Avatar

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ESPIRITISMO É ESTUDO TAMBÉM


Os médiuns devem antes de tudo compreender, conhecer e estudar o Espiritismo.

Para desempenhar as funções mediunicas em um Centro Espírita deve-se ter  conhecimento e buscar aprimoramento, à fim de orientar e auxiliar os frequentadores assim como também para que haja maior afinidade com os mentores que também realizam trabalhos nos Centros.

Não se começa uma casa pelo telhado, assim como não ingressam, ou pelo menos não deveriam ingressar, médiuns sem conhecimento prévio.

Para tanto os centros dispõem de cursos e palestras, dentre as obras principais temos " O que é o Espiritismo", " O Livro dos Espíritos" e "O Livro dos Médiuns"; estes livros são os de início do estudo, observando que a partir daí outros estudos complementam o iniciado, através de livros psicografados como "Mensageiros de Luz", "Nosso Lar", "Há Mil Anos", entre outros.


O estudo promove o entendimento e as discussões sedimentam as questões,  preparando os iniciados, qual aluno,  para após o estudo estar apto para o entendimento e esclarecimentos dos que o buscarem para tal fim.

A responsabilidade deve ser o foco, muito embora, infelizmente, há centros que já encaminham para o trabalho e atendimento pessoas que não têm condições para tanto; afinal como pode alguém prestar alguma informação sem tê-la, sem sabê-la? É uma questão de lógica!

Antes de escrever o post pensei se era relevante escrevê-lo, por ser tão lógico,  acreditei ser desnecessária a pauta; porém antes de me inclinar para outro tema, pesquisei e o resultado me chamou a atenção!

Amigos, um centro deve ser o primeiro a querer aplicar a ordem e o entendimento, mas não é regra infelizmente pelo que pude pesquisar; já em relação a utilização das obras de Kardec, devemos lembrar que o Espiritismo as consideram obras básicas e se básicas,entende-se que são as que norteiam o início dos estudos assim como das palestras ministradas.

Imagine que há centros que pulam etapas fundamentais, descrevendo em palestras sobre como são as cidades do plano astral; veículos utilizados e questões mais profundas; agora imagine o efeito destas informações para aquele que busca o centro pela primeira vez e conclua os resultados....

Discernimento sempre! Para consigo e para com todos, reflita.






Nenhum comentário:

Postar um comentário