Avatar

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Falando sobre a Mediunidade - Debate entre Estudiosos e Médiuns


Agradeço a todos que gentilmente colaboraram com suas experiências e conhecimentos , o debate nos permite analisar muito da prática, uso e fins da mediunidade.

Ao longo dos anos,  ao trocar algumas experiências sobre a mediunidade, observo que além dos tipos – psicografia, psicofonia, pinturas mediúnicas, entre outras existem formas variadas de como acontecem estes fenômenos todos.

A mediunidade não é igual para todos, seja pelo contato, sintonia, percepção; assim convidei alguns amigos para debaterem o tema, considerando que seja de interesse de muitos que acompanham o blog.
  
Observo que existe ainda uma evolução na própria mediunidade, assim como em tudo que nos cerca.Pode haver ainda a estagnação da mediunidade e o período desta ausência de percepção e sintonia acontece de forma diferente para cada pessoa.

Há ainda o florescimento mediúnico, em qualquer idade, sendo que em todos houve uma programação para que assim acontecesse.

Vejamos o que nossos debatedores nos dizem sobre o tema Mediunidade:

Acredito que antes de qualquer discussão acerca de Fenômenos
Espirituais, também classificados hoje por alguns como Fenômenos Paranormais, necessitamos entender que existem duas classes de fenômenos espirituais, os Anímicos e os Mediúnicos.


Os da primeira classe, representam os fenômenos que não necessitam
da presença de um Espírito desencarnado(pessoa falecida) para sua
ocorrência, o agente principal do fenômeno é o Espírito Encarnado(a pessoa viva)que o realiza através de suas faculdades próprias, naturalmente desenvolvidasao longo caminhada através das inúmeras existências já vividas.Tais são os fenômenos de Clarividência/Clariaudiência, faculdade espiritual que permite ao seu portador observar a realidade espiritual, podendo ter contato visual com os Espíritos ou observer os fluidos sutis e as formas pensamentos modeladas com ajuda desses fluidos e criadas por  nós mesmos, como resultado do que somos.Outros exemplos são as Experiências Fora do Corpo, conhecidas também como Emancipações da Alma, onde a pessoa deixa o corpo temporariamente e entra em contato direto com o Plano Espiritual; Alguns tipos de fenômenos de efeitos físicos, como movimentação deliberada de objetos a distância e  A telepatia/telestesia que se caracteriza pela transmissão de pensamentos, emoções e sensações a pessoas distantes, entre outros.

A outra classe de fenômenos são os mediúnicos, que são caracterizados pela participação ostensiva ou não de pessoas já falecidas, com a ajuda de um agente sensitivo denominado Médium, responsável por intermediar o contato com os Espíritos.Esses fenômenos são mais conhecidos e alguns deles são: Psicografia e Psicofonia, que por alguns são  chamados de Channeling(Canalização), Escrita e Voz Diretas, Movimentação Espontânea de Objetos e Materializações de Espíritos ou Aparições Tangíveis.

Importante é perceber que a Mediunidade, bem como as faculdades Anímicas são faculdadesnaturais do ser humano, latente em todos nós, porém em alguns está mais desenvolvida do que em 
outros, assim como temos músculos mais ou menos desenvolvidos do que outros. Portanto, quanto maioro grau da sua faculdade mediúnica ou anímica, mais sensível às coisas do Plano Espiritual a pessoa é, mas isso não significa dizer que ela é melhor ou pior moralmente que outra, uma vez que trata-se de aspectos de fisiologia transcendental, assim como uma pessoa não é melhor, moralmente, que outra por possuir um músculo mais desenvolvido” Alexandre.


Intercâmbio mediúnico é toda comunicação dada entre o plano espiritual e o plano físico.A mediunidade é inerente ao ser humano e não aos espíritas se manifesta em todas as religiões e civilizações.
A mediunidade pode ser mais ou menos ostensiva.Kardec classifica como médium aquele que a tem de forma mais ostensiva.No dizer de Emmanuel o médium em sua maioria é aquele que se comprometeu muito em vidas passadas.
A mediunidade por si só não é boa nem ruim, tudo dependerá do uso que fazemos dela.No início do espíritismo a mediunidade de efeitos físicos era bastante utilizada, por haver uma necessidade dos fenômenos. Conforme fomos entendendo melhor esse processo tais fenômenos não cessaram mas diminuíram bastante.Jesus era o " Médium de Deus" Senhor dos espíritos pois todos nós encarnados e desencarnados somos tutelados Seus.
Os médiuns de efeitos físicos dispendem muito de seu fluido vital que são agregados com os fluidos dos desencarnados (independente do objetivo da manifestação)” Lúcia.
Gosto muito de debater a mediunidade de cura. Proponho, na maior parte das vezes, esse tema por ser de muito interesse a quem me procura. Digo isto, por ser terapeuta acupunturista , e utilizar junto minha mediunidade intuitiva e sensitiva no tratamento. Porém, ainda existe o preconceito, que médico é uma coisa, e médium outra. Ou seja, não podemos misturar as coisas. O paciente, também, influencia. Ou seja, através de sinais em meu corpo como: arrepios, sonolência, irritação, euforia, tonturas, etc...consigo distinguir se é uma presença boa ou não. Na maioria das vezes, estabeleço um tratamento antes ,  que na hora , mudo tudo sem saber porque e como. Durante o tratamento recebo intuições claras , portanto, sei que não são minhas. Já tive a experiência de recusar pacientes através de intuções claras.

Percebo que , as vezes, tenho espíritos diferentes se revezando durante o tratamento . Japoneses ligados ao reiki, pretos velhos, familiares..etc. Entenda que não vejo, ou escuto , apenas sinto com o meu corpo. Tenho sinais. Quando sigo, esses sinais, me dou muito bem. Quando não, eu danço. Mas insisto que para tudo isso acontecer. Alegria e estar bem é fundamental” Silvana.

“Abordar a mediunidade é realmente importante!Sou médium ostensiva e desde criança já percebia a presença de amparadores. No início do desenvolvimento mediúnico alguns contratempos são observados em alguns médiuns, estou neste contexto.Tive que me orientar através da doutrina e aconselho o mesmo a todos os que têm este dom, sem orientação não existe equilíbrio.
Minha capacidade de interação acontece em momentos que não espero, como dizia Chico, o “telefone” realmente toca de lá para cá; difícil portanto a conexão quando não se tem um objetivo relevante, não dá para “sairmos por aí” respondendo perguntas de pessoas, como fazem cartomantes.Isto não acontece, este tipo de consulta ao bel prazer.Desconfiem se este contato se der deste modo, amparadores são ocupados e visam amparo, o bem, tratamentos, restabelecimentos e não responder inúmeras questões. As respostas que buscamos de questões triviais devem ser dadas por nós mesmos, pela reflexão, são de foro íntimo, processo de nossa consciência” – Marina.
“No início trataram minha mediunidade como resultante de depressão, com o aumento das percepções e recebimento de mensagens passaram a acreditar que seria uma profeta. A religião de minha família acreditava que os que profetizam (recebem mensagens) são seres que já nascem com esta missão.Não obtive nenhum amparo no entanto em relação às minhas perguntas e, assim que mudaram as mensagens, sendo de pessoas com sofrimento, na igreja disseram que não mais profetizada,mas precisava de tratamento para o “diabo” que estava próximo a mim. Não era,claramente, uma entidade, pois além de ouvir e falar eu também via – me lembro de um caso, aquele senhor que me falava sobre seu sofrimento apenas queria uma explicação do que estava acontecendo com ele e buscava a Deus, consciente dos seus erros. Foi então que depois de tantos “tratamentos” sem efeito, que busquei por conta própria a doutrina, e entendi finalmente o que era a mediunidade” Ângelo Andrade.
Como podemos observar a mediunidade acontece de forma diferente, a amiga Lúcia observa ainda:  “A comunicação se dá de perispírito a perispírito.A mediunidade hoje é estudada a nivel científico”.
Alguns estudos científicos podem ser lidos aqui no blog, vide marcações “ciência”.


No tocante a mediunidade de cura a amiga Silvana acrescenta o texto de Rosane Agustoni – “É uma faculdade que alguns médiuns possuem para curarem moléstias. Ocorre de forma espontânea. Podem realizar curas, provocando reações reparadoras de tecidos e órgãos do corpo humano, através de um toque de mãos, pelo olhar ou por um gesto.

Não podemos confundir mediunidade de cura com magnetização. A magnetização é um tratamento contínuo, regular e metódico; ao passo que a cura realizada por um médium curador ocorre espontaneamente e de forma instantânea.O médium curador além do magnetismo próprio, tem o Dom de captar, condensar, e dinamizar os fluídos cósmicos (substância cósmica fundamental) e transmiti-los para a zona doente de forma ordenada .

Os fluídos transmitidos possuem propriedades e efeitos que variam de acordo com a fonte geradora, de vibração específica, como por exemplo o sentimento do médium durante a emissão dos mesmos.Nos fenômenos de cura os fluídos são sutis, radiantes e próprios para alterar as vibrações existentes.

O médium curador capta os fluídos leves e benignos da natureza ( através da concentração mental, com o pensamento firme no intuito de fazer a reparação dos tecidos doentes) e irradia-os sobre o doente. Quando está vibrando em ressonância com o Cristo, gera forças de alto poder curador que vertem sobre o doente que também está em vibração de fé e desejo de cura”.

Ainda neste texto é lembrada a questão cármica – “ Porém, as moléstias de ordem cármica só podem ser curadas se houver merecimento do doente, mas mesmo assim sempre haverá benefícios para o mesmo.

Para que a cura seja efetiva, o médium curador deve orientar o doente para a reeducação da sua atitude mental, afastando a causa do desequilíbrio patológico, através de pensamentos positivos, fé e esperança”.

Para compreensão dos tipos de fenômenos mediúnicos, vide marcação “mediunidade”, existem vários tipos catalogados pela doutrina, lembrando que independente do tipo a sintonia e percepção não acontecem do mesmo modo.

Algumas considerações pertinentes enviadas pelo amigo Alexandre,
“Como sempre, apesar de haver excessões para cima ou para baixo, a mediunidade aflorando na época da puberdade. Há excessões no caso de bebês com mediunidade ostensiva, assim como gente após a época púbere desenvolvendo a mediunidade. No Almateca, na parte relativa a Percepção Extra-Sensorial, cito alguns casos de jovens desenvolvendo alguma mediunidade(ou antes sensibilidade) na época púbere:  http://www.almateca.tk/site/efeitosfisicos.html#pes nos casos estudados por Césare Lombroso, em Mediunidade e Hipnotismo”.

Sobre a utilização de remédios, quando alguns médiuns  acabam sendo diagnosticados como depressivos ou com outras patologias, recebendo medicações,  o amigo observou que “ De acordo com o tratamento a que o medium foi submetido devemos lembrar que se fez uso de remédios, é sabido que alguns remédios inibem o processo mediúnico/anímico ou mesmo facilitam. Se eu não me engano em algum livro André Luiz fala sobre isso. Waldo Vieira comenta um pouco sobre isso no seu livro "Projeções da Consciência", onde diz, nas páginas 114/115 :

"Muitos agentes catalíticos podem atuar na projeção do psicossoma, tanto drogas como fatores de outras origens, porém, não os recomendo e indico somente o mais poderoso e seguro: a vontade decidida do projetor"

Alexandre acrescentou outro dado: “Rupert Sheldrack, um dos cientistas da geração atual a pesquisar sobre Vida Após a Morte, tem um livro que talvez se enquadre nessas sensações percebidas pelo físico como dores, sensação de frio ou outras:A sensação de estar sendo observado".

Marina comentou que por sua experiência e observação alguns fenômenos mediúncos são manifestados com algumas sensações que o medium pode vir a experimentar, em seu caso observa a presença de tonturas quando se depara com sintonias mais baixas e sua atitude é de buscar elevar seu padrão vibratorio através de uma oração e mentalização em Jesus.

Para Ângelo o pentateuco (obras de Allan Kardec) podem oferecer completo entendimento sobre a mediunidade e demais questionamentos a cerca da doutrina.

"No final do Século XIX e início do Século XX, a grande discussão travada por alguns Espíritas da época e Materialistas se dava na tentativa de cada grupo querer reduzir todos os fenômenos 
a uma das classes acima citadas. Aqueles queriam a todo custo reduzir todos os  fenômenos à Mediunidade e os Materialistas, na tentativa de manter suas convicções sobre a extinção da Consciência após a morte, reduziam todos os fenômenos ao Animismo, que tentavam justificar baseados na ideia de Subconsciente/Inconsciente.Hoje, essas discussões não fazem mais sentido e qualquer estudioso sério do assunto sabe que Animismo e Espiritismo, juntos, explicam o conjunto dos fatos." - Alexandre.

Muitas outras experiências e perguntas podem ser levantadas, se desejar, aproveite este espaço e deixe seu comentário ou questionamento; a idéia do grupo foi a de transmitir informações sobre o tema, visando sua utilidade.

Informo os blogues mantidos pelos amigos debatedores, ou sugestões que nos deixaram de blogues, sites,  bibliografias  e textos:
Alexandre – http://www.almateca.tk

Ângelo – Federação Espírita Brasileira

http://www.youtube.com/watch?v=Oue1K0iLWYs ( programa transição com Divaldo Franco) Obs: vários videos.
http://www.youtube.com/watch?v=9hwsfO9lgH4 (depressão , ansiedades e fobias)
-Pentateuco Kardequiano
-Diretrizes de segurança : José Raul de Teixeira e Divaldo Franco
-Nos domínios da mediunidade ( André Luiz)
Missionários da Luz (André Luiz)


-O livro dos médiuns - Allan Kardec

20 comentários:

  1. Excelente debate, creio que deu para bem compreender!
    abs!

    ResponderExcluir
  2. Acabo de ler..obrigada pela oportunidade...enfim, sinto utilidade na minha mediunidade,buscarei entender e frequentar local adequado...sinto amparo agora. abs, Denisia

    ResponderExcluir
  3. Acompanho o blog,só agora escrevo, agradeço, poderiam colocar endereços de centros espíritas?
    Esdres - de Lages

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos os comentários! Importante debatermos,num conjunto!
    Denisia: entendimento é necessário, assim como frequentar um Centro Espírita onde será orientada, tranquilize-se,abs!

    Esdres: verifique neste endereço aqui um centro em sua cidade: http://www.neapa.org.br/centros_espiritas?localidade=Lages Para quem mais desejar a mesma informação, utilize o link acima ou este :http://www.luzespirita.org.br/mapa/sp.html

    Abs,Flavia

    ResponderExcluir
  5. Texto muito esclarecedor. Deixamos registrado o quanto a mediunidade pode ser um ato de amor e doação. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  6. Silvana, verdade, a mediunidade é um ato de amor e doação! Agradeço pela oportunidade concedida por seu esclarecimento e debate, assim como dos demais amigos!
    Bjs,Flavia.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite amigos, Queria lembrar dos médiuns receitistas, são os médiuns que amparados pelos espíritos, normalmente médicos do plano espiritual, receitam medicamentos homeopatas para os pacientes que a eles foram indicados. (Vide livros Martins Peralva-Estudando a mediunidade).

    ResponderExcluir
  8. Oi Alexandre, a uns 30 anos atrás eu deitei com os meus filhos pequenos,o menino 5 anos e a menina 2 anos. Me acordei e eu estava olhando nós três na cama eu estava fora. Ouvia as crianças dos vizinhos brincando, fazendo barulho, e eu ali querendo voltar para o meu corpo mas fiquei só olhando as crianças e eu deitados. voltei ao corpo um tempo depois (parecia uma eternidade) abri os olhos e vi minha vó e duas irmãs delas me olhando sem falar nada.
    A partir desse dia, em sonho minha vó me avisava quando alguém ia morrer: vizinho, parente, amigos. Foi assim durante uns 10 anos.
    Resolvi procurar um psiquiatra, porque tinha medo de dormir e sonhar. Tomo remédio até hoje. Espero nunca mais passar por isso.
    Apesar de ainda sentir algumas coisas que vão acontecer e se confirma.
    Está é a minha história.
    Abraços
    Madalena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Madalena =) Muito bom o seu relato, principalmente quando diz:

      "Ouvia as crianças dos vizinhos brincando, fazendo barulho"

      Durante os estudos sobre o tema, vemos que as percepções sensoriais(visão, audição, tato, etc...) fora do corpo são expandidas e o seu caso mostrou mais uma vez isso.

      "A partir desse dia, em sonho minha vó me avisava quando alguém ia morrer: vizinho, parente, amigos."

      Isso também é muito comum acontecer por aí, é uma das explicações para os fenômenos de precognição(premonição, profecia e sinônimos), apesar de haver casos absolutamente estranhos nesse campo que eu não tenho capacidade de entender como funcionam ainda, embora os fatos demonstrem que são reais.

      "Resolvi procurar um psiquiatra, porque tinha medo de dormir e sonhar. Tomo remédio até hoje."

      É importante ressaltar também que o acompanhamento médico não deve ser desprezado, até porque devemos procurar primeiro as causas mais comuns já diagnosticadas por aí pela medicina, em não havendo melhora no quadro e os fatos demonstrarem que se tratam de mediunidade mal administrada e influências espirituais, a única forma de melhorar é educando a faculdade que acabou de desenvolver e estudando para melhor compreender esse "novo" aspecto da realidade que passa a ter acesso =) E também procurando através de reflexões próprias(ou com ajuda de um profissional, psicólogo, por exemplo) se entender melhor e ir aos poucos deixando a dependência dos remédios porque a longo prazo depender de remédios pode não ser uma coisa boa =) Nas vezes em que o caso for de mediunidade mal administrada o que estiver ocasionando a depressão, a educação da faculdade mediúnica traz alívio para o seu portador =)

      Excluir
  9. Durante as reuniões mediúnicas que assisti, observei que numa mesma mesa onde estavam reunidos em torno de 5 médiuns e o doutrinador cada um deles percebia a presença dos espiritos de forma bem diversa, uns conseguiam ver a todos, outros viam elementos que eram colocados sobre as pessoas ou sobre as mesas com a finalidade de assustar o doutrinador, tais como: "capacetes", correntes, amuletos etc..
    certa vez, um espírito muito irritado disse ao doutrinador: " ando lhe seguindo, sei o que vc. pensa" várias ameaças, mas nosso querido amigo, já muito experiente e acima de tudo uma criatura a serviço do bem nunca se deixava intimidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amiga, é possível plasmar objetos (embora não sejamos tds conscientes, nossos pensamentos também podem criar formas, chamadas de formas-pensamento. Existem fluidos que são sensíveis a ação dos nossos pensamentos, um deles é o que é conhecido pelo nome de Ectoplasma, que é modelável de acordo com o pensamento seja de espíritos encarnados ou de desencarnados, nas experiências de materialização por exemplo, vemos os espíritos manipulando aparelhos do plano espiritual bem como usando roupas produzidas por eles próprios fazendo uso do pensamento em cima desses fluidos, interessante é perceber que essas roupas não possuem sinais de costura ou de um processo de tecelagem qualquer, demonstrando um procedimento análogo ao de uma massa de modelar, vemos isso no caso das materializações de Katie King nas experiências de William Crookes

      Excluir
  10. Queridos amigos, desculpem a minha participação excessiva mas acho importante dizer que aqueles que desejarem buscar uma casa espírita, busquem as que oferecem estudos das obras de Allan kardec e de preferência próxima as suas residências. Por experiência própria, quando tomamos essa decisão, parece que tudo irá conspirar contra, sentiremos desânimo, alguém da família fica doente na hora que estamos saindo e por ai vai. Não desistam, sigam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mencionou pode acontecer sim, importante fazer constar amiga, acrescento que o mesmo pode acontecer ao iniciar o Evangelho no Lar. Sejamos determinados! Allan Kardec, codificador da doutrina, nos oferece através dos livros que escreveu explicações essenciais para nosso entendimento - para quem não conhece bem, Kardec não foi um médium e não "criou" o Espiritismo, mas observou os fenômenos que aconteciam em sua época e buscou comprová-los, analisá-los, compará-los, utilizando para tanto muitos médiuns. Hoje, observamos que a ciência segue com estas mesmas investigações, podendo comprovar algumas vezes - vide marcação "ciência" do blog.

      Excluir
    2. É importante dizer isso, pois eu já vi em sites estrangeiros, dizerem que Kardec foi Médium, o que não procede =)

      Excluir
  11. Adorei o debate, muito esclarecedor, para mim opiniões diversas são sempre de grande ajuda, pois já percebi durante esse tempo que venho estudando a Doutrina que a mediunidade nunca é igual para todos, no início ficava um pouco confusa, porque lia relatos, artigos, e tentava me comparar aos outros médiuns, pensava: Porque esse médium sente assim, e eu sinto diferente? Porque os sintomas da mediunidade ao desabrochar são diferentes? Porque ele possui tal faculdade e eu não, ou vice versa? Mas depois descobri que existem vários tipos de mediunidade, que as percepções são diferentes, que até mesmo o desabrochar da mediunidade acontece diferente para cada um, em algumas pessoas pode ser mais dramático, percebo que em mim foi mais suave, apesar de ter sofrido um pouco com ela na adolescência, entre tantos outros fatores. Na adolescência não sei por qual motivo, talvez por ter pedido muito nas minhas orações ou por conta dos remédios para depressão, aqueles sintomas desapareceram, não sentia mais aquela ligação forte com o mundo espiritual, fiquei alguns anos assim, mas a sensibilidade de certa forma permaneceu, ainda sentia a presença dos espíritos... hoje com 24, e á uns 2 anos atrás venho sentindo os sintomas da mediunidade de forma suave eu diria, pelo menos to conseguindo me manter mais equilibrada, diferente da outra vez, e os sinais vem aumentando, entendo por isso que tenha ocorrido alguma estagnação da mediunidade e a mesma agora retorna. Tenho percebido que manter bons pensamentos é imprescindível, é difícil, muitas vezes me irrito com coisas do dia a dia, mas não é impossível! E principalmente que tudo à seu tempo, não há pq ter pressa! Tudo isso tb tem me ajudado á me tornar uma pessoa mais centrada, menos impulsiva e mais paciente, com as minhas limitações e com os outros, e principalmente a reaver o amor que sempre esteve em mim e que eu não sabia dá-lo por conta do meu temperamento reservado. Minha maior alegria e satisfação é quando consigo ajudar alguém, quando alguém me procura pedindo alento, uma palavra de consolo, conselho, orientação, e assim consigo ajudar essa pessoa, sem julgar, apenas escutando, sinto a interação dos espíritos quando consigo tocar no fundo da questão mesmo sem conhecer tão bem tal pessoa, quando através de pensamentos, intuições, intuo o que devo falar, ou se devo ficar calada. Por muito tempo procurei respostas, mas agora vejo que eu já tinha a resposta há muito tempo!
    Querida parabéns pela iniciativa, e pela matéria, e parabéns aos médiuns que tb deram sua contribuição compartilhando suas experiências, foi elucidativo, ficou maravilhoso e me ajudou muito!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Thairys, agradeço pelo comentário! O pensamento é uma "ferramenta" de sintonia, através do pensamento nos sintonizamos com as demais energias (boas ou más), assim Orai e Vigiai sempre. Lembrando que o vigiai é a nós mesmos, nossos pensamentos e ações. A oração deve nos acompanhar sempre, pois ao elevarmos nosso pensamento, elevamos igualmente nosso padrão vibracional, sintonizando com energias salutares. Bjs, Flávia.

    ResponderExcluir
  13. Bom vermos o assunto sendo debatido, o debate vai além dos livros na minha opinião, porque é aberto a todos que possam questionar ou acrescentar. Parabenizo a todos pela iniciativa feliz.
    Paz e Luz amigos, abs, L.Marina.

    ResponderExcluir
  14. Agradeço por seu depoimento Marina e comentário!grande abraço!
    Acrescento a pedido do amigo Ângelo sua observação: "através do Centro Espírita os médiuns são orientados e iniciam a fase de estudos e tratamentos visando harmonizar e equilibrar suas faculdades mediúnicas" relembrando a importância dos centros. Abraços a todos! Flavia.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Flávia,
    Com o tempo, fui entendendo que Yvonne do Amaral Pereira estava certa ao afirmar que quem traz uma tarefa determinada na mediunidade deve cumpri-la, sob pena de "perder a encarnação". Assim, mais importante que os compromissos profissionais, sociais etc., está essa tarefa, sendo que, infelizmente, muitos invertem a ordem dos fatores e o "produto" não será o mesmo que nas operações matemáticas de adição e multiplicação.
    Mediunidade é tarefa séria, que exige, sobretudo, auto reforma moral, com a superação, dentro do possível, dos defeitos morais do orgulho, egoísmo e vaidade, sem o que a sintonia não é boa quanto ao contato mental com os bons Espíritos.
    A procura da vivência dessas virtudes, no dia a dia, visando o Amor Universal, é que determina o tipo de sintonia mental.
    A mediunidade passa a ser uma antecipação do que vivenciaremos no mundo espiritual, ou seja, o domínio do próprio pensamento.
    André Luiz, quando desencarnou, foi para o umbral e ali permaneceu por alguns anos, devido à sua sintonia com as coisas e interesses materiais e, mesmo tendo sido médico na Terra, não pôde exercer, de início, nenhum trabalho nessa área, pois não conhecia a Medicina Espiritual, que é toda voltada para o poder mental, ou seja, a sintonia no Bem.
    Assim, ele informa que mais da metade da humanidade, ao desencarnar vai para o umbral, por causa da sintonia com as coisas e interesses materiais.
    Quanto aos médiuns, na sua maioria, cumprem apenas pela metade ou menos, os seus compromissos e, por isso, costumam ser internados em hospitais a eles destinados no mundo espiritual.
    Ser médium é uma prova que somente quem se dedica de corpo e alma consegue cumprir pelo menos razoavelmente.
    É o que tenho para oferecer como colaboração.
    Um afetuoso abraço e votos de muitas realizações no Bem, mas, sobretudo, na aquisição do poder mental, ou seja, de sintonia no Bem.
    Luiz Guilherme Marques, médium de psicografia

    ResponderExcluir
  16. Luiz Guilherme, agradeço seu comentário tão oportuno e verdadeiro!
    A mediunidade necessita do estudo para sua boa prática assim como da reforma íntima.
    Porém guardemos que a simples leitura não poderá exercer o papel que nos cabe de colocarmos em prática os ensinamentos.A prática deve ser exercida no nosso dia-a-dia, necessário que nos reformemos primeiramente, refletindo sempre; o bem, o amor, a compaixão, a caridade não são apenas palavras mas devem ser atos. Imprescendível anotarmos que estabelecemos sintonia mesmo de forma inconsciente, colhemos o que plantamos.
    Grata por acrescentar com seu depoimento, sejamos nós a luz que tanto buscamos.
    Abraços amigo, Flávia.

    ResponderExcluir