Avatar

terça-feira, 25 de junho de 2013

Estudo:Experiência com Doentes Terminais e as Muitas Lições - Dra.Elisabeth Kubler-Ross


Elisabeth Kübler Ross, a psiquiatra pioneira no tratamento dos desenganados e na preparação para a morte, maior trabalho científico e prático de Kübler Ross representou há quatro décadas uma inovação para a medicina ocidental e uma quebra do tabu sobre a morte: o uso de técnicas para que o fim da vida seja mais ameno para os doentes, os médicos que os atendem e os familiares que os cercam.

A publicação em 1969 de seu livro mais bem-sucedido "On Death and Dying" (Sobre a morte e o processo de morrer) marcou o rumo de seu trabalho, que depois foi enriquecido com contribuições de vários especialistas a uma área específica da profissão médica, a tanatologia.

Nesse livro, Kübler Ross, nascida em 1926 em Zurique (Suíça), identificou períodos definidos no processo da morte, e métodos para que médicos, enfermeiros e familiares acompanhem e ajudem a pessoa em seus últimos dias.Outro notável livro escrito pela Dra.Elisabeth, “A Roda da Vida” igualmente nos convida a um novo olhar sobre a morte – neste suas experiências com pacientes terminais a levaram a compreender não apenas a lição que a morte também nos oferece, como ainda que existe sim uma continuação.
Abaixo texto do livro:
“Aos setenta e um anos, posso dizer que vivi de verdade. Depois de começar como "uma coisinha insignificante de menos de um quilo" que não se esperava que sobrevivesse, passei a maior parte de minha vida lutando contra as forças gigantescas, do tamanho de Golias, da ignorância e do medo. Os que conhecem o meu trabalho sabem que, na minha opinião, a morte pode ser uma das maiores experiências da vida…Nos últimos dois anos, devido a uma série de derrames, tenho dependido totalmente de outras pessoas para os cuidados mais básicos…
…Meu único desejo tem sido deixar meu corpo, como uma borboleta deixa para trás seu casulo, é finalmente me fundir com a grande luz. Minhas entidades reafirmaram a importância de fazer do tempo meu amigo. Sei que no dia em que minha vida terminar sob esta forma, neste corpo, será o dia em que terei aprendido essa espécie de aceitação.
A única vantagem dessa lenta aproximação da passagem final da vida tem sido o tempo que oferece para meditação. Suponho que, depois de aconselhar tantos pacientes terminais, seja apropriado eu ter tempo para refletir sobre a morte quando é a minha própria que está diante de mim. Há poesia nisso, uma leve tensão, como uma pausa num drama de tribunal em que o acusado tem a oportunidade de confessar. Felizmente, não tenho nada de novo para confessar. Minha morte virá para mim como um abraço caloroso. Como disse há muito tempo, a vida num corpo físico é uma parcela muito pequena da existência total de uma pessoa.
Depois de passar por todas as provas para as quais fomos mandados a Terra como parte de nosso aprendizado, podemos então nos formar. Podemos sair de nosso corpo, que aprisiona a alma como um casulo aprisiona a futura borboleta e, no momento certo, deixá-lo para trás. E estaremos livres da dor, livres dos medos e livres das preocupações... livres como uma linda borboleta voltando para casa, para Deus... em um lugar onde nunca estamos sós, onde continuamos a crescer, a cantar, a dançar, onde estamos com aqueles a quem amamos e cercados de mais amor do que jamais poderemos imaginar.

Felizmente, cheguei a um ponto em que não preciso mais voltar atrás para aprender mais lições, mas, infelizmente, não estou satisfeita com o mundo de onde estou partindo pela última vez. O planeta inteiro está em dificuldades. Esta é uma época muito frágil da história.
A Terra foi muito maltratada durante um período longo demais sem que se considerasse a possibilidade de graves conseqüências. A humanidade deu livre curso à devastação dos frutos do jardim de Deus. Armas, ganância, materialismo e gosto pela destruição tornaram-se o novo catecismo da vida, o mantra de gerações cuja meditação sobre o sentido da vida está perigosamente distorcida.
Acredito que a Terra vá em breve corrigir esses erros…de que outra maneira fazer as pessoas despertarem? Qual é a outra maneira de ensinar o respeito à natureza e a necessidade de espiritualidade?
Assim como meus olhos viram o futuro, meu coração vai para aqueles que ficam para trás. Não tenham medo. Não há motivo para isso, se lembrarem que a morte não existe. Procurem ao contrário conhecer a si mesmos e encarar a vida como um desafio em que as escolhas mais difíceis são as mais elevadas, as que terão uma ressonância de honradez e retidão e que lhes darão forças e a percepção de Deus, o Superior dos Superiores. A maior dádiva de Deus para nós é a livre escolha. Nada é por acaso. Tudo na vida acontece por uma razão positiva. Se protegermos os canyons dos vendavais, nunca veremos a beleza de seus relevos.
Preparando-me para passar deste mundo para o próximo, sei que o céu ou o inferno são determinados pela maneira como as pessoas vivem suas vidas no presente.
A única finalidade da vida é crescer. A suprema lição é aprender como amar e ser amado incondicionalmente. Há milhões de pessoas no mundo que estão passando fome. Há milhões sem um teto. Há milhões que sofrem de AIDS. Há milhões de pessoas que sofreram violências. Há milhões de pessoas que padecem de invalidez. Todos os dias, mais alguém clama por compreensão e compaixão.
Escutem o som de suas vozes. Escutem como se o chamado fosse música, uma linda música. Posso garantir que as maiores recompensas da vida inteira virão do fato de vocês abrirem seus corações para os que estão precisando. As maiores bênçãos vêm sempre do ajudar aos outros.
Creio firmemente que minha verdade é uma verdade universal - acima de todos os credos, pontos de vista econômicos, de raça ou de cor -, e pertence à experiência da vida que é comum a todos.
Todas as pessoas vêm da mesma fonte e retornam à mesma fonte.
Todos precisamos aprender a amar e ser amados incondicionalmente.
Todas as dificuldades por que passamos na vida, todas as tribulações e pesadelos, todas as coisas que vemos como castigo de Deus, são na realidade como dádivas. São uma oportunidade para crescer, que é a única finalidade da vida.
Não podemos curar o mundo sem nos curarmos primeiro.
Se você está preparado para as experiências espirituais e não tem medo, você as terá. Não precisa de nenhum guru ou Baba para dizer-lhe o que fazer.
Todos nós, quando nascemos da fonte a que chamamos de Deus, fomos dotados de uma faceta de divindade. É isso que nos dá o conhecimento de nossa imortalidade.
Devemos viver verdadeiramente até a hora da morte.
Ninguém morre sozinho.
Todos são amados além do que são capazes de compreender.
Todos são abençoados e guiados.
É muito importante que você faça apenas aquilo que gosta de fazer.
Pode ser pobre, pode estar passando fome, pode estar morando num lugar miserável, mas estará vivendo integralmente. E, no fim de seus dias, abençoará sua vida porque fez o que veio fazer no mundo.
A lição mais difícil a aprender é o amor incondicional.
Não há por que ter medo da morte. Pode ser a experiência mais deslumbrante de toda a sua vida. Depende de como você viveu.
A morte é apenas uma transição da vida para uma outra existência onde não há mais dor nem angústia.
Tudo é suportável quando há amor.
Meu desejo é que você dê mais amor a mais pessoas. A única coisa que vive para sempre é o amor”.
Para download do livro “A Roda da Vida” acessem este link: http://almateca.tk/biblioteca/kluber-ross/ARodadaVida-ElisabethKubler-Ross.pdf

Sugiro que além das reflex ões, ofereça este livro a quem estiver passando pela situação da morte que se aproxima ou que já aconteceu.

14 comentários:

  1. Livro espetacular Flavinha, altamente recomendado =)

    ResponderExcluir
  2. Alexandre eu que lhe agradeço por ter recomendado o livro, que depois de lido, está aqui!
    Dra Elisabeth antes cética pode observar os fatos, sem que tenha optado por alguma religião inclusive.
    Optou pelo amor ao próximo e com isso beneficiou milhares de pessoas.
    Bjs, Flávia.

    ResponderExcluir
  3. Interesso-me pela visão científica, recomendada a matéria!
    Excelente tema!
    depois da leitura mando minha visão, Sérgio

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérgio, agradeço pelo comentário!
    O livro apresenta a experiência da Dr.Elisabeth ao lidar com pacientes terminais, recomendo a leitura!
    Sei que gosta de artigos científicos, mas o livro não apresenta relatórios e experiências laboratoriais, mas pessoal.Nos leva a refletirmos o tema que muitos passam a vida tentando evitar, a morte.
    Abraços, Flávia

    ResponderExcluir
  5. Para um livro ótimo que mostra relatórios e pesquisas profundas, inclusive em cima de alguns fenômenos relatados pela Dr. Elisabeth, recomento o livro de william crookes:

    Biografia: http://almateca.tk/site/biografiapesquisador.php?pes=5

    Livro Original: Researches in the phenomena of spiritualism
    http://almateca.tk//biblioteca/william-crookes/researchesCrookes.pdf

    Livro Tradução: Researches in the phenomena of spiritualism
    http://almateca.tk//biblioteca/william-crookes/William%20Crookes%20-%20Fatos%20Esp%C3%ADritas.doc

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, vou ler o livro, já ouvi falar da doutora Elisabeth em um seminário e nos bastidores escutei se tratar de uma visão muito digna e bem ponderada.Havia me esquecido do nome da autora e livro, mas assim que vi o post relembrei.
    Acessarei os links, abraços aos dois!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luzes! antes de postar meu comentário, consultei os universitários rsrs (um bem cético). Qual o maior medo que o ser humano carrega?- " O da morte". Passamos pela vida muitas esquecendo de viver, pois o medo da morte por vezes nos paralisa.Em alguns casos porém, como da dra. Elisabeth o medo se vai, para dar lugar a esperança. É um paradoxo mas quem nos dera, valorizarmos cada minuto de nossa existência, amando tudo que temos,até mesmo as moléstias. Não é fácil mas é possível. Há alguns dias, uma amiga retornou ao plano espiritual com uma doença degenerativa, rara. O sofrimento dela foi grande. Depois lendo uma poesia que ela escrevera, quando ainda adolescente, ficamos muito emocionados, ela narrava no texto poético exatamente o que aconteceria anos depois. Realmente a única coisa que fica e que levamos é o amor.
    O laços do amor verdadeiro,são inquebrantáveis. A saudade de uma mãe que devolve seu filho a Deus, é unica. O que fica de fato, é o amor que temos e a esperança do reencontro.
    Bjs
    Lúcia

    ResponderExcluir
  8. obrigada pelos comentários =)

    É realmente difícil, cada um lida com a morte de um jeito, incluindo a aproximação da morte.O que me encantou no livro foram os relatos e claro a sensação de alívio que promoveu a tantas pessoas (e ainda promove).
    A humanização deveria ser uma realidade do todo, de todos os que trabalham com o próximo, sem dúvida, admiro os trabalhos neste sentido!
    O tempo como bem diz a dra Elisabeth, é sempre um bem precioso! Bjs, Flávia.

    ResponderExcluir
  9. Prezada Flávia.
    Segue abaixo um trecho do livro (Preparação para a Desencarnação), que está sendo ditado.
    Um afetuoso abraço.
    Luiz Guilherme Marques
    ---------------
    "POR QUE O MEDO DAS DESENCARNAÇÕES
    Fiquemos, para efeito da reflexão sobre este tema, apenas no nível das desencarnações que vivenciamos nos Reinos animal e hominal e concluiremos que temos razão “aparente” em guardar um grande receio da desencarnação, pois, habitando em um meio primitivo, como é, inclusive, o planeta terráqueo, terminamos a maioria das reencarnações como animais sendo devorados por outros animais, vitimados por acidentes graves etc., guardando, assim, os sentimentos de medo ou pânico cristalizados no psiquismo, e, como seres humanos, assassinados por desafetos, vítima de doenças dolorosas e uma série de incidentes traumatizantes.
    Um Espírito Superior não estará mais sujeito a esse tipo de fixação mental, pois sua própria intimidade espiritual irradia luz e paz, enquanto que a maioria dos seres da Terra irradia graves defeitos morais, vícios e outras mazelas e, portanto, sintoniza com o Mal, o medo, os maus pensamentos e os maus sentimentos: daí o medo da desencarnação, cristalizado por essas vivências negativas.
    E também guardamos a reminiscência inconsciente de que, no mundo espiritual, temos ido direto para as zonas purgatoriais, porque nossa sintonia mental nos direciona para lá.
    Dessa forma, tanto pelo fato de termos normalmente desencarnado em condições dramáticas quanto pelas vivências de sofrimento no mundo espiritual, não queremos ir para o mundo espiritual mesmo que alguém nos explique as vantagens dessa realidade superior: a consciência nos aponta as falhas cometidas e temos muito receio de voltar para o umbral ou mesmo as trevas.
    Todavia, isso não significa que esses fatos se repetirão indefinidamente, pois temos a vocação da luz, todos evoluímos e tudo vai se abrandando, inclusive nossas desencarnações e reencarnações: basta, para tanto, melhorarmos nosso padrão moral, o que só depende de nós."

    ResponderExcluir
  10. Ola Luiz,
    Grande verdade amigo!! Importante mantermos nossa sintonia elevada sempre que possível e atuarmos no bem; embora tenhamos algumas falhas ainda, todos podemos oferecer a boa parte.
    Agradeço pelo comentário, abraços, Flávia.

    ResponderExcluir
  11. Esse livro deve ser muito bom para quem está passando por momento difíceis, Flávia. Boa dica e grande postagem. bjs

    ResponderExcluir
  12. Prezada Flávia.
    Desculpe-me ocupar este espaço para fazer a propaganda do livro "Preparação para a Desencarnação", mas ele já está disponível na Internet em luizguilhermemarques.com.br e está assinado por um "anônimo".
    Quanto aos cientistas do Bem, como é o caso da Dra, Kübler-Ross, tenho a impressão de que passam a adotar o anonimato em trabalhos assistenciais e ditados de artigos e livros através de médiuns no mundo inteiro.
    A visão deles se amplia no mundo espiritual e eles passam a lidar com outras técnicas, muito diferentes.
    Já tive oportunidade de psicografar três livros ditados por Charcot, mas ele foi incisivo em que usasse qualquer pseudônimo que quisesse.
    Esses detalhes são importantes para quem é médium e quem não o é, pois muitos desses cienistas estarão trabalhando nos entros Espíritas, em Centros de Umbanda, na Xamanismo, no Santo Daime, em igrejas católicas, grupos evangélicos, budistas, hinduístas etc.
    Eles querem e fazer o Bem no anonimato.
    Um afetuoso abraço.
    Luiz Guilherme Marques

    ResponderExcluir
  13. Olá Sérgio, agradeço pelo comentário, gostei muito do livro e como a autora aborda com sua visão científica, ainda melhor!

    Amigo Luiz, agradeço seu comentário, verdade, eles continuam a operar e auxiliar nos mais diversos meios que dispomos, recomendo igualmente aqui o livro, na realidade leitores, o Luiz dispõe em seu blog de vários livros psicografados que nos permite esclarecimentos a acerca de situações que experimentados - quem desejar acessar basta seguir pelo link : luizguilhermemarques.com.br

    Grande abraço a todos!! Se desejatem sugerir algum post, sintam-se a vontade , se desejarem utilizar as matérias apenas peço que incluam o blog como fonte.

    ResponderExcluir