Avatar

sexta-feira, 18 de abril de 2014

18 de Abril de 2014: O aniversário de 157 anos de "O Livro dos Espíritos"






“Ocupa-te, cheio de zelo e perseverança, do trabalho que empreendeste com o nosso concurso, pois esse trabalho é nosso. Nele pusemos as bases de um novo edifício que se eleva e que um dia há de reunir todos os homens num mesmo sentimento de amor e caridade."
           
             Mentores responsáveis pelo Livro dos Espíritos








O Livro dos Espíritos
18 de abril de 1857, nesse dia veio a lume o Livro dos Espíritos, a obra que estaria na linha de frente dos outros 4 livros que posteriormente foram escritos por Allan Kardec. Ele é a síntese dos princípios que dizem respeito à Espiritualidade. Tudo o que toca ao Espírito, ou seja, a Alma, a Mente, sua vida antes e depois da morte, sua evolução, as leis naturais a que está submetido e as consequências à infração destas leis, está ali devidamente registrado. É o maior tratado sobre o Espírito Humano e a primeira janela aberta ao conhecimento e ao estudo, de forma racional, da Vida Espiritual.

Após uma introdução que apresenta os fenômenos em estudo e sua importância para a humanidade, o livro nos leva à uma incursão aos campos vastos da filosofia e nos faz descortinar mais claros horizontes. Os verdadeiros princípios filosóficos se acham ali condensados. Lá se explicam: a razão do nosso sofrimento e atraso(a saber o Egoísmo e o Orgulho) , o nosso destino; o que é a inteligência, o instinto. É estudado a Reencarnação e o porque ela é o principal mecanismo de evolução do ser humano.


Assuntos altamente importantes são tratados com os Espíritos: o que é o Espírito ? o que é a Matéria ? Como se dá a formação dos planetas ? Qual a origem da Vida ? O que as entidades orgânicas possuem de tão especial que os inorgânicas não possuem ? O que é a Morte ? O que são o Bem e o Mal ? Como parar de sofrer ? Qual a importância do amor nas relações humanas ? E o conhecimento, que importância possui ?


O que acontece quando morremos ? O que define o nosso estado ao voltarmos ao Mundo Espiritual ? O que é a Crise da Morte ? O que acontece quando dormimos ? O que os Espíritos nos dizem sobre as Experiências fora do Corpo ? Os Espíritos influem em nossos pensamentos e atos ? porque ? como ?






Como se deu a produção

A pergunta que se faz naturalmente é: como se deram as comunicações que originaram o Livro dos Espíritos ? Na Revista Espírita de Janeiro de 1858, Allan Kardec comenta esse fato explicando que tudo foi obtido através da escrita e por intermédio de diversos médiuns psicógrafos. Allan Kardec preparou as perguntas e coordenou o conjunto da obra. As respostas são textualmente , as que foram dadas pelos Espíritos; a maior parte delas foi escrita diante da sua observação e algumas foram tomadas das comunicações que foram enviadas por correspondentes ou que recolheu para estudo em toda parte em que esteve. 

Os primeiros médiuns que ajudaram no trabalho foram as meninas Boudin, adolescentes por volta dos 14 e 16 anos de idade! Mais tarde os Espíritos recomendaram a sua completa revisão, esse trabalho foi executado com o auxílio da médium Japhet.


Importância

O Livro dos Espíritos por tudo que foi dito no início deste artigo tem uma importância muito grande na obtenção das respostas às nossas perguntas existenciais. Aquele que o ler sem ideias preconcebidas, com a verdadeira curiosidade dos buscadores da verdade terá boas surpresas ao se deparar com uma obra que abre profundos sulcos nas tradições e suas ideias enraizadas.  Essa é a homenagem do Luzes do Bem a esse livro capaz de alterar profundamente as concepções humanas do seu leitor !



4 comentários:

  1. Ótimo! Feliz Páscoa amigos e feliz 157 anos :)
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol :)
      Agradecemos e desejamos a você uma feliz Páscoa :)

      Excluir
  2. Senhores, feliz recordação, pois muitos iniciaram os estudos com esta excelente obra
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo :)
      Sim, o Livro dos Espíritos foi um marco histórico no estudo da Alma Humana :)

      Excluir