Avatar

domingo, 19 de outubro de 2014

Dr Alexander M. Almeida : Eleito Coordenador da Associação Mundial de Psiquiatria

Dr Alexander Moreira-Almeida - Professor da faculdade de Medicina é eleito coordenador da Associação Mundial de Psiquiatria . www.ufjf.br


Alexander Moreira (médico psiquiatra espirita) foi eleito coordenador da “Seção de Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria” da World Psychiatric Association (WPA) – Associação Mundial de Psiquiatria.


Compartilhamos uma parte da notícia postada, esperamos que gostem da boa nova amigos!


"Atualmente Moreira-Almeida, que assumiu o cargo em setembro para um mandato de três anos, é o único brasileiro coordenando uma seção da WPA. “A eleição é feita entre os membros da seção, a qual eu já participava. Essa é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Nupes e também uma oportunidade de ampliar a penetração em âmbito internacional. É muito enriquecedor não só para o Nupes, mas também para a UFJF, ampliando seu reconhecimento internacional, o que atrairá mais parcerias para realização de pesquisas, maior visibilidade e oportunidades de intercâmbio para nossos alunos e pesquisadores”, ressalta o professor. Moreira-Almeida ainda afirma que o objetivo de seu trabalho é mostrar para a sociedade a prática da psiquiatria e ajudar os profissionais no entendimento da importância de levar em consideração a espiritualidade dos pacientes no tratamento e na busca de maior qualidade de vida.
Alexander Moreira-Almeida é fundador e coordenador da Comissão de Estudos em Espiritualidade e Saúde Mental da Associação Brasileira de Psiquiatria, criada em janeiro deste ano. O professor também participa do grupo de trabalho da Organização Mundial de Saúde (OMS) que revisa os critérios para diagnósticos para transtornos mentais da nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que está em elaboração e deve ser lançada nos próximos anos. O professor atua no grupo de trabalho sobre “Transtornos dissociativos” que envolvem alterações corporais decorrentes de problemas emocionais, estados de transe, possessão e personalidade múltipla".
Link da notícia: http://www.ufjf.br/secom/2014/10/02/professor-da-faculdade-de-medicina-e-eleito-coordenador-de-secao-da-associacao-mundial-de-psiquiatria/