Avatar

quarta-feira, 29 de maio de 2013

E o que não é Espiritismo? A Saber : Rituais, Magias, Pactos, Curanderismos não fazem parte da Doutrina


O imaginário faz parte do nosso mundo, nos acompanha desde tempos remotos e somente através de uma análise podemos desmistificar o que não compreendemos.

Sim, é preciso estudar, entender e refletir se quisermos participar de forma sadia nesta jornada, preconceitos não auxiliam em nada,ao contrário, são somente pontos de vista sem muito o que argumentar ou acrescentar.

O Espiritismo é colocado dentro deste contexto também,infelizmente, visto que se de um lado temos a ciência que descobre cada vez mais a ligação do homem com o espírito, do outro ainda há os que acreditam ser o Espiritismo uma realidade imponderada, então, sem qualquer análise, o contextualiza pelos preconceitos que carregam.

O intuito não é"levantar uma bandeira", mesmo porque isso o Espiritismo não faz, nem mesmo se apresenta como verdade absoluta pois acredita que a ciência ainda poderá ir além, a verdade se insere na observação não de superstições,mas de fatos concretos.

Difícil é falar sobre qualquer efeito espiritual sem discernimento algum, assim ainda temos céticos, que ignoram haver um Deus, mesmo que estejamos cercados de Suas obras, onde somos frutos indubitavelmente; fácil é seguir apenas, sem aquilo que Jesus pontuou na Bíblia - "ouvidos de escutar e olhos para ver".

Os fenômenos espirituais recebem este nome não por serem carregados de mistérios inexplicáveis, como algumas religiões desejariam; há outros fenômenos que nada têm de espiritual, como os físicos ou químicos por exemplo.Não deixam de ser fenômeno e são explicáveis.

O Espiritismo ainda não realiza qualquer ritual com animais, não interpreta sonhos como algumas revistas que acrescentam números para apostas, não pratica magia, não faz "macumba" ou "trabalhos de despacho", não devota a Satanás (mesmo porque este personagem não existe na doutrina), não estabelece qualquer tipo de pacto, não realiza curanderias, nem simpatias ou se encaixa na metafísica (embora o estudo seja próximo, assim como a física quântica que demonstra haver sim desde os universos paralelos até mesmo o processo de reencarnação pautadas na investigação científica).


A doutrina têm sim uma visão maior do chamado "céu", onde não estaremos repousando eternamente, mas sim, contribuindo para o bem e para a evolução até que chegue o momento de experimentarmos novas lições, assim a doutrina também tem muito cuidado com a palavra carma - pois o carma nada mais é do que uma lição benéfica pois se dá pela necessidade de evoluirmos ainda que seja através de problemas e dificuldades - assim Deus justo não estabelece carmas,mas sim experiências para nosso aperfeiçoamento individual.

Em relação ao "inferno", como já abordado no blog, também não existe uma área de penalizações eternas, situada no "subsolo" terrestre - mas parece mais "lógico" assim pensar, para alguns indivíduos. Havendo justiça, a base como as ações divinas se dão, fica um pouco difícil crer nisso por sí só; enfim, a doutrina entende que os erros, o materialismo e a necessidade de reajuste moral faz com que o desencarnado não esteja pronto para novas lições e contribuições como estão os que já conquistaram um certo entendimento de suas próprias obrigações como ser humano.

Assim é preciso rever, é preciso que suas energias (que são mantidas pelo perispírito) fluidicas se reajustem, é necessário observar as faltas cometidas e desejar a própria melhora conscientemente. Quer dizer então que se desejar evoluir já é o primeiro passo, então porque, sendo melhor, assim não procedem todos que desencarnam? Porque preferem estar próximos daqueles que amaram, insistindo na permanência da vida que já se esgotou; preferem continuar em processos de vingança aos que mal lhe fizeram; preferem atender aos vícios mantidos quando encarnados buscando a mesma satisfação que tinham ou por simples condição energética (sintonia). Para tanto, em todos os casos, o tempo opera nos reajustes, assim como as reencarnações.

A visão de um persona diabólico não existe, não há portanto o temido Satanás ou Diabo, há sim pessoas que realizam atrocidades, capazes de atos terríveis, que em nossos tempos são noticiados constantemente nas mídias televisivas e impressas - e impressionam tanto quanto o "Diabo" pelo mal que são capazes de realizar. Somos seres humanos, ainda que passíveis de atos escabrosos e permanecemos assim seja encarnados ou desencarnados - imagine então que estes, quando desencarnados, estarão aptos a exercer qualquer papel benéfico para si ou outrém? Não. Mas também não significa que estejam pactuados com uma entidade maléfica, mas com sua própria natureza e sintonia e vezes já que há sintonia, agrupados com outros seres desencarnados que muito se aproximam de seus ideais e pensamentos.Digo seres, seres humanos mesmo, que estando desencarnados recebem o nome de espírito, simplesmente isso, tudo mantêm-se na continuidade.

Onde então a mistificação? Onde operam então as chamadas "mágicas" do Espiritismo? Se somos seres humanos, continuaremos a ser havendo a continuidade,correto? Então onde está o Diabo na doutrina?
Está na mente humana, está na necessidade de projetar o mal como algo incontrolável, de construir um ambiente onde o fogo arde e os castigos imperam sem cessar para que nós não cometamos pecados.

A doutrina acredita que a reflexão e o entendimento, a boa conduta, o bom uso das palavras e livre arbítrio pautados na moral e no buscar desta moral nos distancia dos "pecados" que são na realidade erros, vezes hediondos, sim, mas erros que infringem as Leis Divinas. Para que se desfaçam os erros, eis que somos chamados a expiá-los. Sem entendimento os erros viram pecados, os pecados viram destinação para um céu ou inferno e estes viram a busca que permeia nossos atos, visto que desejamos "ir para um bom lugar", ainda mais quando são abordados como eternos e sem qualquer oportunidade de "transferência" de um para o outro. Terrível mesmo! Mas não...a doutrina não entende a morte neste prisma. Existe a evolução em tudo e para todos, por mais que demore em alguns casos, pois se justas as Leis nada tem de cruel; se perfeita nada tem de imutável; se sábia nada tem inaproveitável, assim somos parte destas Leis, que, por incluir o livre arbítrio nos permite escolher sempre, e, sim, haverá somada aqui a Lei de Causa e Efeito sem dúvida para cada escolha.

Se o Espiritismo assim pensa e realiza suas atividades promovendo a reflexão e entendimento, convidando a quem desejar a compreensão do que nos cerca, como poderia a doutrina se atrelar a "macumba" ou "despachos"? Totalmente descabida a afirmação de que um resume o outro, somente possível aos que não conhecem absolutamente NADA do Espiritismo! Se lesse apenas um livro, se ouvisse apenas uma palestra perceberia a distância, pois não encontraria na doutrina nenhuma associação. Um fato, aliás, curioso é que participam da doutrina pessoas de várias fés, sejam católicos, judeus, budistas exatamente porque o espirito é analisado por estas como algo que transcende a carne, assim como cientistas, como sempre posto no blog, mesmo os céticos que uma hora ou outra se esbarram na continuidade, nos processos de cura, nos fenômenos que existem e anseiam por estudar e fornecer explicações científicas.

O Espiritismo aborda exatamente estas questões, como tudo se dá seja neste nosso plano como no outro plano, a ligação acontece através do médium, chamados de profetas noutros tempos. Nada há de feitiçaria, seja em relação aos médiuns, profetas bíblicos, Jesus; como negar um sem negar a todos? Como não colocar a todos no mesmo julgo sendo que apenas buscam o bem, o entendimento e uma análise coerente que deve acontecer no íntimo de cada um? Sim, há como sempre houve os que nada têm de moral e que nada querem além de guardar economias as custas do espiritual, e isso observamos em várias religiões, como já disse, ainda somos seres humanos, ainda devemos separar o joio do trigo e o correto do errado.

Sempre que estivermos abertos à compreensão, desejosos de entender questões como "quem somos, para onde vamos, o que devemos aprender aqui, qual meu papel, o que está por vir, questões que envolvem a si, entes queridos e existência, entre outras como mediunidade, curas, fenômenos o estudo se faz necessário - estude, reflita, veja o que lhe diz o seu íntimo, pense a partir de si mesmo, não ouso querer persuadir ninguém, mas como sempre, deixo uma reflexão e alguns esclarecimentos sobre a doutrina, necessárias, de como o Espiritismo aborda as várias questões que nos cercam.

Para tanto achei relevante lembrar também tudo aquilo que não faz parte da doutrina, poderia ter incluído outras considerações da doutrina Kardecista, como o Candomblé, Umbanda, Quimbanda por exemplo, mas deixarei para um outro post pois requer sejam bem discutidas as questões, para que não causem mais dúvidas.

Em relação as menções finais postadas (acima mencionadas)  apenas elucido que não integram o Espiritismo Kardecista e seria necessário discorrer de cada qual, tornando o post gigante, guardo para uma próxima oportunidade.

7 comentários:

  1. Belíssimas as postagens e esclarecedoras, continue nesta caminhada, muita paz!

    ResponderExcluir
  2. Maria, obrigada querida, a doutrina é muito esclarecedora, me ajudou e ainda ajuda através da conscientização. Gde bj, Flavia

    ResponderExcluir
  3. O que acho que também contribui muito para as confusões é o fato de muitos fieis de doutrinas como o Candomblé e Umbanda se dizerem espíritas.
    Quem não conhece e não tem a intenção de ir em busca de esclarecimento, adota o termo como correto.
    Nas igrejas evangélicas, principalmente as pentecostais e neo-pentecostais também é dito para os fieis que os adeptos do Candomblé e da Umbanda são espíritas e que realizam práticas espíritas, aumentando ainda mais a confusão.
    É o mesmo caso do Satanismo, que pouquíssimas pessoas sabem do que se trata e saem por aí erroneamente dizendo ser uma doutrina de adoração a demônios, o que não confere com a realidade. veja no link a seguir: http://www.gibanet.com/2012/12/30/voce-sabe-o-que-e-satanismo/
    A busca do conhecimento sem preconceitos nos concede a liberdade plena e verdadeira.
    Ótima abordagem, parabéns.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Verdade Gilberto, espalham aos quatro ventos que o Espiritismo é a negação das Leis divinas, pecaminoso,etc e por este caminho seguem; a idéia é a de provocar medo e desconfiança o que permite a outras religiões "manterem seus fiéis" dentro de suas verdades. A Umbanda e Candomblé envolvem entidades que ainda se utilizam de rituais, instrumentos, oferendas e por envolverem espíritos na interação acabam se misturando ao Espiritismo (mesmo quando direcionado ao bem); mas veja, todas as religiões invariavelmente "trabalham" com o espiritual, de uma forma ou de outra, cada qual a seu modo assim o é q temos padres exorcistas, pastores exorcistas só para exemplificar. Mas convenhamos q a idéia é de banalizar o Espiritismo e infelizmente seguirão neste caminho, embora não represente a verdade em que a doutrina de fato está inserida.Agradeço o comentário, abraços , Flavia

    ResponderExcluir
  5. Houve um excelente debate do assunto no Dihitt, onde também posto as matérias, por ser longo não postarei aqui. Mas apenas uma conclusão de minha parte - acredito ainda que o amparo espiritual é o mesmo e acontece em todas as religiões sem exclusividade, pois buscamos nas religiões o amparo necessário que de certo n faltará independente do local que se busque, ou da forma como se dê, desde que haja sintonia,merecimento,fraternidade pois creio que em locais onde hajam tumultos e disparates os espíritos auxiliam de uma outra forma, sem necessariamente estarem presentes (digo de algumas poucas religiões ou pseudo religiões, como o caso da igreja da maconha e as q utilizam de ervas alucinógenas).A busca e a fé é sempre individual, cada qual busca e entende como melhor desejar pois existe a sintonia de pensamento, a afinidade que opera nas várias escolhas e, Deus, é um só operando onde deve operar de modo igual. Não sou contra qualquer religião, desde que se empregue o bem, mas pontuo q o Espiritismo não é senão amparo, entendimento e reflexão.Agradeço todos os comentários e a oportunidade de debater sempre.Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Flavia
    O que acontece com o Espiritismo é que ele é visto sob o ponto de vista da religião cristã, porque a maioria da população o é, e não sob o ponto de vista neutro, Só mesmo um espírita ou um cristão esclarecido que veja desde fora de suas crenças para poder acessar uma análise neutra. O Espiritismo é visto, de um modo geral, como qualquer fato, ritual, estudo, crença, que se associe aos espíritos, portanto abarca, como foco de estudo, todas essas religiões citadas no título do post, pois entram nesse contexto, mas a VISÃO de tudo isso, que seria o verdadeiro espiritismo, desde fora, seria científica. Mas isso não ocorre só no espiritismo, No Budismo, dizem que Buda é Deus e que sua filosofia, assim como a de Confúcio e a do Tao de Lao Tse, que são pensadores, e não deuses, são religiões, Na minha opinião Cristo também é um pensador mas o caráter divino fez de sua filosofia uma religião. E como pensadores tem uma visão própria desses fenômenos.
    Assim sendo, o que temos é uma visão desde o cristianismo sobre todas as outras religiões, e não desde um cientista. Isso não significa necessariamente que eu concorde com ela, pois tenho uma visão desde o meu ponto de vista sobre o espiritismo, mas temos que respeitar o que cada doutrina, filosofia ou visão de estudo tem de si mesmo, sua proposta, pra começar a analisar e não analisar uma visão a partir de outra, O Satanismo de Anthony Salazar Le Vay , citado pelo Giba, não acredita em Satanás como entidade, e sim como energia, embora os cristãos pouco entendidos teimem em aceitar apenas sua visão de Satã como algo personificado como diz sua crença para essa outra crença. Portanto, deturpando a visão correta, e dando opiniões sem nenhum fundamento. A visão do Budismo sobre Satã é parecida, mas o Budismo não a reverencia, e sim, a "diagnostica" a através da purificação. A satanização das doutrinas nada mais é que uma manipulação que tenta evitar o estudo e a análise de correta outras religiões, através de distorções e mentiras, Seu fundamento está em manter o fiel nas rédeas da igreja, como escravo, Como satã é o pai da mentira, não deveriam fazer isso. Porém uma das formas de evitar isso, é esclarecendo através de um texto como o seu
    abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcos, agradeço o comentário, o link postado pelo amigo Gilberto eu na realidade desconhecia; mas acredito que a manipulação faz parte de toda a negação - somos livres para nossas escolhas ou pelo menos deveríamos ser, o desvirtuamento em nada beneficia e Deus opera sempre,independente da religião.
    Postei para elucidar o que não faz parte da doutrina, desmistificando qualquer visão que seja deturpada. O debate é lançado a todos, pois acredito no lado sadio das opiniões, tudo ponderado acrescenta =) e é fundamental ; tenho amigos próximos das mais variadas religiões, as vezes encontramos algumas proximidades e outras não, são formas de pensar e de entender o lado divino, tudo é válido se for guiar o indivíduo para o bem e para a reflexão. Pela oportunidade de debater creio que o post cumpriu seu papel e sou grata por td q foi acrescido.Gde abraço! Flavia.

    ResponderExcluir