Avatar

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ciência admite a Mediunidade






De acordo com uma reportagem de Robert Matthews para o Electronic Telegraph (4 de março de 2001), experiências realizadas na Universidade do Arizona, EUA, sob a direção do Prof. Gary Schwartz, evidenciaram que alguns médiuns realmente podem ter autênticos dons parapsicológicos e levantaram questões fundamentais acerca da continuidade da consciência após a morte do corpo. Até agora a maioria dos cientistas considera a comunicação_mediúnica e a consciência pós-morte como ingênuas fantasias, mas os testes com cinco supostos médiuns gerou expectativas de uma grande mudança de mentalidade.  

Os paranormais tiveram que contatar parentes falecidos de duas pessoas que não conheciam. Cada médium ficou uma hora num laboratório com uma das pessoas, porém sem nenhum contato corporal ou visual com ela. Os médiuns podiam fazer perguntas, mas as respostas das clientes foram limitadas a "sim ou não". No final, as informações foram avaliadas. Tudo foi registrado em vídeo. 

Surpreendentemente, os médiuns tiveram êxito muito superior ao esperado, tendo acertado muitos detalhes particulares sobre a personalidade dos mortos, seu ambiente familiar e as circunstâncias dos óbitos. O acerto atingiu a média de 83%, tendo um dos paranormais chegado aos 93%. Como os médiuns não tiveram nenhum contato com as pessoas, os cientistas julgaram que não usaram técnicas de leitura fria ("cold reading"), normalmente adotadas por famosos mentalistas e pseudo-videntes. 

Um grupo com mais de 60 pessoas foi solicitado a tentar captar dados sobre os mortos, mas o índice médio de acerto foi de 36%, tendo um conseguido atingir os 54%. O estudo, que chamou a atenção dos cientistas que não acreditam em fenômenos parapsicológicos, será publicado no Journal of the Society for Psychical Research, de Londres. 

Fonte: ABP News - Academia Brasileira de Paraciências (ABP) - abp1@uol.com.br

http://geocities.yahoo.com.br/enigmas_br/htm/paranormal290301.htm

Um comentário:

  1. Comentário rede amigo espirita de Gloria Maria Wolk
    Esses estudos foram valiosos, para o Espiritismo como ciência e filosofia. Grata.
    Comentário rede amigo espirita de luzes do bem

    Sim, os estudos sérios são de grande valia, já antecipados por Kardec; felizmente o Brasil tem também sido palco também de estudos e análises sérias em vários campos (física,química, medicina,psicologia, psiquiatria) sinceramente espero que os resultados venham a auxiliar principalmente nos quadros patológicos, de grande comprometimento espiritual. Mas seguimos com a maioria de estudos sendo realizados ainda no exterior, propostos por indivíduos céticos e pessoas com outros credos, o que vem demonstrar a seriedade das análises e conclusões aos que não acreditam ainda na doutrina espírita.

    Comentário rede amigo espirita de Ana Lucia F. Ribeiro da Silva
    Toda pesquisa científica é muito importante. Ontem, pelo Net Geo, assistí um programa maravilhoso sobre EQM(experiência de quase morte).
    É preciso que se tenha cuidado, porque pelos textos e intruções de Alan Kardec, de vemos evitar situações cuja manifestação espiritual legítima e com uma objetivo nobre, não sejam de uma utilidade verdadeira. Muitas vezes, certas experiências acabam por colocar mais dúvidas do que esclarecimentos.

    Comentário rede amigo espirita de Valéria Leite Aranha
    Fantástico este artigo, pois para muitos existe uma necessidade incrível da confirmação científica para acreditar na força e existência da mediunidade.

    ResponderExcluir