Avatar

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Magnetismo e Espiritismo

Os trabalhos do Dr. Franz Mesmer – que fez a primeira tentativa de transposição de procedimentos realizados no campo místico para o científico – que resultaram na criação da primeira “psicoterapia” da história, o Magnetismo Animal.

Vejamos alguns apontamentos sobre o Magnetismo e o Espiritismo, consideradas irmãs no tocante aos processos de cura. 


Qual a necessidade de estudarmos magnetismo e fluidos? Segundo os amigos espirituais em “O Livro dos Espíritos”, em resposta à pergunta 388, onde Kardec colocava: "Os encontros, que costumam dar-se, de algumas pessoas e que comumente se atribuem ao acaso, não serão um efeito de uma certa relação de simpatia?" A resposta: "Entre os seres pensantes, há ligação que ainda não conheceis. O magnetismo é o piloto dessa ciência, que mais tarde compreendeis melhor." 

Observamos que eles nos indicam o magnetismo como uma fonte de conhecimentos que nos explicariam estes fenômenos. Vamos agora, em "A Gênese", cap. 14, "Elementos Fluídicos" : "Mas, entre tais fluidos, há os tão intimamente ligados à vida corporal, que, de certa forma, pertencem ao meio terreno. Em falta de observação direta, seus efeitos podem observar-se, como se observam os do fluido do ímã, fluido que jamais se viu, podendo-se adquirir sobre a natureza deles, conhecimentos de alguma precisão. É essencial esse estudo, porque está nele a chave de uma imensidade de fenômenos que não se consegue explicar unicamente com as leis da matéria." Vemos assim que através do entendimento da ação do fluido do ímã (fluido magnético) é que podemos entender a ação dos fluidos em geral.

MAGNETIZADOR VERSUS MÉDIUM CURADOR

Enquanto o magnetizador usa as suas próprias energias, o médium curador é apenas o intermediário dos Espíritos na cura das doenças.
Eis as respostas que nos foram dadas às perguntas seguintes dirigidas aos Espíritos a esse respeito
1 – Podemos considerar as pessoas dotadas do poder magnético como formando uma variedade de médiuns?
"Disso vocês não podem duvidar".

2 – Entretanto o médium é um intermediário entre os Espíritos e o homem; ora, o magnetizador, tirando a força de si mesmo, não parece ser o intermediário de nenhum poder estranho?
"É um erro; o poder magnético reside sem dúvida no homem, mas ele é aumentado pela ação dos Espíritos que ele chama em seu auxílio. Se você magnetiza com o intuito de curar, por exemplo, e invoca um bom Espírito que se interessa por você e pelo doente, ele aumenta sua força e sua vontade, dirige seu fluido e lhe dá as qualidades necessárias."

3 – Entretanto há muito bons magnetizadores que não acreditam em Espíritos?
"Então vocês pensam que os Espíritos agem somente sobre aqueles que crêem neles? Os que magnetizam para o bem são secundados por bons Espíritos. Todo homem que tem o desejo do bem os chama sem o querer; assim como pelo desejo do mal e pelas más intenções, ela chama os maus". (Kardec, s.d.p., item 176)

Passemos para um artigo da Revista Espírita sobre o tema: 
Mensagens de Mesmer (Espírito): A Revista Espírita, editada por Allan Kardec, em suas edições de Janeiro e Outubro/1864 e Maio/1865 publicou quatro instrutivas mensagens mediúnicas assinadas por Mesmer, abordando os temas: Médiuns Curadores, Fenômenos Espíritas, Imigração dos Espíritos Superiores para a Terra e Criações Fluídicas.
Dentre os seus conceitos sobre mediunidade de cura e magnetismo, destaca-se o seguinte tópico: “A vontade desenvolve o fluido seja animal, seja espiritual, porque, o sabeis todos agora, há vários gêneros de magnetismo, entre os quais estão o magnetismo animal e o magnetismo espiritual que pode, segundo a ocorrência, pedir apoio ao primeiro. Um outro gênero de magnetismo, muito mais poderoso ainda, é a prece que uma alma pura e desinteressada dirige a Deus.” (Revista Espírita, Jan./1864, p. 7, IDE.)
Vejamos abaixo, na íntegra, a mensagem psicografada acima citada:
Médiuns Curadores
“A vontade, existindo no homem em diferentes graus de desenvolvimento, serviu, em todas as épocas, seja para curar, seja para aliviar. É lamentável ser obrigado a constatar que ela foi também a fonte de muitos males, mas é uma das consequências do abuso que, frequentemente, o ser faz de seu livre arbítrio.
A vontade desenvolve o fluido seja animal, seja espiritual, porque, o sabeis todos agora, há vários gêneros de magnetismo, entre os quais estão o magnetismo animal e o magnetismo espiritual que pode, segundo a ocorrência, pedir apoio ao primeiro. Um outro gênero de magnetismo, muito mais poderoso ainda, é a prece que uma alma pura e desinteressada dirige a Deus.
A vontade foi, frequentemente, mal compreendida; em geral aquele que magnetiza não pensa senão em desdobrar sua força fluídica, senão em derramar seu próprio fluido sobre o paciente submetido a seus cuidados, sem se ocupar se há ou não uma Providência que nisso se interessa tanto e mais do que ele; agindo só, não pode obter senão o que sua única força pode produzir; ao passo que nossos médiuns curadores começam por elevar sua alma a Deus, e para reconhecer que, por eles mesmos, não podem nada; fazem, por isso mesmo, um ato de humildade, de abnegação; então, confessando-se muito fracos por si mesmos, Deus, em sua solicitude, lhes envia poderosos recursos que não pode obter o primeiro, uma vez que se julga suficiente para a obra empreendida. Deus recompensa sempre a humildade sincera elevando-a, ao passo que rebaixa o orgulho.
Esse recurso que envia, são os bons Espíritos que vêm penetrar o médium de seu fluido benfazejo, que este transmite ao enfermo. Também é por isso que o magnetismo empregado pelos médiuns curadores é tão poderoso e produz essas curas qualificadas de miraculosas, e que são devidas simplesmente à natureza do fluido derramado sobre o médium; ao passo que o magnetizador comum se esgota, frequentemente, em vão, em fazer passes, o médium curador infiltra um fluido regenerador pela única imposição das mãos, graças ao concurso dos bons Espíritos; mas esse concurso não é concedido senão à fé sincera e à pureza de intenção.”
MESMER (Médium – Sr. Albert)
Revista Espírita – Ano 7 – Janeiro/1864
Fontes: www.batuiranet.com.br; http://www.sergiobiagigregorio.com.br;www.espirito.org.br

4 comentários:

  1. O amparo do plano espiritual é imprescindível.
    Por isso na hora em que aplicamos o passe na casa espirita e estamos em prece, nossas mãos parecem agir como tento vontade própria. Interessante observar nessas horas que o médium passista mantém
    os olhos fechados ou semicerrados e dificilmente esbarramos naquele que está recebendo.Por vezes até sentimos uma certa dormência nos braços e nas mãos.
    O que deve nos guiar sempre é o desejo de doar-se, de fazer o bem. O Amor.
    Muito bom o post, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, em ambos os casos existe sempre o amparo espiritual que nos auxilia nos processos de doação de energias e fluidos em favor de alguém.
      Interessante também que o médium ou quem realiza o passe (ou outros possíveis meios em que é cedida uma energia de cura) igualmente recebe as energias, não sendo apenas um doador.
      Em relação ao processo de cura há casos ainda em que estas são realizadas sem a presença do médium, mas diretamente efetuadas pelos amparadores. Importante ressaltar a importância da fé, independente da religião que se siga, a fé é uma ferramenta de aceitação - ao buscar a cura não podemos nos esquecer que além da busca devemos manter nossa fé como meio de aceitar e sintonizar.
      Obrigada pelo comentário, grande beijo! Flávia.

      Excluir
  2. Mais esclarecimentos para mim que sou leigo nisso, Flávia. Gostei do post. Sabia muito por alto sobre magnetismo. Bjs e boa quinta.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sérgio,agradeço pelo comentário e visita!
    Bjs, ótima quinta para você!
    Flávia

    ResponderExcluir