Avatar

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Consciência e Percepção



A consciência de acordo com a Medicina e Psicologia funciona como um alerta e é responsável pela forma como  interagimos com nós mesmos e demais pessoas, estando armazenadas informações temporais e espaciais.

Nas religiões a consciência é abordada no sentido de percepção do que é certo e errado, bem e mal e na sociedade encontramos a consciência associada também a ética como meio de distinguir as pessoas , com moral ou sem moral por exemplo.

Independente da forma que se dá a análise, temos a consciência abordada como uma percepção que temos não apenas de nós mesmos como dos demais indivíduos.

No Espiritismo temos a consciência como meio de reflexão do próprio íntimo e o seu bom uso remete a manter uma consciência tranquila, agindo em conformidade com as percepções de justiça, amparo, sendo um convite de boa conduta, como outras religiões, observando o equilíbrio sempre.

Ter consciência significa ainda ter conhecimento, visto que o conhecimento tem a capacidade de expandir nossas percepções, nossas capacidades de análise, ampliando horizontes, como propõe a filosofia.

O Espírito André Luiz, no Mundo Maior, analisa o cérebro como se fosse um edifício de três andares: no primeiro andar está localizado o subconsciente; no segundo, o consciente; no terceiro, o superconsciente. O subconsciente é a "residência de nossos impulsos automáticos". O consciente é o "domínio das conquistas atuais". O superconsciente é a "casa das noções superiores". Para que nossa mente prossiga na direção do alto, é indispensável o equilíbrio destas três zonas de nosso cérebro.
Temos no Espiritismo uma visão que coloca a consciência num outro patamar, pois os esclarecimentos transmitidos pelos espíritos com o objetivo elucidativo cumprem o papel de nos auxiliar com percepções claras das várias situações que nos cercam.

O material é vasto, um deles abrange bem o assunto e disponibilizo aqui como meio de entendimento e análise - psicografado por Divaldo P. Franco, livro:  Momentos de Consciência - Pelo Espírito Joanna de Ângelis 



3 comentários:

  1. Seguindo no Blog e também aceitei teu convite no diHITT. Um abraço!
    http://www.luceliamuniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem completo o post, consegui baixar o material, excelente!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas! Carol, gosto muito deste livro por aprofundar a questão, coisa difícil para um post.Bjs.
    Lucélia, seguindo de volta,agradeço,Flávia.

    ResponderExcluir