Avatar

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Reflexão: A Doutrina e Nós



Bom dia, amigos leitores!

Este mês que se inicia completaremos 2 anos de postagens do blog, agradecemos pelo carinho e amizade de todos, os quais,a maioria conhecemos por nome e acompanhamos as aspirações de cada qual com reciprocidade, através dos posts que compartilham na internet, comentários e emails.

Como de costume, postamos matérias que nos são solicitadas,além de artigos da doutrina e reflexões, assim, com a chegada dos dois anos, nada melhor que dividir com vocês uma reflexão acerca destes anos de trabalho.

O surgimento do blog se deu por uma soma de motivos, do desejo de compartilhar estudos, de acompanhar estudos postados, de debatermos em conjunto e de divulgarmos a Doutrina Espírita. Sim, também podemos dizer que foi um chamado íntimo, daqueles que pouco comentamos, provável reflexo de comprometimentos anteriormente firmados, visto que também foi um pedido de amigos espirituais.

Todos os trabalhos somam, toda divulgação esclarece,somos mais um em meio a muitos dedicados amigos que divulgam e debatem ensinamentos que são tão ricos e que a ciência, aos poucos confirma, um a um e que de novidade nada carrega; Assim, temos muito material nos tempos idos e de diferentes credos e filosofias que nos demonstra a espiritualidade atuando de diversas formas e em todos os meios.

Exatamente este ponto que gostaríamos de abordar, pois uma verdade não pode estar apenas contida em um único contexto ou visão de mundo, para ser verdade devemos tê-la de modo espalhado, não sendo evento único ou separado dos demais. Basta que peguemos obras para constatarmos que a espiritualidade não se trata, graças a Deus, de mera invenção humana.


Sabemos que nem todos compartilham da mesma consciência e sabemos também que a ciência, como costumamos publicar neste espaço amigo, vem a passos largos demonstrando o que antes materialistas viam apenas como teses religiosas.

Novos conceitos surgem, novas necessidades de observação avançam neste feliz sentido.
Ian Stevenson

Tivemos desde a inserção da obsessão na CID, antes tida como mera alucinação e que hoje já recebe cuidados mais humanos nas questões da saúde mental até mesmo inúmeros médicos, estudiosos e cientistas a nos apresentarem incontestáveis trabalhos de variadas ordens que demonstram o progresso - alguns nomes que podemos destacar:Dr.Sérgio Felipe de Oliveira, Dr.Décio Iandoli Júnior, Dra.Marlene Nobre, Dr.Alexander Moreira e no exterior outros tantos como Ian Stevenson, Dr.Brian Weiss,  Dr.Eben Alexander III entre outros.

Não iremos dar ênfases aos mencionados pois já foram objeto de postagens, quem desejar poderá averiguar nas marcações do blog e conhecer além destes,inúmeros outros ao longo dos tempos.

Assim nos questionamos, como tão rico material que não se estacionou no tempo e no espaço, ainda pode ser tratado como algo sobrenatural? Sendo verdadeiro, palco de abordagem de inúmeros indivíduos altamente gabaritados que em muito se distanciam por seus currículos, de meros fraudadores, como ver, então,  a doutrina como sobrenatural? Impossível, legado apenas aos que não desejam sequer tomar ciência do que diante de si mesmo acontece, aconteceu e acontecerá, com toda certeza, ainda no futuro.


A trajetória é longa como podemos ver e sabemos, e sim, indiscutível que há neste contexto a lei do progresso e podemos ver outras, como da misericórdia,do amor, da caridade, da justiça.

Pois qual maior amparo temos nós em nos depararmos com elucidações no lugar de hipóteses e incertezas? A resposta já de imediato nos remete a outra reflexão, sobre o amor de Deus para com todos nós, mesmo quando ignoramos o que de fato nos cerca, visto que cada qual estagia num patamar evolutivo, sem que este patamar deixe de ser em si mesmo a evolução e progresso humano.


Sim, nosso crescimento é individual, mas também acontece coberto de amparo, ou não é a mediunidade outro amparo a nos remover a dor da distância e da incerteza através de psicografias detalhadas que auxiliam e auxiliaram a tantos? Ou através da psicofonia a nos enviar mensagens variadas, textos de soerguimento e alento? Materializações que são impossíveis de serem contestadas e que continuam a existir nos dias de hoje.

Talvez sem reflexão não pudéssemos ver o todo, o quanto temos de amparo e misericórdia, verdade que nunca nos faltou.Não envolve ainda nenhum possível questionamento,embora aconteça, pois as obras de amor e de bem são gratuitas, não exigem nenhuma conversão de credo, não exigem somas de dinheiro, não envolve juras, nem acordos.São antes livres e chegam no tempo que devem chegar e sem exceção.

Por falarmos em liberdade, somos livres, há o livre arbítrio e assim caminhamos conforme compreendemos o mundo e a nós mesmos, portanto responsáveis e então colheremos o que estivermos plantando, independente dos nossos desejos pois refletimos nossa essência e escolhas.

Não há portanto um Deus que pune, mas uma consciência que se afiniza incessantemente, seja pelo pensamento , sentimento ou escolha, para o bem ou não.Afinidade e magnetismo operam.
Assim cada qual terá a medida de suas escolhas no porvir, sem que Deus esteja atuando em nosso lugar nas decisões,embora alguns prefiram assim pensar.Sim, é cômodo, concordamos, mas então Deus não seria justo, ao privar-nos de nossas próprias escolhas.

Se você optar por seguir um caminho qualquer, sim, foi escolha sua, salvo,claro quando se trata de uma programação que deveremos aprender e assim  evoluir.Aprender e evoluir significa, aprender e tendo aprendido não mais tornar a cometer os mesmos enganos e escolhas e assim, evoluímos, quando decidimos melhor.Se assim não fosse não veríamos suicídios por exemplo, decisão equivocada,jamais estimulada ou programada, só para darmos um exemplo.

Nestes dois anos aprendemos e compartilhamos, pois para cada postagem,um novo estudo,uma revisão, por isso dizemos sempre que aprendemos juntos e quando há comentários, relatos, emails,debates, aprendemos o dobro.

A doutrina é de fato belíssima,como são os contato humanos.O trabalho de Kardec conceituou diversas questões que podemos observar hoje com maior clareza que nos tempos idos, outras obras somaram, exemplificaram, demonstraram e alargaram nossos conhecimentos.De Chico Xavier, Yvonne Pereira, Divaldo, entre outros tantos pudemos extrair ricos detalhes e saber.

Ao vermos por exemplo as cartas de Chico como objeto de análise e estudos comprobatórios o que temos?Alegria em vermos o entendimento ultrapassar fronteiras.Poderíamos mencionar outros inclusive do tempo de Kardec, todos sedentos de respostas e muitos,se não a maioria formado por cientistas,médicos,pesquisadores dedicados ao conhecimento real e não dados a meras superstições ou teatros.Quão rico!

E deste contexto todo eis que surgem os leitores, os debates, os que postam também materiais que trazem mais e mais informações, ofertando mais sobre questões humanas, promovendo o contato sadio, o que torna ainda mais rica a experiência.Esse todo, formado por pessoas, como nós, vocês e outros é que permitem maiores e mais profundas reflexões além do estudo que á tanto nos oferta.

É exatamente isso que nos trouxe esses quase dois anos de existência do blog - reflexões, contato, trocas pautadas na doutrina e de vida mesmo.As dúvidas,os debates, continuarão, como comentamos nada de estático há neste nosso aprender.

Tivemos a oportunidade de entrevistarmos alguns amigos espíritas ou espiritualistas, como Wagner Borges do IPPB, Mr.Playfair da SPR, Richard Simonetti, Alamar Régis, a atriz Ana Rosa e outros e também de transmitir nossas visões in loco de eventos, museus e centros espíritas. Que venham mais anos,mais matérias, mais amigos e boas trocas!

Agradecemos todo o incentivo que recebemos através de palavras muitas, agradecemos pelos pedidos que nos chegam e nos impulsionam a novas pesquisas, agradecemos aos que leem,dividem e que fazem igualmente parte destes dois anos, de uma obra muito maior, divina, de autoconhecimento, de Deus, de amor, de partilharmos uma jornada.

Estamos felizes em logo podermos dividir mais com vocês, através da Rádio Fraternidade, com previsão de estreia do Programa Luzes do Bem para o dia 20 de abril, horário ainda a ser definido (em breve comunicaremos) e também o trabalho de Evangelho no Lar disponível no canal YouTube ou no endereço: www.canalluzesdobem.tk

Quem desejar nos seguir pelo Facebook, deixamos o convite, interagimos com mensagens e algumas reflexões além de comunicação de nova matéria no blog - www.facebook.com/luzesdobem e

O Almateca como mencionamos é um outro trabalho, do Alexandre, que também escreve para o blog, no qual coletou e disponibilizou estudos que permeiam várias épocas, materiais estes que podem ser baixados ou lidos em tela, vale a pena conhecer e ter como fonte os arquivos compartilhados no site, endereço: www.almateca.tk

Amigos, gratos sinceramente pela amizade em primeiro lugar!Que Deus nos permita uma jornada consciente, na qual possamos observar a nós mesmos e as lições que nos rodeiam, que sobre nós derramem bençãos do altíssimo a nos amparar e relembrar o quão importa seguirmos e seguirmos da melhor forma possível.

Luz e paz a todos,
Flávia e Alexandre




Nenhum comentário:

Postar um comentário