Avatar

domingo, 19 de maio de 2013

Os Milagres de Jesus na Visão Espírita



Dentre as explicações da doutrina, há no livro A Gênese, de Allan Kardec, um que chama a atenção sobre os milagres que são narrados na Bíblia no período em que Jesus realizou processos de cura e livramentos de influência espiritual.

O espiritismo analisa os milagres sob um outro ponto de vista, não o considerando extraordinário, mas possível devido a ação dos fluidos (hoje muito mencionado por cientistas mundo afora que conseguiram comprovar os processos de cura a partir destes fluidos).

Como encontrar, então, uma forma racional e científica de compreender tantos fenômenos narrados nos Evangelhos, como a pesca maravilhosa, as curas diversas, a expulsão de espíritos?

Começamos então por Jesus, O Livro dos Espíritos nos diz que Jesus é o Espírito mais elevado que já encarnou em nosso planeta. Sendo assim, não seria de estranhar-se que realizasse prodígios. Sua superioridade moral e a amplitude de seus conhecimentos das leis naturais tornaria possível fazer coisas que são impossíveis para o nível evolutivo médio da Humanidade terrena. 

Sobre ele, afirma A Gênese: “A sua superioridade com relação aos homens não derivava das qualidades particulares do seu corpo, mas das do seu Espírito, que dominava de modo absoluto a matéria e da do seu perispírito, tirado da parte mais quintessenciada dos fluidos terrestres. Sua alma, provavelmente, não se achava presa ao corpo, senão pelos laços estritamente indispensáveis. Constantemente desprendida, ela decerto lhe dava dupla vista, não só permanente, como de excepcional penetração e muito superior à que de ordinário possuem os homens comuns. O mesmo havia de dar-se, nele, com relação a todos os fenômenos que dependem dos fluidos perispirituais ou psíquicos. A qualidade desses fluidos lhe conferia imensa força magnética, secundada pelo incessante desejo de fazer o bem.”

A dupla vista – ou segunda vista – é um fenômeno descrito em O Livro dos Espíritos que permite ver objetos ausentes como se estivessem presentes e também penetrar nos pensamentos e intenções de outras pessoas ou Espíritos quando se está plenamente acordado. É uma faculdade que se explica pelo fato da visão da alma não ser circunscrita ao corpo físico e não ter localização determinada. Sendo o perispírito o seu órgão dos sentidos, e sendo os fluidos expansíveis e capazes de atravessar a matéria densa, disso decorre que um Espírito pode ter percepções à distância ou através de corpos opacos conforme seja capaz de expandir seus fluidos perispirituais.


A capacidade da dupla vista explica fatos como a pesca maravilhosa e a aceitação imediata e espontânea dos apóstolos ao convite de Jesus para a tarefa de espalhar a Boa Nova.


Conta Mateus que, passando pelas margens do Mar da Galiléia, Jesus encontrou Simão Pedro juntamente com seu irmão André, ocupados em seus afazeres de pescadores. Foi quando lhes fez o célebre chamado, para que o acompanhassem e se tornassem “pescadores de homens”, e eles então deixaram as redes e o pai e o seguiram. Como isso foi possível? Ora, em várias passagens lemos a expressão “Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos...”, o que ocorria porque Jesus conseguia perceber as irradiações desses pensamentos. Ao dirigir-se a Simão e André, o mestre galileu já conhecia suas disposições mais íntimas e sabia que eles o seguiriam.


Dentre os feitos narrados nos Evangelhos, encontramos também outro exemplo de dupla vista: a pesca maravilhosa. Narra o evangelista Lucas que após falar ao povo que se comprimia às margens do lago de Genesaré, Jesus disse a Simão Pedro que levasse seu barco para o mar e lançasse suas redes. Pedro então respondeu-lhe que por toda a noite haviam feito isso, sem nada conseguir. Obedecendo, no entanto, ao Mestre, entrou no mar e conseguiu apanhar tantos peixes que a rede se rompeu.


Kardec explica que “Jesus não produziu a presença peixes onde não os havia; mas que ele viu, com a vista da alma, (...) o lugar onde se achava o cardume e por isso disse com segurança aos pescadores que lançassem ali suas redes”.


A segunda vista explica igualmente a atitude de Jesus perante o beijo de Judas e, na sua entrada em Jerusalém, uma semana antes de sua crucificação, que ele houvesse mandado buscar o jumentinho em um local específico da cidade, a fim de conduzi-lo.

Na doutrina temos explicações de que tudo segue as leis criadas por Deus, como a lei de ação e reação que faz repercutir em cada um os seus próprios atos e pensamentos, a lei de cooperação, a lei de sintonia, a lei de progresso, a lei de justiça e outras tantas que apesar de derrubarem nossa crença nos milagres, faz engrandecer ainda mais nossa compreensão de Deus, aumentando nossa confiança.



Em princípio, Deus poderia fazer milagres, pois para Ele tudo é possível. Mas não o faz, não derroga nem anula nas leis da Natureza, porque Ele mesmo as fez perfeitas e o que é perfeito não precisa ser modificado.
A demonstração da grandeza, sabedoria e poder de Deus não está em fazer milagres mas, sim, em haver criado leis tão perfeitas, que nelas tudo já está previsto e providenciado, sem nada a corrigir nem improvisar.


"Historicamente, o homem sempre necessitou do amparo da dor ou do fenômeno surpreendente, para acreditar em Deus, em si mesmo e nas forças naturais do universo que escapam ao exame dos sentidos comuns. Por isso os milagres tem tido um papel relevante na transformação moral do homem. 

Todavia, na medida em que os ser cresce e se desenvolve, deixa para trás o período natural de infância e passa a não precisar dos mesmos estímulos para sentir, crer e entender. A doutrina espírita atinge primeiro os seres que almejam mais conhecimentos e anseiam pela depuração de seus sentimentos.

Acima de toda a nova compreensão que hoje temos, os milagres ainda nos encantam, particularmente aqueles ocorridos pela influência do mestre Jesus. É fascinante ler e estudar esses fenômenos, procurando descobrir suas causas, as leis que os regem, sabendo que eles estão disponíveis para todos nós, aguardando nossa capacitação" - espirito.org.

Este post em verdade é um breve relato sobre o que consta na Gênese, para quem se interessar é possível encontrar explicações dos 38 milagres contidos na Bíblia, o livro pode ser acessado na Biblioteca Virtual do Blog. 

2 comentários:

  1. Comentários via Dihitt:

    Editora Amc- Guedes
    (www.editora-amcguedes.com.br)
    comentou 15 horas atrás
    Para muitos milagres são acontecimentos, extraordinários, fantásticos até mesmo impossíveis (sob a ótica materialista) por esses dias, assisti na TV uma matéria em algum lugar do Brasil que, no momento não me lembro, de uma árvore que tinha em um de seus galhos, uma substância branca(semelhante ao gelo) e gotejava o tempo todo. O padre da localidade disse que, havia visto " Nossa Senhora" naquele local e Ela teria lhe dado uma comunicação. De forma alguma, duvido que este padre tenha visto um espírito que, pode até mesmo ser de Maria Santíssima, visto que quem pode mais, pode tb menos. Ela teria dito que, aquela substância ficaria alí, por um periodo determinado e que seria a sua seiva "milagrosa", não precisa dizer que, embaixo da
    árvore formou-se uma multidão, todos a espera de um " milagre" . Um biólogo, logo, explicou o tal fenômeno. A ciência explica fatos que para muitos é "milagre".
    Penso que Deus, sendo a inteligência suprema, não derrogaria suas Próprias Leis e que daqui há algum tempo a ciência será capaz de estudar em laboratório todo o potencial anímico e os demais fluidos que se encontram espalhados em nosso orbe e finalmente os milagres deixarão de ser milagres para serem fenômenos perfeitamente naturais aos olhos dos mais incrédulos.
    Excelente post.
    Bjs

    Luzesdobem
    (luzesdobem.blogspot.com)
    comentou 15 horas atrás
    Lú querida, excelente colocação =)
    Verdade, a ciência já conseguiu identificar as causas de alguns ditos milagres, sempre pautando na causa/efeito.

    Na verdade a Deus nada é impossível, nem mesmo um milagre se assim desejasse, mas sendo Suas obras perfeitas não há motivos para fazê-los de um modo que fuja a nossa compreensão se estudarmos e entendermos q td faz parte de um acontecimento natural.Obrigada pelo comentário =)
    Bjs,Flávia.

    Maria de Lourdes
    (www.aempregadadomestica.blogspot.com.br)
    comentou 14 horas atrás
    Parabens pelo artigo! Abs!

    Luzesdobem
    (luzesdobem.blogspot.com)
    respondeu 14 horas atrás
    Agradeço amiga Maria =), gde bj,Flávia.

    Renata Roysal
    (renataroysal.dihitt.com.br)
    comentou 14 horas atrás
    Oi, quero começar dizendo q foi muito bom poder ler uma postagem tão completa sobre as passagens maravilhosas dita nos evangelhos de Jesus Cristo.

    Além de senti uma alegria inexplicável em poder ler comentários construtivos e idéias sobre o q é milagre.

    Eu q já vivencie em minha vida por mais de duas vezes o milagre da Santa Mãe de Deus. Tão pura, mais q um anjo. De doçura e olhar cativante. Não sou tão merecedora de carinho maior. de receber suas visitas. A amo de todo coração. Minha mãe mais do q adotiva.
    O q posso dizer em experiência de tamanho amor.
    Q o ESPIRITO SANTO a faz flutuar, a leva como uma luz maravilhosa q ilumina a mais q bela luz.

    E diz q temos amar nossa família.

    Devemos buscar o verdadeiro sentido de família.

    Q sejamos fortes para dizer não ao pecado!!!!

    Luzesdobem
    (luzesdobem.blogspot.com)
    respondeu 14 horas atrás
    Olá Renata,agradeço o comentário tão querido =) é verdade, quando passamos pela experiência a sensação é de eterna gratidão, o bom é saber que o amparo está sempre conosco, nos guiando e amparando.
    Feliz com sua amizade, seguindo também seus belos posts, parabéns e bem vinda!!
    Bjs,Flávia.

    Renata Roysal
    (renataroysal.dihitt.com.br)
    respondeu 14 horas atrás
    <3 :)

    Luzesdobem
    (luzesdobem.blogspot.com)
    respondeu 13 horas atrás
    Re, voltei ao seu comentário, cheio de energias tão bonitas, por duas vezes pude vê-la, nossa Mãe maior, indescritível mesmo...
    Obrigada =)

    Eulalia Oliveira
    (donadecasaestressada.blogspot.com.br)
    comentou 6 horas atrás
    Amei o texto, muito explicativo.
    Parabéns.

    Luzesdobem
    (luzesdobem.blogspot.com)
    respondeu 17 minutos atrás
    Olá Eulalia =) agradeço! Boa semana para vc! Bjs,Flávia

    ResponderExcluir
  2. Adorei este post , não conhecia esta parte da doutrina <;-)

    ResponderExcluir