Avatar

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Analisando a Auto-Obsessão

Na auto-obsessão temos um processo em que o indivíduo é o autor, sem haver, ao menos num primeiro instante, a ação de influências além das próprias.A auto-obsessão se dá apenas a nível mento-emocional  com pensamentos e sentimentos da própria pessoa a atormentando e perturbando.

É mais comum do que imaginamos e às vezes acontece de forma sutil. Existem duas formas de auto obsessão, uma delas é a aquela em que o indivíduovive voltado para si mesmo, preocupando-se em excesso com a própria saúde (ou se descuidando dela), descobrindo sintomas, dramatizando as ocorrências mais corriqueiras do dia-a-dia, sofrendo por antecipação situações que jamais chegarão a se realizar, flagelando-se com o ciúme, a inveja, o egoísmo, o orgulho, o despotismo e transformando-se em doentes imaginários, vítimas de si próprios, atormentados por si mesmos. Esse estado mental abre campo para os desencarnados menos felizes, que dele se aproveitam para se aproximarem, instalando-se, aí sim, o desequilíbrio por obsessão.

Do Livro: Obsessão e Desobsessão de Suely Caldas Schubert

Outra forma de auto-obsessão é aquela em que acreditamos ser ou fazer mais do que realmente somos e fazemos, aquela que conduz à fascinação auto-referente, aquela que, inconscientemente, nos faz pensar que somos especiais, superiores... Essa é ainda mais perigosa do que a primeira, pois nos ilude com uma falsa sensação de bem-estar, realização, bondade, etc., fazendo-nos crer que estamos felizes e saudáveis.

Kardec, o codificador do Espiritismo, dizia: "O homem não raramente é o obsessor de si mesmo".

A obra Estude e Viva, capítulo 28, traz o esclarecimento do Espírito André Luiz: “Através da invigilância, da auto-piedade, o medo ou do exagero de determinados problemas ou impressões, as pessoas podem tornar-se ‘vítimas de si mesmas’, nos domínios das moléstias fantasmas”. 
  
No caso da auto-obsessão de médiuns ou de religiosos de outros crédulos temos a fascinação, já mencionada, vezes atuando - "o seduzido pelo espírito fascinador, se mantém iludido quanto a qualidades das entidades que o domina, e ele mesmo repele qualquer assistência, pois casos de fascinação, sempre são infinitamente mais rebeldes do que a mais violenta subjugação. Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar da ação contra o obsessor. Allan Kardec no Evangelho segundo o espiritismo, nos diz que na fascinação, existe um mecanismo de profunda ilusão instalada na mente enferma do paciente. 

Ele afeta as faculdades intelectuais, distorcendo o raciocínio, a capacidade de julgamento e a razão da vítima, e se vale da sua própria ignorância e dificuldade de compreender um estado de espírito moralmente sadio.

O defeito moral que canaliza a fascinação é o estímulo para o orgulho e a vaidade. Bons valores mediúnicos já se perderam por causa da supervalorização que algumas pessoas deram ao seu amor próprio. Os espíritos fascinadores são atores hipócritas, ardilosos, sorrateiros, irascíveis e não possuem qualquer receio de se enfeitar com padrões vibratórios e fluidos conhecidos pelos médiuns ou se identificar com nomes honrados, e assim, levarem suas vítimas a tomarem atitudes ridículas perante a espiritualidade superior.

Allan Kardec alerta para outro grave perigo o da fascinação de grupos espíritas inteiros. Afoitos e inexperientes podem cair vítimas de espíritos fascinadores que se comprazem em exercer seu domínio sobre todos aqueles que lhes dão ouvidos, manifestando-se algumas vezes como guias e outros".
Fonte:consciência espírita

A cura da auto-obsessão em muitos casos requer avaliação psicológica, podendo ser inseridos tratamentos oferecidos em Centros Espíritas como passes, fluidoterapia e orientações.

Para complementar, convido ao estudo de alguns casos de auto-obsessão, dentre eles o caso de Grace Fishwick portadora da síndrome de Smith-Magenis:


http://studoespirita.blogspot.com.br/2012/07/auto-obsessao.html
http://jorgehessenestudandoespiritismo.blogspot.com.br/2010/12/sindrome-de-smith-magenis-obessao-ou.html
http://www.terapiaregressivaevolutiva.com/page_395.html
http://www.na.org/admin/include/spaw2/uploads/pdf/ips/br/BR3112.pdf




Para finalizar, no blog pode-se estudar mais sobre obsessão, mas existem muitas formas, como podemos observar abaixo:

Emmanuel no livro “Seara dos médiuns, expõe alguns tipos de obsessão relatadas em passagens do Evangelho, sem contar muitas outras relatadas em sua extensa obra literária.

“Nos versículos 33 a 35, do capitulo 4, no Evangelho de Lucas... Temos aí a obsessão direta.”
“Nos versículos 2 a 13, do capitulo 5, no Evangelho de Marcos...Temos aí a obsessão, seguida de possessão e vam­pirismo”.
“Nos versículos 32 e 33, do capitulo 9, no Evangelho de Mateus... Temos aí a obsessão complexa, atingindo alma e corpo.”
“No versículo 2, do capitulo 13, no Evangelho de João... Temos aí a obsessão indireta, em que a vitima padece influência aviltante, sem perder a própria responsabi­lidade.”
“Nos versículos 5 a 7, do capítulo 8, nos Atos dos Após­tolos... Temos aí a obsessão coletiva, gerando moléstias-fantasmas.(12)
 André Luiz, também nos auxilia com uma relação extensa de tipos de obsessão. Veja abaixo, a relação extraída do livro “Prontuário de André Luiz” de Ney da Silva Pinheiro, um excelente trabalho de catalogação das obras de André Luiz, editado pelo Instituto de Difusão Espírita (13):

  • Obsessão de nascituros (embriões e fetos);
  • Obsessão e aborto;
  • Obsessão durante o sono;
  • Obsessão e alcoolismo;
  • Obsessão e animismo;
  • Obsessão e complexo de culpa;
  • Obsessão e desenvolvimento mental da humanidade;
  • Obsessão e espiritismo;
  • Obsessão e figuras demoníacas;
  • Obsessão e loucura;
  • Obsessão e perispírito;
  • Obsessão e vampirismo;
  • Obsessão em templo religiosos (sono provocado);
  • Obsessão entre encarnados;
  • Obsessão logo após a desencarnação;
  • Obsessão por inveja;
  • Obsessão reciprocamente entre desencarnados (imantação mental);
  • Obsessão reciprocamente entre encarnados e desencarnados;(13)
Auto-obsessão, delírio psíquico, demônios e demonismo, dupla personalidade, enxertia mental, epilepsia, Espíritos endemoninhados, hipnose, imantação mental, infecções fluídicas, licantropia, magia negra, obsessão e mediunidade, operações magnéticas, parasitas, ovóides, possessão, simbiose espiritual, vampirismo espiritual, etc. Fonte:espiritismoemdebate

7 comentários:

  1. Parabenizo pelo vasto material, muito interessante e pertinente!
    Compartilhado,bs.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o comentário Sérgio,gde abraço!

    ResponderExcluir
  3. Comentário via dihitt:Alexandre Filho(www.almateca.tk)
    Perfeito Post, Flavinha =)
    Acho que é sempre bom estudar sobre o assunto, o estado mental alterado é uma ilusão muitas vezes difícil de ser quebrada rapidamente, que o diga as depressões por aí...e que qualquer um de nós pode cair, basta, como diz André Luiz, não vigiar pensamentos complicados.Um outro conselho muito pertinente vem de Emmanuel, quando se refere ao trabalho, ou seja uma forma sadia de deixar a mente ocupada, é um dos melhores remédios, senão, talvez, a melhor profilaxia contra isso.

    Comentário via dihitt: Luzesdobem(luzesdobem.blogspot.com)
    Perfeita colocação amigo, se me permite postarei no blog
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. O pensamento fixo, de qualquer espécie é perturbação (penso que isso resume a inveja,raiva,medos,vitimização, narcisismo,entre outros) , significando um auto boicote ou auto-obsessão.
    Dá p refletir tantas coisas...e q lista imensa de tipos de obsessão, conhecia apenas 4, obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  5. "Orai e vigiai" não tem outro remédio.
    Todos estamos expostos a sofrermos de auto-obsessão.
    A vaidade e o orgulho (só me incluo) estão presente mais ou menos dentro de nós.
    Quando menos esperamos, Ei-los! onde estavam? dentro de nós.
    Bjs. Mais um post cheio de esclarecimento.

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol, sem dúvida um pensamento fixo é um desequilíbrio e também se mostra como parte da auto-obsessão ou auto boicote como bem colocou, obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir
  7. Olá Lúcia ! Bem colocado, por isso mesmo q a auto-obsessão é a mais comum assim como tb a mais sutil de percebermos.
    Orar e vigiar é o caminho, sem dúvida!Quando o processo doentio se instala, necessário buscar auxílio psicológico, pois a tendência é piorar; quando se estabelece sintonia com outras mentes a auto-obsessão pode significar outras formas de obsessão mais sérias, sendo necessário então auxílio não somente psicológico, como também espiritual.
    Bjss!

    ResponderExcluir