Avatar

terça-feira, 18 de junho de 2013

Intolerância, Homossexualidade e Uma Reflexão que nos Cabe

Embora o tema já tenha sido exposto no blog, importante e recente notícia deve ser analisada.


Comento aqui  a proposta feita pela Comissão de Direitos Humanos, o que significa um retrocesso e quase inacreditável que seja proposto por uma Comissão que diz ser de Direitos Humanos - sim, porque homossexuais fazem parte dos seres humanos até onde sei.

Infelizmente, parece que apenas o Espiritismo não se coloca contrário a Homossexualidade, ou melhor, aos seres humanos homossexuais, se pensarmos nas demais religiões. A questão toda é exatamente esta, enquanto não nos vermos como iguais, com iguais direitos, com iguais necessidades e com iguais propósitos não seremos de fato um todo.

Julgue como melhor desejar, amigo leitor, o que abaixo posto, sobre a triste realidade abordada  e imposta num cenário religioso - o Espiritismo não condena nenhuma religião, e  nem é este o ponto, condenar qualquer religião, mas sejamos conscientes, sempre que envolver escolhas. Esta é uma delas, sem dúvida, concluam e reflitam por si, seriam estes os ensinamentos de Jesus? 

"Presidida pelo deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara aprovou nesta terça-feira (18) projeto que permite aos psicólogos promover tratamento com o objetivo de curar a homossexualidade.

A "cura gay" ainda tramita como proposta e terá que passar por outras duas comissões da Casa: Seguridade Social e Constituição e Justiça. Se aprovada em ambas, segue para o plenário da Câmara.Durante o debate na comissão, houve discussão entre o presidente do grupo e o deputado Simplifico Araújo (PPS-MA), autor de requerimento que pedia, no início de junho, a retirada de pauta da matéria.
O projeto de decreto legislativo, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), suspende dois trechos de resolução instituída em 1999 pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). O primeiro trecho sustado afirma que "os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades."
A proposta aprovada hoje anula ainda artigo da resolução que determina que "os psicólogos não se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica."
Na justificativa do documento, Campos afirma que o conselho "extrapolou seu poder regulamentar" ao "restringir o trabalho dos profissionais e o direito da pessoa de receber orientação profissional". A votação é uma vitória da bancada evangélica, que tenta avançar com o projeto há dois anos" Fonte:

17 comentários:

  1. "A ideologia nazi sustentava que a homossexualidade era incompatível com o Nacional Socialismo, já que não permitia a reprodução, necessária para perpetuar a raça superior. A masturbação era considerada perniciosa pelo Reich.
    Ernst Röhm, líder da Sturmabteilung (SA), a primeira milícia do Partido Nazi, um dos homens de confiança de Hitler que o ajudou a ascender ao poder, era homossexual e foi assassinado em 1934 na Noite das Facas Longas. O mesmo se passava com outros líderes, como Edmund Heines.
    Hitler protegeu, inicialmente, Röhm de outros elementos do Partido Nazi que consideravam a sua homossexualidade como uma violação grave da política fortemente homofóbica do partido. Hitler, mais tarde, ao considerar que esta podia ser, de facto, uma ameaça à consolidação do partido no poder, autorizou a sua execução na chamada Noite das facas longas. Durante o holocausto, a perseguição continuou, tendo muitos sido enviados para campos de concentração. As estimativas sobre o número de homossexuais mortos nos campos varia muito, entre 5 e 15 mil, consoante os autores consultados.
    O sofrimento dos homossexuais não terminou depois do fim da guerra, uma vez que as leis anti-homossexuais dos Nazis não foram suprimidas, tal como aconteceu com as leis anti-semíticas, por exemplo. Alguns homossexuais foram obrigados a terminar a pena a que estavam condenados pelo Governo Militar Aliado do pós-guerra na Alemanha. Outros, ao regressar a casa e aos seus países de origem tiveram que manter o silêncio sobre o seu sofrimento, por medo de discriminação, pois as chamadas leis sobre a sodomia só acabariam por cair na Europa Ocidental nos anos 1960 e 1970." Esse texto foi retirado da wikipédia. REPAREM! nem Hitler em toda sua loucura não descriminava inicialmente homossexuais,apenas depois, por questões politicas se volta contra eles.
    A que ponto chegamos? Adolf Hitler, se tivesse ido a julgamento teria sido condenado por crimes contra a humanidade. Fica a pergunta, apesar disso ele, poderia ser considerado homofóbico? penso que, não! Estamos falando de uma das pessoas que passou pela história deixando um rastro de sangue e ódio.
    Hoje, século XXI, estamos presenciando um aparente retrocesso. A retomada do ódio por aqueles que se acham melhores e acima de outro ser humano.

    ResponderExcluir
  2. É uma vergonha esse projeto de "cura gay". Aliás, não dá pra entender porque tanto hétero se preocupa com a felicidade dos outros. Sou hétero e acho que todos podem e devem ser felizes. Cada um é cada um. Que texto pertinente o seu, Flávia. Uma pena que os evangélicos queiram retroceder a nossa sociedade e atrasar o país. bjs

    ResponderExcluir
  3. Isso daí pode até ser aprovado perante ao nosso Governo, mas quero ver a hora que eles perceberem que uma Decisão Divina foi tomada muito antes dessa alma ser reencarnada aqui, e que nada disso mudará sua natureza. Enfim. A melhor explicação sobre sexualidade que vi até agora foi do Professor Laércio Fonseca. Segue abaixo o link da explicação em epígrafe:
    http://www.youtube.com/watch?v=vJQa8coGloM

    Obs: O vídeo tem 1h e 15min, mas digo-lhes que valha pena!

    Namastê a todos e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos, agradeço todos os comentários!
    Acredito que felizmente a maioria é contrária ao projeto, importante ressaltar que tivemos protestos inclusive e milhares de pessoas que assinaram abaixo -assinados.
    Para quem desejar se posicionar contra ao absurdo, convido a este abaixo-assinado eletrônico - segue link:
    https://www.allout.org/pt/actions/CuraGay

    Mais do que a fé, usada aqui como "causa" do projeto, podemos observar outras intenções, o vídeo traduzido não consegui encontrar, mas posto este , em inglês, no qual é mostrado pela BBC como as doações/causas religiosas são utilizadas e patrocinadas para promover a separação, em Uganda, envolvendo homossexuais. Reflitam, interessante que acontece lá e igualmente aqui...será que existe uma coincidência? link:http://www.youtube.com/watch?v=qcM6GI0TUMQ

    Amigo Gabriel, vou assistir o vídeo recomendado e o comentarei, agradeço. Aos que puderem assinar, também proponho que compartilhem o link do abaixo assinado. Abraços a todos, Flavia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, agradeço amigo! Importante divulgarmos!
      Grande abraço,Flávia.

      Excluir
    2. João, não tem nenhum problema =) precisamos mesmo divulgar, os blogs são uma ótima maneira sem dúvida!
      Quem desejar, digo o mesmo, a verdade e reflexão em 1 lugar.
      Abs! Flavia.

      Excluir
  5. Acabo de encontra o link do vídeo que mencionei anteriormente:
    http://www.youtube.com/watch?v=MFLl5fY48QI, vídeo de 8 minutos, para sua reflexão.

    ResponderExcluir
  6. Gabriel, muito bom o vídeo, sem dúvida existem as variações como em tudo que podemos observar ao nosso redor. Os espíritos não tem sexo, comparando com outras religiões, os anjos não tem sexo e na natureza, sábia, vemos mais exemplos sobre as variações mostradas no vídeo.
    Agradeço por compartilhar e enriquecer o assunto, interesse de nós todos, precisamos refletir e somar ao invés de nos apartarmos como se fossemos diferentes, com todas as nuances particulares (raça,credo,etc) somos , cada um de nós, partes do todo e assim não cabem exclusões, de qualquer espécie.
    Abraços! Flavia.

    ResponderExcluir
  7. Sabe, acho que no fundo até mesmo a questão das interpretações teológicas infantis sobre algumas alegorias da bíblia já estão de lado há muito tempo nessa questão.No meu ponto de vista, tudo agora se resume a uma disputa de Egos: "Eles dizem que não podemos(eu antes não posso), mas eu vou provar a todo custo que faço". No fundo virou uma questão de interesse político de birra. É assim que eu vejo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, obrigada pelo comentário!
      Sem dúvida existe muito do ego e da observação cega daquilo que temos na Bíblia.
      Jesus ensinou e praticou o amor a todos, sem distinção alguma; utilizar-se do livro sagrado como pretexto para a discriminação é negar todos os ensinamentos nele contidos.
      Cada qual tem o direito de pensar conforme compreende o mundo, havendo limites sempre, do contrário é imposição de valores que a maioria não concorda felizmente.

      Excluir
  8. Adorei seu Post Flávia.
    Até postei um tempo atrás em meu blog sobre um protesto que organizaram contra o casamento gay e lá convidei para um reflexão.
    Agora veio a tona esse assunto de "Cura Gay".
    Aos responsáveis por essa "Cura" certamente não mencionaram em nenhum momento defesa sobre a leia maior que ao meu ver se entendendo como a "Lei do Amor"
    Será que todos possuem os mesmos comportamentos e é isso que esta sendo julgado? ou será o comportamento de alguns que esta sendo generalizado para com todos?

    Será que é porque vai contra todos os princípios de educação? ou talvez no ponto de vista moral, filosófico ou religioso que estão por achar no direito de criticar e impor leis é isso?


    Link: http://budamedita.blogspot.com.br/2013/05/um-convite-para-uma-reflexao-casamento.html

    Se me permite amiga Flávia. Divulguei seu Post em meu blog também.
    Adorei seu post! Parabéns amiga.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço pelo comentário Reinaldo!
    Por um lado temos um modo de pensar, somos livres para fazermos nossas escolhas; colheremos de acordo com o que plantarmos - vamos pensar em benefícios? Não vejo nenhum! Vamos pensar em malefícios? Vejo vários, vejo um retrocesso, vejo uma classificação que divide pessoas e ainda as tornam doentes. A mesma religião em Uganda não apenas conseguiu classificar como patologia a homossexualidade, como é igualmente palco de torturas. A moral, a filosofia e a fé não cabem neste contexto. Nesta idéia absurda estão sim o desrespeito, a inverdade e a manipulação. Levar uma nação a perceber seu semelhante como um ser diferente e digno de cuidados psicológicos ou ainda proibir psicólogos de se manifestarem contrários, ignorando a ciência, ignorando o que de fato consta da Bíblia sim denota grande necessidade de fazer uso da consciência.O post é para refletirmos, nada prego, usemos de nossa consciência sempre para espalharmos o bem,independente da fé que tenhamos.Paz e Luz, abs, Flávia.

    ResponderExcluir
  10. Prezada Flávia.
    Há alguns anos atrás foi publicado, pela primeira vez, na Internet um livro intitulado "Reflexões Espíritas sobre a Sexualidade", que assinei, por não ter o nome de quem o inspirou.
    De lá para cá, o número de sites que publicou o livro aumentou bastante.
    Dessa forma, visando dar uma contribuição a quem pretende ouvir mais um ponto de vista sobre a questão da homossexualidade, indico esse livro, bastando procurá-lo através de algum dos sistemas de busca.
    Apenas para trazer mais um dado novo, transcrevo aqui uma afirmação de Chico Xavier: "Toda amizade entre pessoas do mesmo sexo é homossexualismo". Portanto, quem discrimina homossexuais pelo fato dessa opção também é homossexual, porque todo mundo tem amigos e amigas...
    Irmãos e irmãs, respeitemos a dignidade uns dos outros, pois todos somos filhos e filhas do mesmo Pai, que pretende que aprendamos o Amor Universal.
    Se não conseguimos nos Amar reciprocamente, o que temos aprendido com a nossa religiosidade?
    Um afetuoso abraço.
    Luiz Guilherme Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Luiz!
      Concordo, Jesus jamais descriminou ou incentivou a discórdia ou separação entre as pessoas, pelo contrário amou e ensinou de tal modo que suas lições nos servem até nos dias de hoje.
      Grande abraço, Flávia.

      Excluir
  11. Olá Luzes do bem, essa história de Cura Gay ainda vai dá muita confusão em Brasilia. Os politicos em vez de se preocupar com assuntos realmente importantes, querem ficar se metendo na vida intima da população. Devemos respeitar sempre o próximo.

    Continue mantendo seu blog sempre atualizado. bjs

    http://revendabijuterias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Lu, agradeço pelo comentário,
    manterei sim atualizado, agradeço por segui-lo!
    É preciso distinguir o que é bom daquilo que não serve, eis o motivo do post, um convite a reflexão
    Bjs,Flávia

    ResponderExcluir