Avatar

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Um Olhar sobre o Relacionamento Amoroso: a Liberdade, a Busca e a Escolha.



Ultimamente as queixas envolvendo o relacionamento afetivo tem aumentado, são encontros e desencontros com alegações de que “ninguém” quer algo sério, não se busca um envolvimento maior pois que exige comprometimento.

Curioso é observar que as queixas são as mesmas de homens e mulheres, será então que os homens e as mulheres estão buscando coisas diferentes?

A alegação de que hoje um relacionamento não  acontece porque está tudo muito fácil e permitido nos deixa um ponto a ser refletido.

Esbarramos na questão da liberdade, há liberdade para tudo e todos,  afinal o livre arbítrio opera sem dúvida entre nós, mas assim como há a liberdade há a reflexão necessária, onde encontramos os limites também.

O descomprometimento pode ferir, magoar, deixar uma sensação de vazio e de que as coisas andam um tanto voláteis na atualidade e por mais que se queira negar, até aqui temos nossa parcela de responsabilidade se agirmos apenas “tocando o barco”.

Temos um compromisso com nós mesmos, não temos como fugir a isso, como anda o seu compromisso com você mesmo?

Pois é certa a afirmação de que a felicidade está em nós e não no outro, o papel do outro está em complementar e nada além disso, assim os outros não são os responsáveis diretos pelo que pensamos ser a felicidade. Relevante que tenhamos em nós a boa parte a dividir, a somar; o outro com sua boa parte complementa e juntos compartilhamos.

O amor deve ter esta troca, interação, limite, comprometimento, iniciando por nossa capacidade de assim conduzir uma relação – namoro, noivado ou casamento.

A reflexão está na resposta daquilo que procuramos, com tantas possibilidades vezes não paramos para pensar o que se passa em nosso íntimo, quais nossos desejos.

Alguns resolveram adotar a solidão, outros deixam acontecer simplesmente.
Não é uma crítica a qualquer modo de viver, mas apenas uma observação sincera do que queremos e como buscamos o que nos confere alegria,prazer, conforto e satisfação. Creio que poucos responderão que o não comprometimento é satisfatório,  nossos sentimentos invariavelmente operam contraditórios a este tipo de relação.


De certo o amor entre duas pessoas não está neste contexto cheio de liberdades, visto que mais fere do que conforta. Assim como também fere relacionamentos doentios, obstinados, possessivos, ilusórios, isso sem dúvida é distorção do amor.

Abaixo posto algumas questões observadas à luz do espiritismo, retiradas do site espirito.org sobre relacionamentos amorosos como um apoio a reflexão que o assunto merece.

1- Como explicar as dificuldades e obstáculos na vida amorosa, maiores para uns, menores para outros ?
Problemas amorosos, carência afetiva, solidão, decorrem geralmente da maneira como administramos nossas emoções e de nossa contribuição em favor de uma convivência ajustada para feliz.
2- O problema não pode estar relacionado com vidas anteriores ? .
As generalizações nos afastam da realidade. Há o chamado canina, mas na maior parte das vezes a origem está em nossa maneira de ser. Uma jovem extremamente possessiva, que controla todos os passos do namorado e exige atenção plena transforma-se num tormento para ele. Tenderá a ficar para "titia", não por destino alas por desatino.
3- O encontro de sua "metade", como sonham as jovens casadouras, não é dificultado pela falta de atrativos físicos?
A beleza física é mera carta de apresentação, logo relegada ao arquivo das coisas sem importância.
4- O que pesaria, então, favorecendo uma ligação afetiva?
O desempenho, a maneira como nos relacionamos com as pessoas e particularmente com possíveis parceiros de experiências afetivas.
5- Como fica a idéia de que o casamento é planejado na Espiritualidade?
Subordinado ao livre-arbítrio, casamento não é fatalidade. Tanto podem não se consumar os que foram planejados, quanto podem ocorrer sem planejamento algum.
6- Como o Espiritismo vê os trabalhos espirituais encomendados por pessoas no sentido de alcançar a felicidade de uma realização afetiva?
A felicidade não é uma mercadoria que se possa encomendar nesse mercado de ilusões que são os sortilégios de amor.
7- E quanto às práticas sugeridas nesses "consultórios do Além"?
Somente a ingenuidade humana pode alimentar a idéia de que a submissão a determinadas práticas ritualística ou cabalísticas vai resolver problemas cuja solução pede o concurso do tempo e a adesão aos valores do Bem.
8- Que dizer aqueles que, sem encontrar seu parceiro, sofrem solidão?
Será que podemos relacionar a solidão com a ausência de alguém? Não seria mais razoável relacioná-la com nossa ausência na vida social?


8 comentários:

  1. Acho que solidão não está relacionamento amoroso.
    Podemos estar, casada, ficando qualquer coisa assim e nos sentirmos só.
    Tem muita gente (me incluo) que, busca a perfeição no outro e esquece de que não é perfeito.
    Exige tudo e não cede em nada.
    Possuir, controlar, ciúme exagerado, acaba com qualquer relacionamento.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe solidão mesmo quando se está acompanhado e toda forma de relacionamento encerra em si um convite a analisarmos a nós mesmos constantemente e o que buscamos.
      Difícil de certo, como toda análise, mas fundamental para o nosso crescimento.
      Obrigada pelo comentário Lú, bjs!

      Excluir
  2. Lindissima postagem! realmente temos que ter muito cuidado com os relacionamentos que podem nos gerar mais débitos e comprometer uma reencarnação. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, temos responsabilidades de nossos atos e desejos, não sendo possível revogar a outro a parte que nos cabe (seja conosco ou com os outros).

      Agradeço pelo comentário Maria, bjs e Luz! Flávia.

      Excluir
  3. Bom dia!
    Lerei mais e depois volto. Beijã.

    ResponderExcluir
  4. A busca da perfeição com relação da afetividade amorosa faz com que sempre aportamos em ancoras inseguras, como diz um ditado popular, "quem muito escolhe pega o pior".
    Gosto deste tipo de abordagem que seu espaço compartilha.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Lu, sim as relações amorosas também merecem reflexão pois envolvemos nossos sentimentos nelas, e mesmo quando não envolvemos ainda assim permanecemos responsáveis. De fato é impossível prever o desenrolar! Agradeço pelo comentário, grande abraço amigo!! Flávia.

    ResponderExcluir