Avatar

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Reflexão: Manipulação Religiosa


Bom dia amigos! Todos bem?

Hoje abordaremos a manipulação religiosa, refletindo sobre os motivos que segregam grupos e que embora esteja massivamente presente nos dias de hoje, sempre existiu.

Na História não faltam casos que nos mostram a manipulação vestida de fé.




Absolutamente nada contra nenhum credo específico que abordamos neste post, mas, vez que as organizações são estruturadas por seres humanos,
ainda encontramos cenários revestidos de equívocos muitas vezes pensados para a manutenção do poder se não absoluto, próximo de sê-lo, ainda que custe ao fiel a perda de seus bens, a alienação, o misticismo corrupto e distanciamento de entes queridos, como exemplos.

Curiosos observarmos.Convidamos os leitores à reflexão, sobre os motivos da subjugação do ser humano ao longo dos tempos.
O lucro imediato e escalonado é um dos porquês e, neste grupo, temos sempre a criação de necessidades impostas aos do grupo religioso que são cobradas, jamais ofertadas gratuitamente.

Em forma de livros, cd´s, dvd´s, vassouras ungidas, tijolos e etc....

Se nos utilizarmos de estudos psicológicos comportamentais, entre outros fatores, entenderemos melhor.

A famosa pirâmide de Maslow que aponta e gradua as necessidades humanas, as pesquisas de ações e reações, padrões de comportamento, a propaganda a incentivar os famosos 7 pecados capitais, a psique dos sentimentos, estudos provindos dos tempos de Hitler través da figura de Joseph Goebbels (responsável pela divulgação e manipulação da campanha de ódio em que propunha a separação entre os grupos, manipulou as massas apoiado na idolatria favorecida pelo medo e a fome) que em acordo com os Estados Unidos livrou-se da condenação de morte desde que repassasse seus estudos.
Pirâmide de Maslow

Este conjunto técnico de manipulação somados a outros tantos são ferramentas que operam contra a lógica e a reflexão.Funcionam e estão presentes em vários credos, seitas, filosofias e organizações.É um assunto interessante e necessária sua observação, visto que a compreensão do ser humano como um todo serve de objeto de análise evolutiva e que em muito se distancia dos ensinamentos básicos de amor a si e ao próximo, misericórdia, justiça, etc.

Estudamos, cremos, melhor quando estudamos o todo, ou seja, importa refletirmos também sobre o que não é justiça, caridade, amor e evolução.

Além do lucro pela vendagem barata há distorções da própria História, da cultura e das necessidades.Jesus então passa a "preferir" o grupo X e não o grupo Y, então indivíduos do grupo y estão não apenas equivocados,mas são tidos como pecadores, passível de ser colocado a estes toda espécie de julgamento infundado. Dignos de repulsa, deve o grupo X manter distância deste "mal" e inclui não apenas seres comuns como santos igualmente ou anjos, espíritos, enfim, tudo que lhe for diferente do modo de pensar, saindo também do contexto puramente religioso, baseados em preconceitos que vai desde a raça até opção e orientação sexual. 


Jesus, de acordo com todo material digno de nota promovera a paz, a cura, ensinamentos profundos e simples, acessível a todos, sem jamais ter feito distinção de grupos, recordando apenas em suas parábolas que ouviriam e entenderiam aqueles não corroídos pela ganância, maledicência e busca pelo poder.Amar o próximo não é excluir o próximo, persegui-lo, julgá-lo; mas o que notamos na manipulação religiosa é a exclusão de grupos.

A exclusão inclui algumas vezes amigos e a própria família como símbolo máximo de fidelidade. 

Assistimos a um documentário investigativo francês, que gerou a idéia deste post inclusive, sobre a Cientologia.Neste "credo" a exclusão é uma das formas de manipulação, além da delação das pessoas do grupo que se notem contrárias em dado momento às informações passadas através de vídeos e palestras manipulatórias.A delação prevê castigos severos e é chamada de código de ética!

Filhos que ingressam com seus pais quando alcançam determinada idade e tempo na Cientologia devem ser chamados de senhores pelos próprios pais, jamais pelo nome próprio, pois estão na escala deste credo acima dos que ingressam já adultos. Claro, perceptível motivo aqui, adolescentes que desde cedo se envolvem com a manipulação estão mais sujeitos a aceitação sem argumentações que adultos; tanto assim o é que o documentário realizado contou não apenas com ex membros como também com indivíduos infiltrados no sistema. Sim, Tom Cruise é um dos membros famosos, o que em nada muda ou suaviza a questão debatida aqui.Se refletirmos até piora visto que sua imagem associada e divulgadora do sistema acaba por gerar curiosidade no mínimo de possíveis novos membros.

Encontramos de tudo um pouco como manipulação na Cientologia, desde a obrigação de ingestão de remédios à análises ditas psicológicas de seus membros, há ainda linha de crédito para que possam financiar os 200 níveis de "estudos" que custam não menos de 1.000 euros, variando conforme o nível, além de viagens obrigatórias e compras de materiais (cd´s, dvd´s, livros).

Além do lucro há o poder, Hitler , estudioso da Bíblia, talvez seja até hoje o ícone desta busca, dizia que Jesus foi brilhante, porém faltou-lhe uma visão estratégica para a dominação completa.Novamente temos Jesus descontextualizado, mais parecido com um carrasco do que um espírito do bem.

Recentemente um grupo extremista católico do sul do país acusou o papa e buscam removê-lo, este mesmo grupo acredita que mulheres não devem trabalhar pois deste modo se assemelham aos homens , se distanciando da função única que lhes cabem, de "gerar bebes" e ainda negam o holocausto, condenam a aproximação papal com demais credos, com ênfase ao povo judeu.

Dividir para governar - a máxima sobrevive e anda bem nutrida. No tocante aos evangélicos e a famosa tese da prosperidade, Jesus aparece como um excelente objeto de barganhas. Ilógica em sua essência, gera lucros colossais. Quer um milagre? Oferta a Jesus e terá. Porém Jesus não podendo receber diretamente qualquer oferta material, cabe então a quem os volumes de dinheiro?

Nada contra, entendam, a quem queira doar, mas doar valores materiais é um ato íntimo e não obrigatório e jamais necessário para que sejamos amparados, já somos amparados, mesmo porque Deus sendo misericordioso e justo não nos deixaria de auxiliar independente do credo ou qualquer outra condição, grupo ou visão de mundo.Recordam que na Bíblia Jesus disse que mais fácil um camelo passar pelo buraco da fechadura que um rico no céu ou é dando que se recebe, a teoria da prosperidade segue seu curso.

Se mudarmos a figura religiosa, no caso Jesus para outras o mesmo cenário pode ser observado, sofismam, reconstroem a verdade e chegam até a usar armamentos para tal, assim temos a exclusão em alguns credos não apenas de convívio íntimo,mas pela exterminação.


Ofertam a ideia do poder, geralmente à classes dominadas pelo sistema.Exploram na manipulação a vaidade,egoismo, inveja e assim por diante e aqui temos os ditos videntes de toda sorte que solicitam pagas para suas previsões e mais uma vez se utilizam das fraquezas e incertezas humanas e porque não dizer do comodismo e imediatismo para lucro próprio.

O post é grande mas poderia ser muito maior, não vamos nos demorar com inúmeras análises mas deixamos uma pergunta: quem gera mundialmente o medo constantemente? Ora se pegarmos Goebbels entenderemos o papel do medo no processo manipulatório, além da fome.

Nos perguntamos amigos leitores se estas discussões sobre homofobia, feminismo, machismo,credos e etc com claro intuito de separação de grupos não estão de fato nos separando uns dos outros.Debate sadio e inclusivo é necessário, e não visa disseminar ódio,mas entendimento.Eis a grande diferença.

Toda visão limitada carrega uma imperfeição, nestes tempos em que observamos grupos e grupos, que usemos a consciência em nosso favor, somos antes de tudo seres humanos; a ninguém cabe julgarmos,mas uma vida sem a menor análise, como vemos, pode gerar destruição de toda sorte.

Agradecemos novamente a todos pelo carinho e por podermos dividir com vocês questões e reflexões. Abraços a todos! ótima quinta-feira!

Luz e paz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário