Avatar

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A Mediunidade Explorada: Ibope, Benefícios e Ganhos Indevidos



Boa tarde amigos! Como estão todos?

Primeiramente segue nosso motivo de ausência no blog, estivemos com algumas dificuldades que nos impediram o acesso e a manutenção de informações infelizmente.

Mas saúde restabelecida,seguimos em frente, com nossos pedidos de desculpa pela ausência prolongada.



Hoje convidamos à discussão do tema Mediunidade Explorada.

Desde que a espiritualidade existe, há aqueles que fizeram e fazem da verdadeira comunicação benfeitora uma oportunidade de lucro e engano, ocasionando disparates tantos que a grande maioria de nós pode citar ao menos um exemplo que lhe aconteceu ou ocorrido com algum conhecido ou familiar.

Também é divulgado nas redes de televisão, pois a busca do Ibope, que não é nenhuma novidade, impulsiona a chamada de propensos "médiuns", "videntes" ou seja lá a nomenclatura que venham a se utilizar, para declararem e "explicarem" os "fenômenos".

Quando há alguma notícia trágica noticiada nos meios de comunicação, certo é que estes também se apresentarão para comunicar o "lado espiritual" dos casos.Quando não há um motivo maior, se apresentam para debaterem temas dos mais variados, sempre do cotidiano, do senso comum, conseguindo a atenção de muitos.

É claro para quem não apenas conhece como estuda o Espiritismo que nenhum destes atos representa ou significa a doutrina; a doutrina está voltada ao amparo, ao esclarecimento através das comunicações.

Nunca foi assunto novo, basta estudarmos para observarmos que a mediunidade sempre existiu e está inserida,como inúmeras vezes já o dissemos, em outros livros e obras, que estão fora da doutrina espírita, como a Bíblia e assim por diante.

Médiuns todos somos, variam apenas os graus , as percepções. Razão pela qual encontramos médiuns com pequenas à grandes capacidades de comunicação.

Além da variação da percepção ou canal, há ainda as variações de tipos de mediunidade - esta variação é estudada tipificando cada qual: psicofonia, psicometria, psicografia e etc.

Em nenhum momento a doutrina se serviu de comunicações estranhas como a que podemos acompanhar nas redes de televisão, em alguns locais de leitura de sorte, de trabalhos chamados de desmanches ou feitiços.

Vejamos. Se analisarmos bem , sem muita profundidade até, veremos que todos falam do lado espiritual. Incluímos todos os crédulos, todos se pautam na visão espiritual e cada qual com sua visão.

Então ao comparar o Espiritismo com leitura de sorte, com trabalhos espirituais para fins que envolvem o egoísmo humano e suas preocupações mundanas, estamos no mínimo cometendo erro grave.

Seria o mesmo que comparar o Catolicismo, Judaísmo, Hinduísmo assim como o Espiritismo, único e exclusivamente porque nos falam ou remetem a fé, espiritualidade e conexão com algo divino. 

Claramente há em cada uma das religiões suas distinções. É tomar o todo pela parte, desconhecendo e muito a parte. Lembrando que a doutrina não tem apenas um contexto religioso,mas de investigação também, não sendo a fé pela fé.

Quando alguém diz... não gostar do Espiritismo pois é um absurdo fazer "macumba" está tão equivocado quanto alguém que diz o mesmo só que trocando Espiritismo por Catolicismo por exemplo.

Pois bem; ressaltamos aqui que o engano sendo amplamente divulgado e ainda carregado de misticismo envolvendo os espíritos, acaba por cair em terreno da doutrina a fonte deste engano disseminado; sem sê-lo.

Já pudemos constatar absurdos do tipo: calvície é na realidade um resgate; casas ou apartamentos com determinados números (e deve-se somar os números té que dê no máximo 11) significa propensão à falta de sorte ou problemas financeiros,de saúde e até relacionamento.

Ouvimos estupefados ainda que cortinas de determinadas cores atraem espíritos maus, ou que miasmas são "pedaços de espíritos que grudam em nós" - confessamos que imaginamos um pé ou um braço de algum desencarnado grudado em alguém.

Sim, parece piada,mas na verdade além de engano descarado é fonte de lucro. Não apenas de ibope, já que há sites vinculados aos nomes destes "apresentadores clarividentes" que vendem suas esquisitices para quem quer prosperar financeiramente, num relacionamento ou de saúde.

A questão deve não apenas ser observada com critério como também deve ser discutida entre nós. Acreditamos que não basta apenas afirmamos " que absurdo",mas sim discutirmos em nosso meio, alertando aos demais do nosso círculo pessoal.

Não conseguimos imaginar, ainda que tentemos recorrer ao lúdico, um espírito superior ou mentor que venha a um médium para de fato ajudar nas questões que cabem a nós resolvermos! Problemas todos nós temos, cabe a parte destes a nós mesmos.

Também não podemos concordar com a idéia de que um mentor venha a nos dizer a cor de cortina que devemos ter em nossas casas, o sobre calvície ou ainda sobre aquela determinada figura da mídia que acaba de desencarnar e está agora em X ou Y situação espiritual.

O bom senso simplesmente nos impede. Mas pode não impedir aqueles menos atentos, pois com a alcunha de videntes, podem arrastar aos de boa fé a crerem no impossível.

O mesmo se aplica a leitura de sorte e demais soluções rápidas, que de rápidas nada tem - na realidade se utilizam estas de espíritos ainda inferiorizados, sedentos de fluído animal que por "contrato" passam a obsediar algum irmão. Este contrato significa meios de obtenção de fluido e então, pela troca de interesses mundanos de ambas as partes eis que o problema inicial passa a ter dimensão ainda maior.

Solução simples amigos é ainda orar e vigiar.Não há mágicas, mas sim comprometimento, responsabilidade, estudo que podem nos auxiliar a mantermos o bom uso de nosso próprio livre arbítrio.

A mágica fica no terreno destes que iludem para ganho, muito distantes da doutrina e como toda mágica, há um truque por trás...

Agradecemos a todos por nos acompanharem e pelas mensagens que nos enviaram. Agradecemos pelas preces e pelo carinho, recíproco de nossa parte.

Programa na Rádio Fraternidade continua ;) e nosso trabalho aqui no blog reiniciamos com este post.

Luz e paz a todos, que possamos refletir sempre e em conjunto, tudo soma, cada opinião, cada visão, cada palavra, então convidamos que comentem.

Abraços e ótimo final de semana a todos!