Avatar

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Entrevistamos:Oceano Vieira de Melo


Nosso entrevistado de hoje, Oceano Vieira de Melo, é um dos mais admiráveis pesquisadores e produtores de material audiovisual a respeito de espiritualidade, proprietário da DVD Versátil Home Vídeo, http://www.dvdversatil.com.br)


Natural de Alagoas e residente na capital paulista, Oceano nos concedeu esta entrevista em meio a suas atividades de divulgação, sempre atuante, se desdobrou em palestras, viagens e ainda o envio das respostas que postamos abaixo.

Agradecemos pela oportunidade e o carinho demonstrado durante as trocas de emails! Compartilhamos com vocês leitores um pouco das obras da Versátil Home Vídeo e do entrevistado, boa leitura! 


Entrevista Oceano Vieira de Melo
Pesquisador e documentarista espírita

O senhor é um grande divulgador da doutrina, com inúmeras obras, realizar os documentários é tarefa difícil? Quanto tempo demora uma produção em média?
Documentar em filme uma pessoa não é difícil, desde que se conheça bem sua vida e sua importância. Usar a linguagem jornalística do fato e nunca endeusar o biografado é  fundamental para passar credibilidade. Geralmente dura de 6 a 8 meses para fazer um documentário. Se for filme, 2 anos.    


Como é o processo de edição, quais etapas envolve?
Primeiramente se faz a pré-produção. Você junta todos as fontes confiáveis como livros, revistas e jornais falando da pessoa. Depois faz o roteiro e o estilo que quer seguir. Costumo roteirizar por década da vida do biografado. fica mais fácil juntar fotos e vídeos da pessoa ou da história, se for o caso.   

Como aconteceu o contato do senhor com a doutrina espírita?
Assistindo o programa jornalístico na antiga TV Tupi Canal 4 de São Paulo chamado Pinga Fogo onde o entrevistado era Chico Xavier. 

Para quem está iniciando o contato com o Espiritismo, que obras poderia sugerir, das que produziu, para uma boa compreensão sobre o tema?
Começa com o filme, Espiritismo - de Kardec Aos Dias de Hoje. Depois o Pinga Fogo com Chico Xavier. 

Como o senhor observa a divulgação da doutrina no país?
Muito boa mas, a quantidade não significa qualidade. É preciso ficar atento para verificar as fontes. 

Como foi dirigir o filme “E A Vida Continua”? Foi exibido em outros países?
Nós fizemos a produção e o pós-produção. A direção e roteiro do filme E A Vida Continua... foi do Paulo Figueiredo. Fora do Brasil o filme foi exibido apenas em Lisboa, Portugal em um Festival de Cinema do Idioma português.

Como surgiu a ideia de construção de um acervo de som e imagem sobre o desenvolvimento do Espiritismo no Brasil ?
Por pura paixão pelo assunto usando de tecnologias disponíveis. 

Na Versatil Home Video, o público pode encontrar todas as suas produções?
Sim, mais sugiro digitar meu nome completo nos sites das Livrarias Cultura, Saraiva e Submarino. Lá tem todos nosso filmes.

Há alguma obra a ser lançada ou em fase de produção?
Sim, o documentário NO LAR DE CHICO XAVIER - PROVA MATERIAL DA IMORTALIDADE

Pensa em realizar ou já realizou documentários sobre outros grandes nomes do espiritismo como: Ernesto Bozzano, William Crookes, Paul Gibier e Flammarion que assim como Kardec foram exemplos de coragem e independência ao afirmarem a imortalidade da alma ?
Não. Esses cientistas não eram nem ficaram espíritas. Conheço suas vidas mas não alcançaria o objetivo de divulgação como pretendo. Prefiro ficar com os nomes de espíritas brasileiros, pois eles se doaram mais ao Espiritismo.   

Durante as suas produções  ja  pôde captar pelas,câmeras ou outros meios, algum fenômeno espiritual ?  Se sim, pode nos falar a respeito ?
Não e ainda bem. Qualquer fenômeno psíquico deixa dúvidas nas pessoas e comentários maldosos de quem não entende do assunto. Prefiro que espíritos adepto de fenômenos procure outra pessoa para se exibir diante das câmeras.    
Manteve contato com a espiritualidade sobre suas produções e a tarefa de divulgação ? Recebeu apoio direto dos Espíritos nesse sentido ?
Diretamente não. Acho que recebo via sugestões, pois não tenho méritos para realizar o que faço.    

Percebemos que procura sempre divulgar grandes nomes do espiritismo nacional como Cairbar Schutel e Bittencourt Sampaio. Pode nos falar desses grandes nomes do passado e da importância de seus trabalhos para os tempos atuais ?

Sou de opinião que os espíritas deveriam saber sobre os pioneiros que perceberam a maravilha que é o Espiritismo. Eram homens instruídos e inteligentes. São nomes que honram nossa doutrina. 

Mais sobre os trabalhos de Oceano Vieira de Melo:



Autor de variadas obras com temática espírita, como:
MINHA VIDA NA OUTRA VIDA - filme não-espírita baseado em fatos reais que comprova a vida depois na morte e a reencarnação, dois pilares do Espiritismo;
PINGA-FOGO COM CHICO XAVIER - documento histórico;
GIORDANO BRUNO - filme biográfico;
PARA SEMPRE PESTALOZZI - filme biográfico;
CHICO XAVIER INÉDITO - DE PEDRO LEOPOLDO A UBERABA - documento histórico;
VIDA DEPOIS DA MORTE - documentário científico-histórico que comprova, 30 anos depois, a obra de André Luiz recebida nos anos 40 e 50 por Chico Xavier;
INICIAÇÃO AO ESPIRITISMO - curso completo de Espiritismo de 34 aulas com Therezinha Oliveira;
O PROCESSO DE JOANA D´ARC - filme clássico biográfico;
SAULO GOMES ENTREVISTA CHICO XAVIER - documento histórico;
JOELMA 23o. ANDAR - primeiro filme espírita do mundo;
SANTO AGOSTINHO - EDIÇÃO ESPÍRITA - filme biográfico com extras espíritas;
DIVALDO FRANCO - HUMANISTA E MÉDIUM ESPÍRITA - documento histórico;
- EURÍPEDES - EDUCADOR E MÉDIUM ESPÍRITA - filme biográfico;
ESPIRITISMO - DE KARDEC AOS DIAS DE HOJE - filme biográfico;
ALLAN KARDEC, O EDUCADOR - filme biográfico;
COLEÇÃO ISTO É ESPIRITISMO - caixa com 5 filmes da coleção já lançada;
DOM DA MEDIUNIDADE - COM DRA. MARLENE NOBRE - Palestra Especial;
BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ALLAN KARDEC - Homenagem a Kardec em 2004, durante as comemorações dos 200 anos de nascimento do Codificador, em Paris;
COMPOSITORES DO ALÉM - música mediúnica (com os grandes nomes da música popular brasileira e árias italianas).