Avatar

domingo, 16 de junho de 2013

Mediunidade - respostas de Chico Xavier



Neste post sobre mediunidade através de perguntas feitas ao amigo Chico Xavier podemos obter um conhecimento mais ampliado sobre o assunto; em um próximo post o mesmo tema será abordado na visão de médiuns e estudiosos da doutrina que nos ofertarão experiências pessoais, estudos realizados e suas percepções diante da mediunidade (como sintonia, contato com entidades, entre outros). 

Será um debate visando troca de experiências, se você leitor desejar participar, já está convidado(a) e poderá incluir sua experiência no campo de comentários, ou perguntas, tão logo o post "FALANDO SOBRE MEDIUNIDADE" seja publicado.

Antes do debate acima mencionado observemos as questões abordadas por Chico Xavier, introduzindo o assunto (mais posts podem ser consultados, vide marcações):


Qual o obstáculo mais difícil a vencer na mediunidade?
Os obstáculos mais difíceis ao desenvolvimento da mediunidade estão sempre em nós mesmos. Quando deixamos o trabalho mediúnico para entregar-nos a tipos de atividades inconvenientes, estamos habitualmente cedendo às tentações que ainda trazemos em nós mesmos, constantes das tendências inferiores que ainda remanescem dentro de nós, em nos referindo à herança pessoal que trazemos de existências passadas.

 
Existirá, na opinião dos Amigos Espirituais, alguma correlação entre disritmia cerebral e mediunidade?
Estamos na certeza de que no futuro dirá, do ponto de vista científico, que sim. A chamada disritmia cerebral, na maioria dos casos, funciona como sendo um implemento de fixação da onda mental do espírito comunicante; muitas vezes, também, essa mesma disritmia é um elemento importante no problema obsessivo. Achamo-nos aqui perante questões que o futuro nos mostrará em sua amplitude, com as chaves necessárias para a solução do problema.
Qual a receita que o Sr. apontaria contra o animismo?
Aprendi com o nosso abnegado Emmanuel que o médium é também um Espírito necessitado de socorro e de orientação. Desse modo, se o chamado animismo aparece em determinado grupo, devemos atender ao companheiro ou à companheira, envolvidos no assunto, com o mesmo carinho e atenção que dispensamos comumente ao Espírito desencarnado, quando no intercâmbio conosco.
O desenvolvimento da mediunidade se processa mais na corrente mediúnica ou nas ações, palavras e pensamentos de todos os minutos do médium?
O desenvolvimento da sublimação mediúnica permanece na corrente dos pensamentos, palavras e atos do medianeiro da vida espiritual, quando ajustado ao ministério de fraternidade e luz que a sua tarefa implica em si mesma.
A tese da mediunidade inconsciente estará sendo estudada e observada com consciência pela totalidade dos médiuns que se apregoam portadores de tal mediunidade? Cabe-nos significar-lhes nossas dúvidas ou aguardar o Tempo?
Na esfera do medíunismo, há realmente incógnitas que só o esforço paciente de nossos trabalhos conjugados no tempo conseguirá solucionar. Incentivemos o estudo e o auxílio, dentro da solidariedade cristã, e, gradativamente, diminuiremos as múltiplas arestas que ainda impedem a nossa sintonia na execução dos serviços a que fomos chamados, porquanto, o problema não deve ser examinado unilateralmente, reconhecendo-se que o serviço é de nossa responsabilidade coletiva nos círculos doutrinais.
Sendo verdade que o "clima" mental do médium atrai Espíritos condizentes, bons ou maus, como agiremos diante dos médiuns que se dizem inconscientes e que dão comunicações alternadas e seguidas?
O médium não deve perder de vista a disciplina de si próprio. A ordem é atestado de elevação.
Dons mediúnicos pronunciados, como por exemplo, o da vidência espiritual, que tantas pessoas anseiam e se esforçam por possuir, sob certas circunstâncias de ordem material, não significariam uma desvantagem ou, pelo menos, um transcendente compromisso para essas pessoas?

Dons mediúnicos não representam desvantagens, mas envolvem os compromissos e as responsabilidades que lhes são conseqüentes. Os candidatos ao trabalho mediúnico, junto das criaturas humanas, precisam refletir com segurança e discernimento antes de abraçá-lo, conscientes de que se encontram diante de um dos mais sérios compromissos espirituais da vida.
Quando um médium pode saber se realmente tem um compromisso mediúnico e que compromisso lhe traz essa mediunidade?

Através de sua predisposição. A mediunidade induz o indivíduo a uma posição consciente perante a vida desde que esta seja pautada em linhas de equilíbrio moral. Então, ele passa a receber intuições vigorosas que o impelem a atitudes positivas em relação ao próximo. Aparece de início, como lampejo de um ideal, como reminiscência de tarefas que ficaram interrompidas ou como uma verdadeira impulsão para realizar determinados compromissos em benefício da criatura humana. À medida que mergulha no mundo interior, desdobram-se as possibilidades e os Espíritos o conduzem a que execute a tarefa que, aos poucos, lhe vai sendo inspirada e conduzida. A mediunidade é uma faculdade para-normal, e todos podemos experimentar fenômenos que não são habituais, não comuns. Quando estes fenômenos especiais transcendem o habitual, refletem características de mediunidade, tais como: percepção de presença, visões e audições psíquicas, que seriam denominadas como alucinações psicológicas por psiquiatras desconhecedores da mediunidade...

Fontes:Questão 1, do livro Kardec Prossegue - Editora UNIÂO.
Questão 2, do livro Novo Mundo - Editora IDEAL.
Questões 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13, do livro "Plantão de Respostas - Editora CEU;Questões 14, 15 e 16, do Jornal "O Espírita Mineiro" - n 217.
Questões 17, 19, 20, 21, 22, 23, 24 e 25, do livro "Encontros no Tempo" - Editora IDE.;Questão 18, do livro "Chico Xavier, em Goiânia" - Editora GEEM.

2 comentários:

  1. As palavras de Chico sempre são muito esclarecedoras. O ponto que mais me chama a atenção não só nas palavras de Chico, como de outros médiuns como Divaldo, Raul Teixeira e Evidente de Kardec é que é sempre de responsabilidade do medianeiro a condução de sua mediunidade de como fará uso dessa faculdade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! A mediunidade deve ser em primeiro lugar objeto de estudos para compreensão, sem entendimento a mediunidade pode ocasionar um mal uso; em segundo existe a necessidade de, querendo utilizá-la em prol do auxílio ao próximo, buscar um Centro Espírita para exercê-la.
    Agradeço pelo comentário, a responsabilidade está sim em nós e como a utilizaremos
    Bjs, Flavia.

    ResponderExcluir