Avatar

segunda-feira, 24 de março de 2014

Novidade: Série de Entrevistas com Renomados Comentando sobre Experiências, Vivências e Atualidades no Campo da Pesquisa Psíquica, Espiritismo e Ciência

Queridos leitores, informamos que o blog e o Almateca - www.almateca.tk estão unidos na execução e elaboração de entrevistas com renomados nomes do campo da Pesquisa Psíquica, Espiritismo e Ciências, o que representa para todos nós uma excelente oportunidade de divulgarmos através de questões dados atuais e de suma relevância.

Agradecemos expressamente a todos que estão envolvidos, sem os quais, não seria possível realizarmos tal feito, tão significativo.

Alguns dos entrevistados: Sr.Guy Lyon Playfair (SPR), Alamar Régis Carvalho (diretor de tv,analista de sistemas e divulgador do Espiritismo), Oceano Vieira de Melo (pesquisador e documentarista espírita da Versátil Home Video), Richard Simonetti (autor de quarenta e oito obras publicadas, com uma tiragem total de perto de dois milhões e duzentos mil exemplares.É membro da Academia Bauruense de Letras), Cíntia Alves da Silva (doutoranda e mestra em linguística, autora do livro As cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica), Dr. Ribamar Tourinho (médico e psicoterapeuta, autor de livros, dvds, cds e artigos), entre outros.

Relacionamos alguns dos entrevistados, antecipando aos leitores o que encontrarão no blog e site, esperamos que gostem pois estamos trabalhando com muito carinho e com a esperança de que esse contato com eles permita reflexões e informações sérias, levadas a público.


APRESENTAÇÃO DOS ENTREVISTADOS
 GUY LYON PLAYFAIR, nosso entrevistado junto a SPR é quem gentilmente nos concederá o material a ser publicado em breve.Nasceu na Índia e foi educado na Inglaterra. Tendo viajado muito, viveu no Brasil desde 1961, onde trabalhou como repórter free-lancer, fotógrafo e tradutor para diversas revistas estadunidenses, britânicas e brasileiras, entre as quais a "The Economist", a "Time", "Associated Press", "McGraw-Hill World News" e outras.

De 1967 a 1971 trabalhou no Departamento de Imprensa da U.S. Agency for International Development, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta cidade, em 1972, interessou-se pela pesquisa psíquica, ao ser convidado, por um amigo, para assistir a uma sessão decirurgia espiritual através do médium Edivaldo Oliveira Silva. As impressões registradas nessa época foram publicadas na sua primeira obra The Flying Cow (1975).
Em 1973 mudou-se para São Paulo, dedicando-se à pesquisa de fenômenos de poltergeist, reencarnação e mediunidade, junto ao engenheiro e parapsicólogo brasileiro Hernani Guimarães Andrade, no Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP). Em sua segunda obra, The Indefinite Boundary (1976), também registra as suas experiências com os fenômenos paranormais no país.
De volta à Grã-Bretanha, escreveu The Cycles of Heaven (1978), passando um ano a investigar, juntamente com Maurice Grosse, o poltergeist "Enfield", como documentado em This House is Haunted (1980).
Pesquisas subseqüentes em dois diferentes campos levaram-no à publicação de The Haunted Pub Guide e de If This Be Magic, uma pesquisa sobre o hipnotismo (ambos em 1985). O resultado de sua pesquisa com Uri Geller encontra-se em The Geller Effect(1986).
Após publicar dois outros livros de conteúdo não-psíquico, retornou ao tema em 2002 com a publicação de Twin Telepathy, trabalho que conduziu a experimentos bem-sucedidos exibidos pela televisão (Richard and Judy, 2003, e também na Discovery's Miracle Hunters e National Geographic's Naked Science).
O seu livro mais recente é Chico Xavier, Medium of the Century (2010).



Mais jovem membro de uma família de escritores em diversas áreas, também é um talentoso músico amador. Os seus livros já foram traduzidos para quinze idiomas. Também tem numerosos artigos publicados em revistas de diversos países, assim como trabalhou como pesquisador e consultor em numerosos programas de rádio e de televisão. É membro da Society for Psychical Research desde 1973, com a qual contribui com diversos artigos para o seu jornal e revista, tendo sido eleito para o seu Conselho em 2004.


SPR - Society for Psychical Research

Fundada em 1882, a SPR foi a primeira sociedade para realizar pesquisa acadêmica organizada em experiências humanas que desafiam modelos científicos contemporâneos.
Os termos "pesquisa psíquica" e "parapsicologia" são muitas vezes usados ​​como sinônimos. Ambos referem-se ao estudo científico das maneiras que os organismos se comunicar e interagir uns com os outros e com o ambiente que parece ser inexplicável dentro de modelos científicos atuais.

Pesquisas Psíquicas / parapsicologia é um campo vasto e multidisciplinar de pesquisa, que desde os seus primeiros dias abraçado investigando relatos de experiências humanas extraordinárias e tentativas de fornecer evidência experimental. Esta seção inclui uma visão geral do material de referência sujeito e útil para pessoas interessadas em aprender mais sobre como esse tipo de pesquisa é feito.

ALAMAR RÉGIS CARVALHO, grande divulgador do Espiritismo, Analista de Sistemas, AINSF Dinastia, professor, diretor de TV, ator, tencologia.Iniciou seus primeiros contatos com a Doutrina Espirita em 1971.Responsável pelo site de divulgação espírita  Rede Visão http://www.redevisao.net


É autor dos livros "Visita de Extra Terrestre""Mulher, só é boba quem quer""Parente, uma praga na vida da gente","Esclarecendo Dúvidas", "Tecnologia e seus Macetes" e outros. Está escrevendo o"JU$TI$$A BRASILEIRA" e "Vida a dois, se começar errado vai chorar depois". 






Como Analista de Sistemas já foi notícia em nível nacional, por três vezes, inclusive em programas jornalísticos da Rede Globo, Rede Bandeirantes e SBT, além dos jornais O Estado de São Paulo, O Globo,  Folha de São Paulo, Correio Brasiliense e outros, por ter desenvolvido três sistemas inéditos no País, cem por cento criação sua, que chamaram atenção: Sistema de Automação Policial, o primeiro sistema de informática do Brasil a controlar por computador o banco de dados de veículos roubados e furtados no País, que fez do autor destaque em reunião com todos os Secretários de Segurança Pública e Comandantes de Polícias Militares no Ministério da Justiça em Brasília. 

Também criou um sistema chamado TELECONOMIA, em época de grande inflação no País, apontando ao público de Belém do Pará onde comprar mais barato em todos os supermercados, lojas de material de construção, eletrodomésticos... e inúmeras outros segmentos, sistema este que o fez ser chamado ao Palácio do Planalto, pelo próprio Presidente da República, para elogio.

OCEANO VIEIRA DE MELO é um dos mais admiráveis pesquisadores e produtores de material audiovisual a respeito de espiritualidade, proprietário da DVD Versátil Home Vídeo http://www.dvdversatil.com.br








 Natural de Alagoas e residente na capital paulista, autor de variadas obras com temática espírita, como:
- MINHA VIDA NA OUTRA VIDA - filme não-espírita baseado em fatos reais que comprova a vida depois na morte e a reencarnação, dois pilares do Espiritismo;
- PINGA-FOGO COM CHICO XAVIER - documento histórico;
- GIORDANO BRUNO - filme biográfico;
- PARA SEMPRE PESTALOZZI - filme biográfico;
- CHICO XAVIER INÉDITO - DE PEDRO LEOPOLDO A UBERABA - documento histórico;
- VIDA DEPOIS DA MORTE - documentário científico-histórico que comprova, 30 anos depois, a obra de André Luiz recebida nos anos 40 e 50 por Chico Xavier;
- INICIAÇÃO AO ESPIRITISMO - curso completo de Espiritismo de 34 aulas com Therezinha Oliveira;
- O PROCESSO DE JOANA D´ARC - filme clássico biográfico;
- SAULO GOMES ENTREVISTA CHICO XAVIER - documento histórico;
- JOELMA 23o. ANDAR - primeiro filme espírita do mundo;
- SANTO AGOSTINHO - EDIÇÃO ESPÍRITA - filme biográfico com extras espíritas;
- DIVALDO FRANCO - HUMANISTA E MÉDIUM ESPÍRITA - documento histórico;
- EURÍPEDES - EDUCADOR E MÉDIUM ESPÍRITA - filme biográfico;
- ESPIRITISMO - DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE - filme biográfico;
- ALLAN KARDEC, O EDUCADOR - filme biográfico;
- COLEÇÃO ISTO É ESPIRITISMO - caixa com 5 filmes da coleção já lançada;
- DOM DA MEDIUNIDADE - COM DRA. MARLENE NOBRE - Palestra Especial;
- BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC - Homenagem a Kardec em 2004, durante as comemorações dos 200 anos de nascimento do Codificador, em Paris;
- COMPOSITORES DO ALÉM - música mediúnica (com os grandes nomes da música popular brasileira e árias italianas).

RICHARD SIMONETTINatural de Bauru, é expositor espírita tem percorrido todos os Estados brasileiros, em centenas de cidades, e também outros países, como Estados Unidos, França, Suíça, Itália e Portugal.

Articulou, em 1973, o movimento inicial de instalação dos Clubes do Livro Espírita, que prestam relevantes serviços de divulgação em centenas de cidades.

Vice-presidente do CEAC (Centro Espírita Amor e Caridade) que destaca-se pelo largo trabalho que desenvolve no campo social, envolvendo Albergue, Centro de Triagem de Migrantes, Atendimento à população de rua, Creche, Assistência Familiar, Cursos Profissionalizantes… A instituição beneficia perto de vinte e cinco mil pessoas, anualmente.
Página na internet:http://www.ceac.org.br


De 1964 a 1994 participou da União das Sociedades Espíritas de Bauru, em seus Departamentos de Doutrina e de Divulgação. Responsável pela instalação do Clube do Livro Espírita de Bauru e pela manutenção da Livraria Espírita, sustentou expressivo movimento de venda de livros que proporcionaram recursos para a construção da sede da USE, em edifício de 3 pavimentos. Vem empenhando-se em passar sua experiência a outras cidades, a demonstrar como se pode dinamizar a divulgação espírita a partir dessas iniciativas e, ao mesmo tempo, arrecadar recursos para outros serviços.

Colabora assiduamente em jornais e revistas, espíritas. Escreve regularmente para periódicos espíritas de projeção nacional – Reformador, Revista Internacional de Espiritismo, Folha Espírita.

Tem quarenta e oito obras publicadas, com uma tiragem total de perto de dois milhões e duzentos mil exemplares.É membro da Academia Bauruense de Letras.
CINTIA ALVES DA SILVADoutoranda e mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Araraquara (SP), Cíntia Alves da Silva é autora de uma importante dissertação que une ciência e religião: As cartas de Chico Xavier: uma análise semiótica

Seu objeto de estudo – as cartas psicografadas pelo médium mineiro – envolve uma análise criteriosa do processo de construção dos autores espirituais, com base na coerência dos fatos relatados. Atualmente, dedica-se à tese de doutorado intitulada A prática da psicografia: enunciação e memória em relatos de experiência mediúnica, um estudo mais amplo da psicografia como prática semiótica.
DR.RIBAMAR TOURINHO -Médico e Psicoterapeuta, Dr. Ribamar Tourinho é referência nacional na área do Reequilíbrio do Emocional com as fantásticas técnicas da Psicologia Transpessoal e PNL. Tourinho contabiliza mais de dez mil sessões e inúmeras palestras, seminários e aulas por todo o país, América Latina, França e Portugal sobre sua especialidade. É autor de livros, dvds, cds e artigos sobre o tema; célebre pelas Oficinas VIDA IDEAL, que vem acontecendo no ESPAÇO V.I.D.A. Dr. Ribamar Tourinho e tem por objetivo despertar o poder de superação do Ser em experiências adversas.
  • Formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco;
  • Formação em Programação Neurolingüística pelo Instituto de Ciências Neurolingüísticas de São Paulo-SP;
  • Formação em Terapias de Vivências Passadas (T.V.P.), pelo Instituto Nacional de Terapias de Vivências Passadas (I.N.T.V.P.), São Paulo-SP;
  • Formação em REIKI USUI SHIKI RYOHO;
  • Sócio da Associação Brasileira de Psicologia Transpessoal, Belo Horizonte – MG;
  • Curso Avançado de Mandala com Dr. Léo Matos, PhD 1998;
  • Curso de Especialização em Psicologia e Psicoterapia TRANSPESSOAL com Dr. Léo Matos – PhD;
  • Desenvolve Pesquisa Científica sobre o relacionamento e sensibilidade dos Recém – Nascidos no berçário da Maternidade Evangelina Rosa, Teresina-PI.

8 comentários:

  1. I'm amazed by the news, congratulations to those involved: success!!
    O.P.Gohel

    ResponderExcluir
  2. Hello, O.P Gohel :)
    We thank you and hope you like of the interviews :)

    ResponderExcluir
  3. Olá meus amigos, que excelente notícia essa!! Orgulho-me de vocês, mais uma vez.
    Ansiosa, desejo sucesso e que signifique uma nova etapa para o blog e o site, com novas conexões, novas pautas e novas experiências - e olha que o blog nem tem um ano, são frutos, parabéns
    Bjs,
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol,tudo bem?
      Agradecemos pelo carinho e comentário, sem dúvida as entrevistas são uma oportunidade única, estamos felizes! Somos gratos aos entrevistados por terem concedido parte do tempo deles em nos atender tão gentilmente, o que nos fez admirá-los ainda mais.
      Em breve publicaremos as entrevistas, esperamos que todos que acessam o blog e site gostem, e que possam conhecer um pouco mais sobre os ilustres do espiritismo,do estudo científico e da divulgação.
      Beijos.

      Excluir
  4. Sem dúvida grandes nomes!Sucesso!
    Parabéns pelo trabalho, estarei acompanhando amigos!
    Abs.,
    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rubens,
      Agradecemos pelas palavras! Postaremos em breve!
      Abraços.

      Excluir