Avatar

segunda-feira, 8 de abril de 2013

DEPRESSÃO



A depressão leve ou aguda requer cuidados sempre, não dispense auxílio médico pois o quadro pode estar relacionado com doenças como disfunção da tireoide, reumatismo, entre outras.


Somente através de uma investigação o médico poderá diagnosticar o caso.
Os centros espíritas podem auxiliar nos processos de tratamento através de passes ou outro tipo de tratamento.
Se você conhece alguém que está com depressão busque ajuda o quanto antes para que o quadro não venha a piorar, exigindo longos tratamentos; procure conversar com a pessoa deprimida buscando refazimento desta e diga sobre a necessidade de buscar auxílio.
Caso esteja deprimido proponha-se a buscar ajuda para que o mal não se acomode e aumente.
Tente fazer uma reflexão sobre seus sintomas e anseios e narre para um médico de sua confiança, s desejar ir a um centro, proceda do mesmo modo, partindo de sua análise.
Em alguns casos a terapia poderá ajudar muito, também é possível fazer uso de outras terapias paralelas ao tratamento médico - Florais de Bach, Cromoterapia, Aromaterapia.
Melhoras significativas também foram apontadas com a prática da ioga, desde que a depressão sea moderada.
O segundo passo após a análise é querer melhorar, nossas atitudes operam milagres, tenha fé, dê o primeiro passo, solicite ajuda de alguém, converse e não se atenha a pensamentos tristes, serão passageiros se buscar auxílio.
Observe como anda sua rotina, se têm trabalhado em demasia ou se encontra-se em inércia, caso tenha muito trabalho tente tirar uns dias de lazer, leia livros, passeie e retome seus trabalhos.Reconecte-se com amigos e familiares, viaje.
Caso esteja em inércia, movimente-se, proponha-se a pequenas alterações em seu dia-a-dia, separe roupas e objetos para doar, viaje, leia, ajude uma ONG como puder, o movimento lhe trará mais energia.
Independente do caso não deixe de buscar amparo médico, pesquise na internet sobre o tema e saiba que somente uma atitude de reação é que poderá tirar você ou alguém deste estado.

Abaixo transcrição de um trecho do livro Coragem:


Há também situações como traumas e perdas que acarretam o quadro depressivo, além do fator genético.

Se trazes o Espírito agoniado por sensações de pessimismo e tristeza, concede ligeira pausa a ti mesmo, no capítulo das próprias aflições, a fim de raciocinar. Se alguém te ofendeu, desculpa. Se feriste alguém, reconsidera a própria atitude. Contratempos do mundo estarão constantemente no mundo, onde estiveres. Parentes difíceis repontam de todo núcleo familiar.
Trabalho é Lei do Universo. Disciplina é alicerce da educação.
Circunstâncias constrangedoras, assemelham-se a nuvens que aparecem no firmamento de qualquer clima.
Incompreensões com relação a caminhos e decisões que se adote são empeços e desafios, na experiência de quantos desejem equilíbrio e trabalho.
Agradar a todos, ao mesmo tempo, é realização impossível.
Separações e renovações representam imperativos inevitáveis do progresso espiritual.
Mudanças equivalem a tratamento da alma, para os ajustes e reajustes necessários à vida.
Conflitos íntimos atingem toda criatura que aspire a elevar-se.
Fracassos de hoje são lições para os acertos de amanhã.
Problemas enxameiam a existência de todos aqueles que não se acomodam com estagnação.
Compreendendo a realidade de toda pessoa que anseie por felicidade e paz, aperfeiçoamento e renovação, toda vez que sugestões de desânimo nos visitem a alma, retifiquemos em nós o que deva ser corrigido e abraçando o trabalho que a vida nos deu a realizar, prossigamos à frente.

(Do livro "Coragem", por Emmanuel, psicografia por Francisco Cândido Xavier)