Avatar

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Liga de Pesquisadores do Espiritismo - LIHPE


LIHPE é uma comunidade virtual que reúne historiadores e pesquisadores, sejam espíritas ou não, sejam acadêmicos ou não, mas que se interessem como tema de suas pesquisas o Espiritismo ou o Movimento Espírita.
Transcrevo abaixo um pouco mais sobre o LIHPE, com informações colhidas no próprio site:
"Nosso objetivo é a ajuda mútua para o desenvolvimento das pesquisas, oferecendo aos integrantes, uma gama de informações, através da troca de informações entre os integrantes.
Contribuímos, também, no atendimento as solicitações de pesquisadores que não fazem parte do grupo.
O resultado deste trabalho é a publicação de obras (Anuário Histórico Espírita, entre outros), encontros nacionais denominados ENLIHPE, etc.

A nona edição do ENLIHPE – O 9º ENLIHPE -, ocorrido no ano de 2.013, mais uma vez mostrou-se ser um encontro muito rico, e com formato muito propriado a pesquisadores, firmando-se como um fórum de exposição de trabalhos sérios de pesquisa científica e leiga sobre Espiritismo.
Logo ao final da edição anterior, a comissão organizadora desta edição envidou esforços escolhendo datas, tema central, e disponibilizando informações para a submissão de trabalhos. As informações iniciais foram disponibilizadas logo após o 8º ENLIHPE (clique aqui para ver) dando conta da data sugerida e do coordenador e seus auxiliares.
Foi aberto certame para aqueles pesquisadores que quisessem submeter trabalhos para o encontro, e as regras de submissão, a publicação da chamada dos trabalhos pode ser verificada aqui. A partir de então, o site da LIHPE, passou a receber trabalhos que, encaminhados à coordenação do evento, distribuiu para avaliação no  sistema Double Blinded View. A data final de submissão de trabalhos foi 15 de maio, p.p.  Durante o período escolhido para submissão, foram recebidos cerca de 12 trabalhos de pesquisadores. Ao final do período de avaliação, foram os pesquisadores interessados comunicados dos resultados de seus trabalhos, escolhidos os temas que seriam apresentados e ultimados os preparativos para a apresentação nos dias do evento.
A programação Oficial, com datas e horários, temas e palestrantes/convidados foram disponibilizadas poucos dias antes desta edição (clique aqui para ver).
Neste ano de 2013 contamos com a colaboração da Web Rádio Fraternidade de Uberlândia/MG, que transmitiu ao vivo aos seus ouvintes e aos interessados, a íntegra dos trabalhos apresentados no encontro, e ainda realizaram uma série de entrevistas com os presentes.
Ainda contamos a parceria antiga na gravação de imagens e reportagem fotográfica de Maurico Brandão, do site Espiritualidades.


Em agosto de 2.013, às 8h00, na sede do CCDPE-ECM (Al. dos guaiáses, 16 – Capital/SP), e durante as 16 horas de evento, contamos com a exposição por 2 convidados, Dr. Silvio Seno Chibeni, que falou sobreO que é pesquisar a sobrevivência? e Dr. Ademir Xavier Jr., que falou sobre As provas da sobrevivência, a apresentação de 7 trabalhos científicos: Investigação estilística sobre uma peça musical atribuída ao Espírito de Wolfgang Amadeus Mozart, por Érico Bomfim; Anália Franco e a “obra” espírita: o nascimento dos primeiros asilos ou abrigos espíritas para a infância no Brasil, por Alexandre Ramos de Azevedo;Espiritismo e métodos de pesquisa em ciências hermenêuticas e fenomenológicas, por Jáder Sampaio, Terceiro Setor e Fundamentos da Doutrina Espírita, por Daniella Leite, “Geografia(s) do mundo espiritual“, por Chrystiann Lavarini; Reencarnação: uma associação entre o mito de Er e o Espiritismo, por Kátia Penteado e A confessionalidade espírita em Instituições de Ensino Superior: um estudo comparativo, por Marco Milani; a apresentação de 1 uma pesquisa, Victor Hugo Não Morreu – Uma Abordagem Inédita”, por Washington Fernandes, uma homenagem feita a Herminio C. Miranda, por Alexandre Rocha, o lançamento de 3 obras (O Espiritismo na atualidade”, “Ser voluntário, ser realizado: uma investigação fenomenológica numa instituição espírita, da Coleção Espiritismo na Universidade, e O Observador e outras histórias), e do Jornal de Estudos Espíritas, sob a coordenador do Dr. Alexandre Fonseca, além da Assembléia presencial dos membros da LIHPE e o almoço de confraternização.
Temos o release das atividades dos dias:
* Sabado de manhã (clique aqui);
* Sábado à tarde (clique aqui);
* Domingo de manhã (clique aqui),
Temos também um resumo das deliberações da Assembléia Presencial dos membros da LIHPE (clique aqui).
Deste encontro saiu a certeza do próximo no ano vindouro, 10º ENLIHPE, com data a ser definida, tendo como seu coordenador o Dr. Alexandre Fonseca".
Resumo dos artigos apresentados no encontro
Outras apresentações no evento:
* Ademir Xavier Jr. - As provas da sobrevivência
* Alexandre Rocha – Homenagem a Herminio C. Miranda – As 6 vidas de Hermínio Miranda
* Silvio Seno Chibeni – O que é pesquisar a sobrevivência?.
* Washington Fernandes –  Victor Hugo Não Morreu – Uma Abordagem Inédita.

4 comentários:

  1. Amigos, mas que noticia boa de ver!!
    Vou acessar, um gd bj para vcs do luzes!!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Carol!
      As pesquisas científicas são excelentes, pois permitem uma visão embasada em análises e constatações.No espiritismo temos pesquisas científicas que aconteceram ao logo do tempo, provindas na maioria de céticos e ateus.
      Algumas podem ser vistas no blog.
      Gd beijo

      Excluir
  2. Gostei que ao final todos tenham saído para atividade pública.
    Viu que li? rsrsrs
    Nossa. Que trabalho maravilhoso! Mesmo com as minhas limitações em relação a este universo, fico maravilhada com os tantos elos de ligação que você conseguem estabelecer.
    E fico orgulhosa de você minha amiga!
    Ah, estou retomando a leitura do livro - Análise das Coisas. Se lembra?
    Beijo Flavia. Paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida amiga, bom vê-la aqui comentando!
      Sem dúvida, concordo contigo, pois a atividade se faz necessária, ainda mais no campo científico.
      Claro que me lembro e como fiquei ansiosa pelo seu retorno igualmente rsss, mas vejo que a indicação do livro (em verdade oferecida pelo Alexandre que teve oportunidade de ler tantas obras científicas e aprofundadas) valeu.
      Obrigada pelo carinho, és uma querida que igualmente debate a reflexão deste nosso país! Que as sementes de lucidez recaiam sempre aos que a buscam - é assim como observo seu trabalho no Travessia e de alguns queridos colegas, independente da área, pois os questionamentos humanos são tão vastos quanto são nossas possibilidades de crescimento e aperfeiçoamento.
      Muita luz para seu trabalho, que nunca é em vão, como disse amiga, são sementes.
      Paz, gd beijo

      Excluir