Avatar

terça-feira, 14 de maio de 2013

A HOMOSSEXUALIDADE NA VISÃO ESPÍRITA: SEM PRECONCEITO ALGUM





Este post narra a visão espírita em relação ao homossexualismo, a pedidos da leitora Lúcia que bem observou ser uma notícia relevante diante do caos em torno do tema. O caos a que me refiro é em relação a falta de tolerância que têm feito o assunto palco de discussões, inclusive religiosas.

Em outro post deste blog "Parábola separando o Joio do Trigo, ainda muito atual" fiz uma alusão a esta visão distorcida que afirma ser o homossexualismo um pecado, muito amparado por "religiões" que dizem que homossexuais devem se converter a Jesus para receberem a salvação e que em outros países como a Uganda sofrem torturas, descaso, perseguição e até julgamento de morte - me desculpem inserir minha opinião pessoal, mas me pergunto que Deus é esse?

Até onde li na Bíblia, Jesus amou a todos, resgatando prostitutas, ladrões e pecadores, pobres... (minorias da época que ainda o são na atualidade) sem perseguições, torturas ou julgamentos... e quando Ele veio de acordo com a Sagrada Escritura promulgou como única lei "amar a Deus acima de todas as coisas e em segundo, amar ao próximo como a ti mesmo" estando aí o resumo de todos as leis dos profetas - findando o que foi pregado e denominado de Velho Testamento.

Creio ser por esta razão que hoje em dia encontramos várias versões de Bíblias, incluindo a remoção do nome de Jesus em algumas. Enfim, é o homem quem julga sempre e pior, deseja que sua opinião se alastre como fel, num processo manipultarório de poder com inúmeras inverdades.

Se refletirmos nisso veremos o quanto necessitamos evoluir! As mesmas questões permanecem, com algumas alterações por parte de uns; convido a todos lerem os jornais, e descobrirem por sí mesmos quem e para o que são patrocinadas essas ondas de violência e descriminação - a nível mundial.

Quero e muito acreditar que não sofreremos um retrocesso neste âmbito, pois há anos a Psicologia e Psiquiatria já retiraram a homossexualidade do quadro de doenças mentais;espero que a loucura dogmática de indivíduos que se encontram na política para melhor posicionarem seus crédulos e equívocos  não venham a requerer que conste novamente como doença a ser tratada com drogas pesadas ou eletrochoque!!!

Mas e o que diz a doutrina em relação ao tema? 

Encontramos nas palavras de Chico Xavier, quando ele  falou da relação entre o homossexualismo e o espiritismo." Todos os espiritos terão a experiência de nascer como homem e como mulher em suas inúmeras encarnações. Alguns terão dificuldades nesta transição ou até mesmo na aceitação ou adaptação de mudança de sexo em uma nova encarnação".

Mas como o próprio Chico Xavier destaca o importante não é preferência sexual das pessoas quando estão encarnadas. O importante é o caráter de cada um. Ele se refere a leis e mudanças de leis para o futuro. É importante então destacar que a declaraçnao foi dada e filmada na década de 70.

Pesquisas realizadas pelo Dr. Jorge Andrea (autor do livro Forças sexuais da alma, editado pela FEB) apontam que todo humano traz energias sexuais masculinas e femininas em sua intimidade. Nesse sentido ainda encontramos Emmanuel discorrendo sobre a bissexualidade em Vida e sexo: "A vida espiritual pura e simples se rege por afinidades eletivas essenciais; no entanto, através de milênios e milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciado, em quase todas as criaturas. O homem e a mulher serão, desse modo, de maneira respectiva, acentuadamente masculino ou acentuadamente feminina, sem especificações psicológicas absolutas."
Andrei Moreira, em seu recente livro Homossexualidade sob a ótica do espírito imortal, encontrou na literatura espírita cinco possíveis motivadores para explicar essa experiência evolutiva (homossexualidade):
1) consequência natural do reflexo mental e emocional na vivência no mesmo sexo por muitas encarnações;
2) condição facilitadora da execução da missão espiritual;
3) situação provacional e expiacional decorrente do abuso das faculdades genésicas e do sentimento alheio;
4) reflexo mental condicionado decorrente de situações obsessivas;
5) condição reativa decorrente de processo educacional atual e/ou de traumas infantoadolescentes.

Ainda na visão espírita encontramos Kardec ( alguns pensam que Kardec não fala sobre esse assunto, mas na realidade ele comenta sim, porém fora  do Pentateuco, o que mais uma vez nos mostra que o estudo deve ir além das obras literárias, incluindo outras fontes de estudo pois somente na Revista Espírita é que ele faz sua abordagem ao tema).
Opinião de Kardec
         
Em janeiro de 1866, na Revista Espírita, quando analisa o assunto “As mulheres têm uma alma?”, ele diz o seguinte:
    (...)
    As almas ou Espíritos não têm sexo. As afeições que as une nada têm de carnal, e, por isto mesmo, são mais duráveis, porque são fundadas sobre uma simpatia real, e não sãosubordinadas às vicissitudes da matéria.
    (...)
    
Os sexos não existem senão no organismo; são necessários à reprodução dos seres materiais; mas os Espíritos, sendo a criação de Deus, não se reproduzem uns pelos outros, é por isto que os sexos seriam inúteis no mundo espiritual.
   
 Os Espíritos progridem pelo trabalho que realizam e as provas que têm que suportar, como o operário em sua arte pelo trabalho que faz. Essas provas e esses trabalhos variam segundo a sua posição. Os Espíritos devendo progredir em tudo e adquirir todos os conhecimentos, cada um é chamado a concorrer aos diversos trabalhos e a suportar os diferentes gêneros de provas; é por isto que renascem alternativamente como ricos ou pobres, senhores ou servidores operários do pensamento ou da matéria.
    
Assim se encontra fundado, sobre as próprias leis da Natureza, o princípio da igualdade, uma vez que o grande da véspera pode ser o pequeno do dia de amanhã, e reciprocamente. Deste princípio decorre o da fraternidade, uma vez que, nas relações sociais, reencontramos antigos conhecimentos, e que no infeliz que nos estende a mão pode se encontrar um parente ou um amigo.
    
É no mesmo objetivo que os Espíritos se encarnam nos diferentes sexos; tal que foi um homem poderá renascer mulher, e tal que foi mulher poderá renascer homem, a fim decumprir os deveres de cada uma dessas posições, e delas suportar as provas.
    
A Natureza fez o sexo feminino mais frágil do que o outro, porque os deveres que lhe incumbem não exigem uma igual força muscular e seriam mesmo incompatíveis com arudeza masculina. Nele a delicadeza das formas e a fineza das sensações são admiravelmente apropriadas aos cuidados da maternidade. Aos homens e às mulheres são, pois,dados deveres especiais, igualmente importantes na ordem das coisas; são dois elementos que se completam um pelo outro.
    
O Espírito encarnado sofrendo a influência do organismo, seu caráter se modifica segundo as circunstâncias e se dobra às necessidades e aos cuidados que lhe impõem esse mesmo organismo. Essa influência não se apaga imediatamente depois da destruição do envoltório material, do mesmo modo que não se perdem instantaneamente os gostos e os hábitos terrestres; depois, pode ocorrer que o Espírito percorra uma série de existências num mesmo sexo, o que faz que, durante muito tempo, ele possa conservar, no estado deEspírito, o caráter de homem ou de mulher do qual a marca permaneceu nele. Não é senão o que ocorre a um certo grau de adiantamento e de desmaterialização que a influência da matéria se apaga completamente, e com ela o caráter dos sexos. Aqueles que se apresentam a nós como homens ou como mulheres, é para lembrar a existência na qual nós os conhecemos.

Fonte da matéria sobre Kardec: http://www.ieja.org/portugues/Estudos/Artigos/p_homossexualismonavisaoespirita.htm


9 comentários:

  1. Oi!!
    Sou da opinião que odio, preconceito.. ou qualquer sentimento em nome de Deus seria uma injúria. Se Deus é ou não contra isso ou contra aquilo, quem deve julgar é ele, não as pessoas. E um dia ele fará justiça á todas as injustiças que andam por aí na boca de quem professa a palavra de Deus mas é o primeiro a condenar as pessoas por motivos alheios e que não lhe dizem respeito. Enfim...
    Boa sorte com o blog e muito sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo Juliana, com tudo o que escreveu! Obrigada por comentar e pelo carinho =) desejo sucesso também em seu blog, como disse adoro animais e eles estão sem dúvida neste conceito de amor sendo os primeiros a nos ensinar o amor incondicional e verdadeiro. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Palavras de Chico Xavier em entrevista ao programa Pinga Fogo em 1971 a esse respeito:
    ...vamos dizer, se as potencias do homem na visão, na audição, nos recursos imensos do cérebro, vamos dizer nos recursos gustativos, nas mãos, na tatilidade com que as mãos executam trabalhos manuais, nos pés. Se todas essas potencias foram dadas ao homem para a educação, para o rendimento do bem, isto é, potencias consagradas ao bem e a luz em nome de Deus, seria o sexo em suas várias manifestações sentenciadas as trevas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário Luciana, contribuiu sem dúvida para melhor compreensão do texto,agradeço.Bjs e mt Luz!!

      Excluir
  4. Oi Luzes,
    Sempre que leio um artigo interessante não tenho pressa em comentar. Prefiro degustá-lo calmamente e depois comentar.
    Ao navegar pelo seu blog obtive uma resposta (entre tantas outras) a uma dúvida que eu tinha: Espiritismo: religião ou doutrina? Doutrina.
    **Sobre o texto: Melhor que muito bom. Excelente! De uma densidade, versatilidade e abordagens necessárias. Parabéns.
    **Sobre o espiritismo: ultimamente tenho me interessado muito em aprender mais. Isto não significa que irei praticar. Mas, também, não significa que não praticarei.
    É que sou taurina... Muita terra e pé no chão... rsrsrs
    É isso! Um abraço e muita paz!
    Ah, Aproveito para te convidar a conhecer o FeedTurbo. Acredito que gostará: http://www.feedturbo.com/ e visitar a minha página: http://www.feedturbo.com/beth-muniz

    ResponderExcluir
  5. Olá Beth!! Agradeço o carinhoso comentário, a idéia das postagens é a reflexão, assim como da doutrina espírita; espero que encontre nos ensinamentos o entendimento de suas dúvidas (todos nós temos e acho que são elas que nos impulsionam o próprio crescimento).

    Entrei em sua página e já a sigo em seu blog - agradeço o convite e também sua amizade.Um grande beijo! Paz e Luz! Flávia.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Prezada Flávia.
    Gostaria de fazer um comentário que pode ser útil aos nossos irmãos e irmãs que se vejam induzidos às práticas homossexuais: os Espíritos ligados ao Mal costumam inserir no perispírito dos seus adversários encarnarnados e, mesmo, desencarnados dispositivos eletrônicos ou seres vivos espirituais, ovóides, outros semelhantes a vermes, etc., com a finalidade de gerar a necessidade da sexualidade extravagante. O mesmo pode acontecer aos heterossexuais. Manoel Philomeno de Miranda fala no assunto, narrando o caso de um rapaz, que foi atendido espiritualmente e libertado desse tipo de obsessão. André Luiz também aborda o assunto, por exemplo, no livro "Libertação".
    No caso do sexo anal, a implantação pode acontecer no reto ou outra região próxima ao ânus. No caso de mulheres, a implantação seria no órgão reprodutor, também havendo implantações em homens, na genitália. Esses são todos temas a serem tratados claramente, a fim de que ninguém se veja vítima de obsessores desencarnados, induzido por obsessores encarnados, que, a pretexto do exercício da liberdade, pretendem a infelicidade dos seus irmãos e irmãs em humanidade.
    É o que eu posso comentar por ora, sem desrespeitar o livre arbítrio de ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz, agradeço o comentário!
      A questão dos chamados chips da-se pela sintonia no mal, por uma questão de afinidade e outras, como processos obsessivos gravemente instalados; mas, penso, não pela condição da sexualidade em si. O amor sobrepõem-se.Apenas para clarear a questão, por sua relevância, deixo as ponderações sempre nobres do querido Chico Xavier, que tão bem exprime o pensamento espírita sobre o homossexualismo: "Temos tido alguns entendimentos com espíritos amigos, notadamente com Emmanuel a esse respeito. O homossexualismo, tanto quanto a bissexualidade ou bissexualismo, como assexualidade, são condições da alma humana. Não devem ser interpretados como fenômenos espantosos, como fenômenos atacáveis pelo ridículo da humanidade. Tanto quanto acontece com a maioria que desfruta de uma sexualidade dita normal, aqueles que são portadores de sentimentos de homossexualidade ou bissexualidade são dignos do nosso maior respeito e acreditamos que o comportamento sexual da humanidade sofrerá, no futuro, revisões muito grandes, porque nós vamos catalogar do ponto de vista da Ciência todos aqueles que podem cooperar na procriação e todos aqueles que estão numa condição de esterilidade. A criatura humana não é só chamada à fecundidade física, mas também à fecundidade espiritual. Quando geramos filhos, através da sexualidade dita normal, somos chamados... também à fecundidade espiritual, transmitindo aos nossos filhos os valores do espíritode que sejamos portadores.

      Não nos referimos aqui aos problemas do desequilíbrio, nem aos problemas da chamada viciação nas relações humanas. Estamos nos referindo a condições da personalidade humana reencarnada, muitas vezes portadora de conflitos que dizem respeito seja à sua condição de alma em prova ou à sua condição de criatura em tarefa específica. De modo que o assunto merecerá muito estudo. Nós temos um problema em matéria de sexo na humanidade que precisaríamos considerar com bastante segurança e respeito recíproco. Vamos dizer: se as potências do homem na visão, na audição, nos recursos imensos do cérebro, nos recursos gustativos, nas mãos, na tactividade com que as mãos executam trabalhos manuais, nos pés, se todas essas potências foram dadas ao homem para a educação, para o rendimento no bem, isto é, potências consagradas ao bem e à luz, em nome de Deus, seria o sexo em suas várias manifestações sentenciado às trevas?"

      Mas sim, importante lembrarmos a questão dos chips, para tanto utilizarei de um post específico, agradeço pela lembrança da relevância em tratá-lo!
      Abraços, Flávia.

      Excluir