vida. Questão complexa, que se pararmos para pensar, a nossa ciência materialista se cala diante de tal indagação, não obstante seja essa uma das questões mais importantes para saber quem somos..."

"...A alma está encerrada no corpo ou é o corpo que está contido na alma?
- Nem uma nem outra coisa. A alma, que é espírito, não pode ficar encerrada num corpo; ela irradia por fora, como a luz através do cristal da lâmpada. Nenhum corpo pode mantê-la materialmente cativo; ela pode exteriorizar-se.

Como está unida a alma ao corpo, o espírito à carne?
- Por meio de um elemento intermediário, chamado corpo fluídico ou perispírito, que participa, ao mesmo tempo, da alma e do corpo, do espírito e da carne e os vincula, de alguma forma, um ao outro.

Que quer dizer a palavra perispírito?
- Esta palavra quer dizer: o que está em torno do Espírito. Da mesma forma que o fruto está contido num envoltório muito delgado chamado perisperma, o Espírito está envolvido por um corpo muito sutil denominado perispírito..."



Como em todo debate sadio, as dúvidas também surgem, destaco algumas postadas no fórum:

"Intuição é da alma..ou do espírito?


Quando um espirito se comunica conosco, ele se comunica com a alma? Pelo perispírito?


O fluído é o que une corpo e alma? Somente isso?

Ao desrespeitar meu corpo, afeto minha alma? Como?

O corpo se transforma com a velhice, e o espírito? Ele adquire mais experiência e maturidade? E a mente?

Onde fica o ego..e a mente...na alma?

Muitas questões e considerações! Para comentar, postar dúvidas ou seguir os debates deste tema ou de outros existentes no fórum efetue seu cadastro (nome e senha de acesso). Após este processo um email com link de validação é encaminhado, basta confirmar através do link que consta deste email seus dados e participar.





2 comentários:

  1. Esse livro deve ser muito interessante! Aliás, como já disse aqui, o tema é muito rico. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sérgio!
      Este livro faz parte das obras de Kardec, codificador da doutrina.
      Essencial para quem deseja conhecer a base do espiritismo.
      Bjs, Flávia

      Excluir