Avatar

segunda-feira, 31 de março de 2014

Entrevistamos: Mr.Guy Lyon Playfair - S.P.R. - Society for Psychical Research

Queridos leitores, nosso entrevistado de hoje é o Sr.Guy Lyon Playfair, que nos concedeu entrevista via email diretamente de Londres, onde reside.

Deixamos nosso sincero agradecimento pela entrevista. Seu trabalho assim como o da Sociedade de Pesquisas Psíquicas merecem ser de amplo conhecimento, este foi o objetivo do post, que muito nos honrou, uma oportunidade de divulgarmos não apenas estudos sérios feitos no país, mas além, pois é uma questão de interesse global.


Mr.Playfair viveu no Brasil desde 1961, onde trabalhou como repórter free-lancer, fotógrafo e tradutor para diversas revistas britânicas e brasileiras, entre as quais a "The Economist", a "Time", "Associated Press", "McGraw-Hill World News" e outras.

De 1967 a 1971 trabalhou no Departamento de Imprensa da U.S. Agency for International Development, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta cidade, em 1972, interessou-se pela pesquisa psíquica, ao ser convidado, por um amigo, para assistir a uma sessão de cirurgia espiritual através do médium Edivaldo Oliveira Silva. As impressões registradas nessa época foram publicadas na sua primeira obra The Flying Cow (1975).Em 1973 mudou-se para São Paulo, dedicando-se à pesquisa de fenômenos de poltergeist, reencarnação e mediunidade, junto ao engenheiro e parapsicólogo brasileiro Hernani Guimarães Andrade, no Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP). Em sua segunda obra, The Indefinite Boundary (1976), também registra as suas experiências com os fenômenos paranormais no país.
De volta à Grã-Bretanha, escreveu The Cycles of Heaven (1978), passando um ano a investigar, juntamente com Maurice Grosse, o poltergeist "Enfield", como documentado em This House is Haunted (1980).

Pesquisas subseqüentes em dois diferentes campos levaram-no à publicação de The Haunted Pub Guide e de If This Be Magic, uma pesquisa sobre o hipnotismo (ambos em 1985). O resultado de sua pesquisa com Uri Geller encontra-se em The Geller Effect(1986).
Após publicar dois outros livros de conteúdo não-psíquico, retornou ao tema em 2002 com a publicação de Twin Telepathy, trabalho que conduziu a experimentos bem-sucedidos exibidos pela televisão (Richard and Judy, 2003, e também na Discovery's Miracle Hunters e National Geographic's Naked Science).
O seu livro mais recente é Chico Xavier, Medium of the Century (2010), seus livros já foram traduzidos para quinze idiomas. Também tem numerosos artigos publicados em revistas de diversos países, assim como trabalhou como pesquisador e consultor em numerosos programas de rádio e de televisão. É membro da Society for Psychical Research desde 1973, com a qual contribui com diversos artigos para o seu jornal e revista, tendo sido eleito para o seu Conselho em 2004.

ENTREVISTA COM GUY LYON PLAYFAIR DA S.P.R.

1) Como o sr. Define a SPR?

É a mais antiga organização do seu tipo, fundada em 1882 e ainda existente, tem  cerca de 800 membros em todo o mundo, incluindo vários no Brasil. Seu objetivo era, como ainda é, como inicialmente previsto - " Examinar, sem preconceitos, e com espírito científico faculdades do homem, reais ou supostas, que parecem não obedecer aos modelos teóricos tradicionais."


2) Quais são as áreas de atuação da SPR? Envolve estudos estrangeiros(fora da Europa) também?

Nossos membros estudam os fenômenos de qualquer país e de qualquer área científica, principalmente nos campos da psicologia, biologia, física e antropologia. Os membros são livres para estudar qualquer assunto, mas gostamos dos aspectos históricos, experimentais ou teóricos.

3) Analisando a História do Espiritismo e da Pesquisa Psíquica desde 1850, vemos que os pioneiros desse campo de estudos foram sistematicamente atacados, seja por cientistas, seja por religiosos,seja por filósofos,
quando tornaram pública suas posições, foi assim com Robert Hare, Allan Kardec, William Crookes, Oliver Lodge, Ernesto Bozzano, Charles Richet e etc. O senhor acha que o preconceito diminuiu dessa época para hoje ?O senhor já foi alvo de preconceito por conta de suas pesquisas ? Como a SPR lida com
essas questões ?

O preconceito é o mesmo que sempre foi contra novas idéias radicais que ameaçam a ordem estabelecida. As pessoas já não são presas ou queimadas vivas, como Giordano Bruno e Galileu, mas a mesma mentalidade de seus perseguidores ainda está conosco. A SPR não expressa opiniões coletivas ou corporativas - Os membros individuais podem fazê-lo se assim desejarem. 
Quanto a mim, eu escrevi várias críticas a críticos, por exemplo sobre www.skepticalinvestigations.org e no meu blog em www.whitecrowbooks.com

4) Poderia falar da importância e da contribuição de grandes nomes 
da Pesquisa Psíquica,como: William Crookes, Oliver Lodge, Ernesto Bozzano,
Myers e Flammarion ?

Crookes e Lodge foram pioneiros importantes no estudo de ambos os fenômenos físicos e mental. Flammarion e Bozzano ajudaram a estabelecer a pesquisa psíquica na Itália e França, enquanto Myers permanece o pesquisador proeminente de todos os tempos, pela sua pesquisa original e pelo seu trabalho clássico " A Personalidade Humana e a sua Sobrevivência à morte corporal "(1903).

5) Como está, atualmente,  composto o acervo da S.P.R ? Tecnologias modernas como câmeras de visão noturna têm ajudado nas pesquisas de fenômenos de alta complexidade que ocorrem,com maior frequência, na escuridão como Materializações, Transporte de Objetos em ambientes fechados e movitação de objetos(telecinesia) ? Existe material ou materiais confidenciais na SPR ou todos são divulgados para o público?

Estão disponíveis para qualquer pesquisador que tenha interesse neles ?

A maior parte do acervo da SPR está disponível para o público no seu escritório em Londres ou nas bibliotecas da  Universidade de Cambridge. Quanto à tecnologia moderna, não temos uma coleção central, mas alguns de nossos membros fazem uso da tecnologia moderna ao estudar casos espontâneos.


6) No site da S.P.R há um espaço para reportar experiências, quais são as experiências que a SPR mais recebe e como é feito o trabalho após a constatação de algum fenômeno?

Os relatórios mais comuns são provavelmente de poltergeists e casas assombradas. A maior parte deles, mas não todos, têm explicações regulares. Tentamos publicar os mais interessantes em nossa revista ou newsletter (Paranormal Review).

7) Quais as novidades e avanços na pesquisa psíquica do Século XIX até hoje e quais aspectos da pesquisa psíquica têm avançado mais ?

Provavelmente, com o trabalho teórico relacionado com os novos avanços na teoria quântica, os fenômenos psi estão sendo mais aceitos. De fato, a física moderna está se tornando a mais "paranormal" de todos os tempos.


8) No Brasil, houve e há uma grande quantidade de médiuns alguns tão notáveis quanto Daniel Dunglas Home, entre os quais: Francisco Peixoto Lins(Peixotinho), Carmine Mirabelli, Ana Prado, Otília Diogo, Yvonne do Amaral Pereira e Francisco Cândido Xavier(Chico Xavier), a S.P.R teve contato com médiuns brasileiros ? Como o sr. Define o papel do Brasil na questão de fenômenos espirituais?

Sim, eu escrevi sobre todos eles, exceto sobre Y. Pereira. Houve um muita coisa  acerca de Mirabelli na década de 1930 e eu conheci e pude entrevistar três de seus filhos como eu descrevi em meu primeiro livro The Flying Cow (1975). Chico Xavier é hoje reconhecido como um dos médiuns notáveis ​​do século 20. Eu escrevi recentemente em meu blog sobre a Anna Prado em www.whitecrowbooks.com/blogs

9) Há, dá sua parte, interesse maior por qual temática na linha de estudos da S.P.R?

Livro sobre Telepatia entre Gêmeos
Meus principais interesses no momento são poltergeists e as relações telepáticas entre gêmeos, que só recentemente começou a ser estudada seriamente, por um dos nossos membros, o professor Adrian Parker, com o apoio da SPR.

10) O senhor teve  contato com a obra de Allan Kardec e o que pensa a respeito ?

Sim, eu estou familiarizado com Kardec e sua posição proeminente no estudo da mediunidade, que ele foi um dos primeiros pesquisar.

11) O senhor teve contato com as obras do Ian Stevenson no tocante a seus estudos em Reencarnação ?O que pensa a respeito ?

O trabalho de Stevenson foi muito importante no estabelecimento da reencarnação como um campo próprio de estudo científico, iniciado por Gabriel Delanne, cujo pai foi um dos colegas de Kardec. Hoje, sua pesquisa é continuada especialmente pela Prof. Antonia Mills no Canadá e Prof.Erlendur Haraldsson na Islândia, ambos receberam recentemente apoio financeiro da SPR.

12) O senhor trabalhou, durante 3 anos, no I.B.P.P - Instituto Brasileito de Pesquisas Psicobiofísicas,
juntamente com Hernani Guimarães Andrade, como foi a sua experiência nesse período no Brasil, no que 
se refere a pesquisa psíquica ? Como foi trabalhar com Hernani Guimarães Andrade ?

Sr.Playfair,Hernani Guimarães e outros
Trabalhar com Hernani e o IBPP foi uma grande experiência. Ele foi um tutor perfeito e eu tenho para com ele uma enorme dívida de gratidão. Eu fiz o meu melhor para torná-lo mais conhecido além do Brasil. Seus muitos livros são tão importantes quanto a grande quantidade de pesquisa original que ele fez especialmente em poltergeists e reencarnação.

13) Em 2010, o senhor escreveu o livro "Chico Xavier: O médium do século". Teve oportunidade
de encontrá-lo ? Poderia nos falar um pouco do livro que escreveu ?

Livro Chico Xavier escrito por Sr.Playfair
Sim, o encontrei em 1983 e fiquei muito impressionado. Fiquei contente em ajudar a torná-lo mais conhecido para os leitores ingleses e continuo a fazê-lo. Este seria um mundo melhor se houvesse mais pessoas como ele.

14) Durante suas pesquisas ao longo da vida, teve algum fenômeno que o marcou bastante ?Conte-nos como se deu ?

Houve vários. Minha primeira experiência com fenômenos poltergeist foi inesquecível. Também observar Luiz Antonio Gasparetto desenhando em transe foi fascinante.Minha primeira experiência com cirurgia espiritual com o médium Edivaldo Oliveira Silva também foi muito dramática. E trabalhar com Uri Geller foi um verdadeiro prazer recheado de surpresas.

15) O que a SPR pensa sobre as chamadas EQM - Experiências de Quase Morte? 

A SPR não expressa opiniões coletivas - todos os membros têm suas próprias opiniões. Nós temos dois membros, o Dr. Peter Fenwick e o Dr. Penny Sartori que estudaram as Experiências de Quase Morte com cuidado e livros sobre o assunto escritos.

16)Fazendo uma análise comparada em todos os aspectos da pesquisa psíquica e seus fenômenos, sejam os mediúnicos, telepáticos, Experiências Fora do Corpo, lembranças reencarnatórias, fenômenos de xenoglossia, escrita mediúnica(psicografia), psicofonia,materializações, poltergeist, etc. A que conclusão o senhor chega em relação ao fenômeno da morte ?O que é a morte para o senhor ?

Pretendo investigar a vida após a morte, se e quando eu chegar lá, o que eu acho que é mais provável  que sim do que não. Por enquanto, estou mais preocupado com a vida antes da morte!

17) Em relação ao ectoplasma, há novos estudos sobre o assunto?

Sim, no círculo Felix na Alemanha, onde o médium Kai Muegge vem produzindo o que se parece com ectoplasma genuíno. Dois dos nossos membros foram capazes de vê-lo em ação e filmá-lo. Felizmente, Muegge é muito cooperativo com pesquisadores e tenho certeza que vamos ouvir mais sobre ele.

18)Qual sua opinião acerca da mediunidade?

Minha própria experiência com a mediunidade tem sido bastante negativa. O problema é que os melhores médiuns parecem tornar-se superstars de televisão que estão interessados ​​em ganhar dinheiro, mas não em pesquisa. Há exceções, mas este é um assunto que eu prefiro ser estudar por outros autores. Eu conheci alguns bons médiuns, especialmente os curadores, mas eles foram as exceções.

19)O senhor poderia deixar uma mensagem aos leitores do blog e site?

Espero que os leitores pensem em se tornar membros da SPR, onde vocês serão muito bem-vindos. Podem encontrar mais detalhes em nosso site www.spr.ac.uk

SPR - Society for Psychical Research


Fundada em 1882, a SPR foi a primeira sociedade para realizar pesquisa acadêmica organizada em experiências humanas que desafiam modelos científicos contemporâneos.
As fotos que seguem são de trechos do livro Poltergeist, de Hernani Guimarães Andrade, ano de 1987 em que são relatadas experiências realizadas em conjunto com o Sr.Playfair,algumas no Brasil, na cidade de Suzano, estado de São Paulo,em 1970. 


8 comentários:

  1. Parabéns!!!!!Excelente!! Sem palavras amigos, apenas meu muito obrigada pela postagem, tenho tido a oportunidade de conhecer mais sobre o espiritismo, trabalhos e estudos, gratidão.
    Bjs,
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Carol,td bem? Agradecemos pelo incentivo, esperamos que tenha gostado, foi uma entrevista emocionante, ficamos felizes! Conseguimos novas entrevistas e todas agora farão parte de um especial, quando encerrarmos a fase dos posts com os queridos e renomados no tocante a doutrina,ciência e estudos
      Bjs!

      Excluir
  2. Interessante observar,o Brasil é importante cenário espírita.
    Me interessei pelas obras, vou acessar o blog do Sr.G.L.Playfair e SPR, meus cumprimentos aos colegas pela iniciativa
    Jairo Celeste

    ResponderExcluir
  3. Olá Jairo, tudo bem ?
    Nós agradecemos !

    ResponderExcluir
  4. marcia helena tomazzoti31 de março de 2014 às 14:58

    Divulgarei a série de entrevistas, poderiam me adiantar quais as novas entrevistas e previsão de postagem, iremos transmitir aqui no nosso centro, por isso pergunto.
    Fraternal abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, que boa notícia! A idéia é mesmo de divulgarmos as informações, bom saber que serão úteis,agradecemos.
      Publicaremos entrevistas com os mencionados no penúltimo post, além de entrevistas com Dra.Marlene Nobre, atriz Ana Rosa Corrêa, entre outras pessoas.
      Nosso desejo é de publicarmos duas entrevistas por semana, assim dá tempo de todos lerem com calma, consideramos também nosso tempo de edição, esperamos que sejam igualmente oportunas a todos.
      A outra novidade noticiaremos ao término das entrevistas, abraços e gratos por comentar!

      Excluir