Avatar

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Reencarnação

No comentário do último post, Gabriel levantou uma questão pertinente, sobre fatos que comprovem a reencarnação; podemos observar através de muitos casos e estudos científicos o tema sendo abordado.

Antes de apresentar alguns desses casos e estudos, façamos uma reflexão, considerando :

1-  crianças que apresentam dons inatos
2- recordações de outras existências
3 - experiências de quase morte
4 - materializações documentadas
5 - psicografias e psicofonias
6 - considerações sobre uma única existência

Assim, seguindo estes tópicos, que poderíamos somar a outros, podemos refletir sobre a reencarnação observada sob alguns aspectos.

Analisemos primeiramente as crianças com idades entre 2 e 5 anos, por exemplo, que mesmo sem terem contato com questões morais, músicas, matemática ou qualquer outro campo que necessitaria ainda ser desenvolvido, o fazem com maestria, sendo considerados dons inatos. De onde viria esse dom inato, desperto em tão pouca idade? Seria uma questão puramente de desenvolvimento de alguns campos da mente? Poderiam ser consideradas mentes geniais? E quando esses dons não podem ser explicados cientificamente, como compreender?

Passemos para as recordações de outras existências, amplamente estudadas pelo Dr.Ian Stevenson, autor de uma série de livros em que registrou inúmeras recordações de pessoas as quais investigou munido de dados transmitidos pelas lembranças, contendo relatos passíveis de serem pesquisados. A grande maioria desses relatos que temos sobre recordações de vidas passadas são, de novo, provenientes de crianças, embora podemos ainda apontar o trabalho realizado pelo Dr. Brian Weiss.

Dr.Brian Weiss, antes descrédulo da existência da continuidade da vida, acompanhou casos em que seus pacientes, sob hipnose, podiam não apenas se recordar até o momento de suas concepções, no útero materno - mas sim, de outras existências.

Dr.Hernani Guimarães Andrade, brasileiro, é um outro nome que podemos levantar, tendo estudado ainda os casos de recordações de outras existências relacionados as denominadas marcas de nascença. Recordemos que todos aqui mencionados, não configuram personalidades que apenas mencionaram a reencarnação em livros - mas a analisaram sob a ótica da ciência e verificação dos fatos através de estudos.

Estudos estes que não datam apenas da atualidade, mas remontam os tempos, vez que há outros cientistas que estudaram os efeitos sob diferentes prismas, concluindo estar na reencarnação a causa. 
Outro prisma são as denominadas experiências de quase morte, ou EQM, nas quais temos inúmeros relatos passíveis de comprovação.Que comprovações seriam estas?
Comprovações de terem conhecimento, ainda que em estado de coma, dos procedimentos médicos realizados, visitas de pessoas, diálogos transcorridos entre pessoas dentro e fora dos hospitais em que se encontravam os indivíduos acometidos pelo coma.

Para quem se interessar em aprofundar o conhecimento, deixo aqui um link onde há casos amplamente abordados seja de EQM ou demais aqui inseridos - www.almateca.tk 

Neste site temos ainda os casos de materializações, que são espíritos desencarnados materializados e fotografados por cientistas, além de todos os estudos realizados pelos mesmos.

Também há no blog alguns materiais científicos e vídeos, para quem desejar acessar, vide marcações.

Entrando no campo das manifestações mediúnicas, temos como exemplos a psicografia e a psicofonia, em que médiuns são o meio de comunicação ou mediação em diversas comunicações entre encarnados e desencarnados - igualmente rico em detalhes, passíveis de averiguação e que inclusive, por sua consistência, viraram casos emblemáticos e objeto de estudos mundo afora.

No campo da psicologia temos o CID10, que apresenta como diagnóstico a obsessão/possessão-   nas palavras do Dr.Sérgio Felipe de Oliveira –" A obsessão espiritual oficialmente é conhecida em Medicina como possessão e estado de transe. O Código Internacional de Doenças – CID 10, item F 44.3 – qualifica estado de transe e possessão como a perda transitória da identidade com manutenção de consciência do meio ambiente" -  há anos este diagnóstico pode ser apontado em alguns casos. No blog já postei uma matéria sobra o Código Internacional das Doenças ou CID ao qual menciono, há ainda outras matérias nestes links:
http://www.amebrasil.org.br/html/duv_nem.htm.

http://somostodosum.ig.com.br/ja/detalhes.asp?acao=artigos&vid=1020044,3&id=30226

Refletindo sobre essa questão podemos necessariamente entender que a vida não cessa com o desencarne, visto que aqui temos a ação de um desencarnado, bem distante de uma ação puramente imaginatória do ser humano. 

Por fim, ainda refletindo, agora com uma visão mais aprofundada sobre a reencarnação e não apenas considerando os dados apontados, pensemos na seguinte questão:

Seria justo que havendo uma única existência, Deus destinar a alguns de nós transcorre-la com doenças incapacitantes, sem qualquer propósito aparente, fadadas a uma jornada entre a vida e o desencarne sem direito a ser como os demais seres humanos?

Se sim, qual justiça ou coerência haveria nisso? Se não, quais motivos haveria de influenciar essa necessidade?

O post na realidade poderia nos trazer ainda mais considerações, muitos nomes renomeados e estudos elaborados, mas deixarei a cargo de cada um, pois a busca, o estudo são sempre válidos.

Incentivo a estudarem através dos links que abaixo disponibilizo, incluindo livros, sites, vídeos. A busca é uma necessidade humana, apenas refletimos sobre a reencranação neste post, com alguns dados, mas ressalto que o estudo aprofundado é além de benéfico, muito esclarecedor. Agradeço a você Gabriel por ter levantado a questão tão oportuna e por saber que você em seu blog reflete igualmente as questões existenciais, essenciais a todos nós.

Fontes para pesquisa:
Site com vídeos e matérias contidas no post:
 http://www.almateca.tk/site/efeitosfisicos.html
http://www.almateca.tk/site/pesquisadores.php
http://artigosespiritaslucas.blogspot.com.br/2010/07/reencarnacao-o-caso-do-piloto-james.html (matéria sobre o caso do piloto James Houston)
http://despertardoengenheiro.blogspot.com.br/2011/02/reencarnacao-em-fatos.html (matéria sobre casos de reencarnação, com vídeo)
http://www.amebrasil.org.br/html/duv_nem.htm
http://somostodosum.ig.com.br/ja/detalhes.asp?acao=artigos&vid=1020044,3&id=30226
Vídeos sobre dados contidos na postagem:

http://www.youtube.com/watch?v=PXAwIHLQ8-U
http://www.youtube.com/watch?v=B1VYo2cYb2k
http://www.youtube.com/watch?v=ilrtLMllRCs
http://www.youtube.com/watch?v=bmJDMeX18vo
http://www.youtube.com/watch?v=BpcKZyHoksg
http://www.youtube.com/watch?v=Go_FAfwRC-8&list=PLCklV1pU5Fupk3JLS0GfwhQRZKnSrh0J5
http://www.youtube.com/watch?v=JqMql8cRZ6M&list=PLCklV1pU5Fupk3JLS0GfwhQRZKnSrh0J5
http://www.youtube.com/watch?v=oUNvKH5Waws
http://www.youtube.com/watch?v=tp3NMxAoeFE
http://www.youtube.com/watch?v=W88qROTklHo 

Livros para download:
 http://bvespirita.com/Raymond,%20Uma%20Prova%20da%20Sobrevivência%20da%20Alma%20(Oliver%20Joseph%20Lodge).pdf (Sir Oliver Lodge)

http://obraspsicografadas.org/2013/livro-gratuito-casos-europeus-de-reencarnao-de-ian-stevenson-2003/ (Dr.Ian Stevenson)

http://bvespirita.com/Vida%20Antes%20da%20Vida%20(Jim%20B.%20Tucker).pdf
(Dr.Jim B.Tucker)

http://ebookbrowsee.net/a-reencarnação-gabriel-delanne-pdf-d95581470 (Gabriel Delanne)


http://www.multiajuda.com.br/livro.php?id=16225&n=O+Espiritismo+Na+Arte (Léon Denis)

5 comentários:

  1. Flávia, muito obrigado por todo o material acrescentado no meu questionamento. Na verdade, eu pesquiso há algum tempo sobre o assunto, mas talvez por motivos de desanimo neste estudo, tenha adormecido a ideia sobre a reencarnação, sobre a nossa vida eterna fora deste corpo. Obrigado de coração pela sua publicação! Também ressalto que isso foi muito importante para mim neste momento, principalmente para eu expandir minhas idéias sobre tais questões e considerar de vez por todas essas ideias factuais, mesmo que o meu ceticismo ainda queira me regular. Confesso que me ausentei das minhas publicações em meu blog, mas pretendo voltar com muito mais disposição e clareza nas minhas expressões. O seu blog é uma belo canal para as minhas reflexões e pra mim devida evolução, isso já não é novidade. Um forte abraço e um excelente fim de ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, eu que lhe agradeço pelo questionamento e pelo carinho.
      Procurei postar o quanto antes, não havia ainda catalogado materiais diversos sobre o tema e ao pesquisar, estudo também.Foi uma ótima oportunidade!

      Como não deixou o endereço do seu blog, tomo a liberdade de deixar aqui:
      http://gabrielzuh.blogspot.com.br

      Desejo um ótimo estudo e no que eu puder ajudar, estarei aqui.
      Abraços, obrigada, um lindo final de ano para você e os seus também!

      Excluir
  2. Olá, Gabriel.
    Deixo aqui alguns livros que possam ser do seu interesse:

    http://www.almateca.tk/biblioteca/weiss/brian-l1-weiss-muitas-vidas-muitos-mestres.pdf

    http://www.almateca.tk/biblioteca/bozzano/Ernesto%20Bozzano%20-%20Reminisc%C3%AAncia%20de%20uma%20vida%20anterior.doc

    http://www.almateca.tk/biblioteca/stevenson/Ian-Stevenson-Vinte-Casos-Sugestivos-de-Reencarnacao-Segunda-Edicao.pdf

    http://www.almateca.tk/biblioteca/delanne/Gabriel%20Delanne%20-%20A%20Reencarna%C3%A7%C3%A3o.doc

    http://www.almateca.tk/biblioteca/hga/Renasceu%20Por%20Amor-Hernani%20Guimar%C3%A3es%20Andrade.pdf

    http://www.almateca.tk/site/efeitosfisicos.html#reenc

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia,

    Para mim, você é uma pessoa muito especial.

    Por isso, eu não poderia deixar de passar para agradecer o carinho e amizade sincera que você me dedicou durante todo o ano.

    E é por isso que desejo a ti um FELIZ NATAL repleto de “ser”, e um NOVO ANO cheio de ‘ter”.
    Um “ter” de mais solidariedade, paz, e esperança.

    Que venham mais travessias!

    Obrigada pela oportunidade de descobrir o que para mim estava encoberto.

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Oi Beth, td bem? Agradeço pelo carinho!!
    Um lindo Natal e Ano Novo para você e os seus, com muita paz, alegrias, realizações e prosperidade.
    Sou grata por sua amizade sincera, eu que lhe agradeço!
    Muita luz!
    Muitas matérias excelentes no seu blog Travessia, que vejo como um meio de chamar a atenção de todos nós , nos conscientizando, como sempre faz.
    Grande beijo!!
    Flávia

    ResponderExcluir